Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cesta do Povo é 3ª colocada no Ranking Nordeste 2010

Com mais de 2,5 mil itens e 296 lojas da Cesta do Povo, a Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) é a terceira colocada no Ranking Nordeste 2010 de Supermercados, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), publicado na revista Super Hiper, edição de abril. A rede também foi considerada a primeira da Bahia e a quinta do Norte e Nordeste. Na classificação nacional, a Ebal saiu do 32º para o 25º lugar. Os critérios analisados para a definição dos rankings são dados físicos, faturamento, formato de loja, meios de pagamento e investimentos.
Segundo o presidente da Ebal, Reub Celestino, o reconhecimento da Abras se deve aos investimentos do Estado para a recuperação da rede de supermercados, que em 2007 estava com problemas financeiros, como dívidas com fornecedores e débitos judiciais.
No total, a dívida acumulada era de R$ 620 milhões, de 1997 a 2006. Celestino explicou que, para a Cesta do Povo se tornar mais eficiente, o governo estadual reduziu despesas, modernizou as lojas, renegociou as dívidas com os fornecedores. “Estabelecemos um regime de gestão muito próximo do setor privado. Buscamos o máximo possível de eficiência nas áreas administrativa e financeira e com isso ganhamos credibilidade, por conta da seriedade que trabalhamos”, afirmou o presidente. “Foram realizados ainda investimentos na melhoria da infraestrutura, como reforma e modernização das lojas”.
A Cesta do Povo está presente em 239 municípios, sendo 55 na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em média, os produtos comercializados na rede são 20% mais baratos.
Preços baixos
Para o aposentado José Pirajá, 62 anos, os preços baixos estão entre os principais critérios. “Todos os produtos que encontro em outros supermercados, encontro aqui na Cesta. São todos bons, com uma qualidade que antes não se via. O melhor é que são mais baratos”, disse.

A professora Roquelina Guimarães declarou que sempre compra na Cesta do Povo, por ficar perto da sua casa e por oferecer uma grande variedade de produtos. “A comodidade é muito boa. Comprar aqui é mais tranquilo”, observou.
Modernização e tecnologia
A Ebal investiu também na modernização e tecnologia. Entre as ações, destaca-se a criação da Assessoria de Qualidade, que implementou uma revisão das normas e procedimentos operacionais da empresa. Todas as mercadorias são vistoriadas antes mesmo de serem expostas para o consumo.

Por meio da assessoria são planejadas e desenvolvidas ações para qualificação dos fornecedores, auditorias na área de higiene e segurança nas instalações da rede, prevenção da perda de mercadorias, mapeamento e redesenho dos processos operacionais, administrativos e financeiros de toda a empresa, incluindo saúde e segurança no trabalho, abrangendo centrais, Ceasa, fábrica e lojas.
Todas as unidades da Cesta foram padronizadas em estilo display (mostruário), com os itens da cesta básica dispostos em prateleiras. Além de preços cerca de 20% abaixo do mercado nessa categoria, o conceito da ‘cesta básica aberta’ permite ao consumidor escolher os produtos que melhor componham a sua necessidade. As informações são da Agecom

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