Cruz das Almas: Políticas Especiais apresenta conclusão da 1ª etapa do Projeto de Levantamento de Áreas Quilombolas
A Secretaria Municipal de Políticas Especiais promove no dia 11 de março, às 18 h, na Associação da Comunidade da Linha, a apresentação da primeira etapa do Projeto Levantamento Quilombolas.
Resultado de um trabalho de seis meses, o levantamento na Linha começou em setembro do ano passado e envolveu técnicos e estagiários da Secretaria sob a coordenação do professor Carlos Eduardo Santana, que trabalha com a pesquisa e o levantamento de comunidades de origem Quilombola na Secretaria Municipal de Educação de Salvador.
A comunidade da Linha teve sua origem a partir de uma pedreira no início do século XX com a vinda de escravos libertos para trabalhar no local. Os operários se fixaram em uma área cortada por duas linhas férreas. Registros históricos indicam a participação dos moradores da comunidade na construção da Escola de Agronomia, em meados de 1940.
A intenção do projeto é detectar aspectos que caracterizam as comunidades na perspectiva da presença dos elementos da raça negra, assim como as formações históricas de cada localidade. A comunidade da Linha foi escolhida para iniciar o levantamento por ser um local carente e com forte predominância da cultura negra em suas manifestações.
Para a execução do projeto na Linha, foram feitas entrevistas com moradores e lideranças locais. No levantamento, foi registrada a presença de pessoas pertencentes a uma mesma família, um dos fatores principais que deram origem a comunidade. Outros dados referentes a áreas essenciais como educação e saúde também foram levantados.
A pesquisa serve para os moradores da localidade valorizarem os costumes e tradições do local. Outro fator importante é a apresentação e o conhecimento da realidade para os habitantes do município.
Fonte: Site Oficial de Cruz das Almas
Marcadores: Cruz das Almas
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial