Lyra Tênis Clube em Castro Alves pede socorro
O parque aquático do Lyra e a área de convivência eram a atração principal dos finais de semana: “Jovens tardes de domingo, velhos tempos, belos dias”. O papo jogado fora e as paqueras no entorno da piscina e no bar do clube; a garotada pegando picula, arriscando saltos mortais e aprendendo a nadar nas refrescantes piscinas do Lyra. O verão castroalvense era mais agradável e belo com o Lyra.
Os acordes dos ensaios da escola de música da Filarmônica Lira Popular ecoavam pela redondeza, trazendo múltiplas emoções. Quantas coisas o nosso Lyra presenciou: reuniões políticas, torneios de dominó e buraco; namoros iniciados nas festas; desfiles e concursos; aniversários; casamentos; campeonatos de karaté; missas e cultos; reuniões da comunidade; festas juninas escolares; peças de teatro; sessões da câmara; gravações de filme (O Mágico e o Delegado); aulas de educação física; atividades beneficentes, dentre outras.
Até o destino do nosso município/estado/país era apurado no Lyra: apuração dos votos das eleições ocorria no salão do clube, acompanhado pela população que se concentrava na frente do Lyra, e que era informada por tabuletas que colocavam por cima do muro, atualizando periodicamente o resultado do pleito.
Enfim, este espaço esportivo, social e cultural agora está inativo, e o que é pior, o Lyra corre o risco de ser leiloado, tornando-se um espaço privado, o que significa retirar da nossa sociedade mais um patrimônio coletivo.
Dessa forma, convidamos toda a comunidade castro-alvense a se UNIR para SALVAR O LYRA, pois este espaço é de todos nós. Já perdemos o Cinema, o Colégio São José, a Estação Ferroviária e outros importantes patrimônios urbanos de nossa cidade.
A Bahia News
Marcadores: Castro Alves
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial