Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Câmara Setorial do Fumo realiza primeira reunião ordinária em Cruz das Almas

Embrapa recebe encontro
A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Charuto Baiano realiza nesta quinta-feira (25/11), a partir das 16h, na Embrapa de Cruz das Almas, a Iª Reunião Ordinária do órgão. Criada no mês passado, a Câmara reúne representantes do sindicato dos trabalhadores e patronal, empresas, cooperativas, associações rurais, UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) e Secretaria Estadual de Agricultura.


Na pauta da reunião, a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, falará sobre a rota do charuto, criada pelo órgão oficial de turismo do Estado para mostrar aos visitantes toda a cadeia produtiva do tabaco baiano.




O diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Cósan de Carvalho Coutinho, entrega o certificado de área livre do Mofo Azul (praga que ataca a folha do fumo) ao secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles, presente no evento. O certificado é o primeiro passo para estabelecer vínculos comerciais com a China.


Em dezembro, uma missão chinesa visita a Bahia para inspecionar toda a cadeia produtiva do fumo e verificar se o Estado está mesmo livre do Mofo Azul. A secretaria Estadual de Agricultura montou em outubro um escritório na China para facilitar a venda do fumo baiano para os chineses.


A expectativa do SINDTABACO é aumentar a produção em até 200%. A safra de fumo 2009/2010 foi de 2.296 toneladas, plantadas em mais de 28.000 hectares. Ainda segundo o sindicato, a exportação de tabaco para China deve aumentar em 40% o número de trabalhadores. Atualmente a cadeia produtiva do fumo gera 1.500 empregos diretos e indiretos em Cruz das Almas e região.


Diferente do tabaco produzido no sul do Brasil, utilizado para cigarro, o de Cruz das Almas é dirigido à produção de charutos. A China já comprou 30% da última safra produzida na região. 
Ascom Cruz das Almas

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial