Homens são encontrados desacordados na estrada São João/ Retirolândia
As vítimas estavam numa moto Honda Bros seguindo de Retirolândia para São João quando bateram em um barranco por volta das 20h30
Dois homens foram encontrados desacordados na noite de terça-feira (30), na localidade de Laje de Fora, no local conhecido por baixa de Pedro de Agostinho, na estrada que liga o distrito de São João, município de Conceição do Coité, ao Povoado de Mandápoles, em Retirolândia.
Eles estavam caídos, um no centro da estrada e o outro na lateral esquerda, (sentido São João) e a moto de placa HHO - 2508 licença de Comandante Gomes, Minas Gerais, no lado oposto, indicando que o piloto teria perdido o controle e batido em um barranco.
A informação do acidente chegou à comunidade de São João através de um motorista que passou no local e viu os dois homens estendidos no chão. A notícia a chamou atenção pessoas que estavam no jardim da comunidade e, tendo avisado do fato a polícia, muitos foram ao local do acidente.
Ao chegaram ao local, por volta das 20h30, populares identificaram como sendo Luiz Eduardo Oliveira, 25 anos, residente na Rua do Retiro, s/n, distrito de São João, que apresentava um quadro típico de traumatismo craniano e não respondia ao chamado das pessoas que o conhecia. Por mais de uma hora ele permaneceu totalmente paralisado. Só depois da chegada dos bombeiros voluntários que iniciaram os primeiros socorros é que ele começou a mexer com uma das pernas e um dos braços.
O outro, identificado como Roberto Santos de Oliveira, 29 anos,condutor da moto, também residente no distrito de São João, apresentava um quadro menos complicado, queixava-se de forte do no braço direito. Disse que estavam vindos de Retirolândia quando perdeu o controle da moto e bateu no barranco.
Socorro - Prudentes, as pessoas que compareceram ao local não se arriscaram a prestar socorro, pois perceberam que o quadro inspirava cuidado e aguardaram a chegada da equipe dos bombeiros comunitários e da polícia, que chegaram noventa minutos após o acidente. “Orientaram-nos errado e fomos até o povoado de Jitai e isto provocou atraso. É necessário que o povo colabore com as informações corretas para evitar este transtorno”, falou um dos bombeiros.
Os acidentados foram socorridos e levados as pressas para o Hospital Regional de Conceição do Coité e como o estado de saúde de Luiz Eduardo era mais grave porque se encontrava inconsciente no momento da batida, teve que ser transferido para Feira de Santana com suspeita de traumatismo craniano.
Vale ressaltar que ambos acidentados não conduziam capacetes e ainda por cima ingeriram bebidas alcoólicas, segundo informou uma senhor que não quis se identificar e garantiu ter visto os dois bebendo em um bar no centro de Retirolândia.
Corpo de Bombeiro Civil – Numa demonstração de agilidade e vontade de servir, as equipes de bombeiros voluntários agiram rápido no deslocamento para socorrer as vitimas, utilizando dois veículos particulares, pertencente aos integrantes e uma equipe de seis pessoas. Atentos, buscando fazer todo socorro com muita prudência, eles colocaram a vitima que aparentava mais gravidade em uma ambulância cedida pela secretaria de saúde do município e em seguida, transportaram a segunda em um veículo Fiat Strada até o Hospital.
O Corpo de Bombeiros Civil Voluntário é uma entidade sem fins lucrativos e se destina ao público em geral, cidadãos, empresas, escolas e profissionais da região, especialmente o município de Conceição do Coité.
“Levamos nossa atuação onde se faz necessário”, destacou um jovem integrante do quadro. “Para que isso fosse possível, se fez necessário uma organização preparada com pessoas e recursos para responder eficazmente a qualquer emergência”, concluiu.
O Corpo de Bombeiros Civil Voluntário foi criado com a finalidade de promover assistência social a comunidades carentes da região, e se fizer necessário resolver ou minimizar qualquer urgência e emergência.
Presta serviço voluntário de prevenção, combate, busca e salvamento. Estes procedimentos se dão nas situações de urgência e emergência incluindo calamidades.
A intenção não é competir e nem fazer qualquer tipo de trabalho paralelo com organismos oficiais e sim ajudar, protegendo o meio ambiente e as possíveis vitimas, até a chegada do competente socorro governamental.
Presença da PM - Dois policiais militares compareceram no local e ajudaram no resgate. Diante do número de pessoas no local e a quantidade de motos usadas por populares, a polícia utilizou do mega fone da nova viatura para solicitar que a área fosse isolada e aberta para o acesso da ambulância. Com este mecanismo nas viaturas, a polícia terá melhor condições de orientar as pessoas em uma condição semelhante a que aconteceu no distrito do São João.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas Calila Notícias
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial