Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Amargosa: Dia de Campo supera todas as expectativas e conta com mais de 700 participantes

A Prefeitura Municipal, em parceria com o Centro Sapucaia, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) realizou no último dia 27 de setembro um DIA DE CAMPO. O evento foi um sucesso, servindo como um momento para trocar experiências, conhecer novas técnicas e aprender de forma criativa e consciente o uso de tecnologias limpas que preservem a saúde.

A organização do evento, que contava com a participação de cerca de 500 produtores, se surpreendeu com a presença de mais de 700 participantes (que vão desde agricultores familiares, jovens rurais, representantes do comércio, imprensa, Universidades, Promotorias Públicas, ONG’s, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dentre outras entidades), representados em 25 cidades (Amargosa, Santo Antônio, Ubaíra, Brejões, Cruz das Almas, Castro Alves, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, São Felipe, Jiquiriçá, Jacobina, Cipó, Elísio Medrado, Laje, Alagoinhas, Iraquara, Milagres, Valença, Muritiba, Aratuipe, Nazaré, Cabeceira do Paraguaçu e Varzedo)

Trazendo como tema Roças Agroecológicas: preservando o meio ambiente e gerando renda, o Dia de Campo foi realizado na Fazenda Sete Voltas, do proprietário conhecido como Nego de Lú, em Amargosa. A idéia foi criar um momento de formação que enfatiza a aprendizagem através das trocas de experiências entre técnicos(as) e agricultores(as), da observação e discussão acerca da experiência de transição agroecológica da família que está sediando o evento e da inquietação do agricultor em “aprender a fazer fazendo”.

As atividades no evento foram distribuídas em espaços com temas específicos: Descoberta do Solo; Estratégias de utilização de espécies de adubos verdes em sistemas agroecológicos; Preparação de húmus, compostagem; Preparação do biofertilizantes; e Sistemas Agroflorestais. Cada estação recebeu um grupo de pessoas que trocaram informações e participaram das discussões do tema em questão.

Durante o evento, foram desenvolvidas algumas receitas de defensivos naturais utilizando plantas disponíveis na região, diminuindo, assim os custos de produção; foi também demonstrada a elaboração do composto e do biofertilizante, que serve de adubo foliar e para o solo, como também repele alguns insetos pelo seu forte cheiro, entre outras técnicas.

O Prefeito Valmir Sampaio, esteve presente no Dia de Campo e parabenizou todos pela organização e qualidade do evento. “Fico muito feliz e satisfeito em promover, junto com parceiros importantes como a EBDA, o STR, o Centro Sapucaia, um evento dessa importância, onde é possível demonstrar a sustentabilidade das unidades familiares através de práticas agroecológicas e sistemas agroflorestais”, completa.
Fonte: Site de Amargosa

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial