Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Comunidade assume reforma de igreja em Jaguaripe

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em estilo rococó e datada do século XVII, localizada no município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, está há mais de dez anos fechada aos fiéis e corria o risco de desabar por conta do estado avançado de degradação em que se encontra. Os fiéis se uniram e criaram uma comissão para arrecadar fundos para a reforma da igreja, onde acontece, no mês de janeiro, a procissão de Nosso Senhor dos Navegantes, a maior festa religiosa do município.

“A Igreja de Nossa Senhora do Rosário tem uma importância muito grande para a comunidade e, por não ser tombada, podemos restaurá-la e assim recuperar o patrimônio que estava aos poucos se deteriorando”, acredita a moradora Jerusa dos Santos Vieira. “Não tínhamos como pagar o aluguel de um andaime, então fizemos um de madeira. Reformamos três janelas, uma porta e áreas do interior”, revela Jerusa.

Já o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) lamenta que a Prefeitura de Jaguaripe não tenha criado um conselho cultural que proteja o patrimônio. “O município tem obrigação legal para pensar, criar e implantar leis de proteção do seu patrimônio e criar políticas públicas, como a implantação de um conselho cultural”, destacou o Ipac por meio de nota da assessoria de comunicação.

Imagens sacras do acervo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário foram transferidas para a igreja matriz de Nossa Senhora D’Ajuda. “São imagens antigas, de marfim e madeira, do Cristo Crucificado, Santa Rita, São Benedito, Nosso Senhor dos Navegantes e Nossa Senhora do Rosário. A comunidade não tem interesse no tombamento porque demora muito para reformar”, salientou Darlene Muricy dos Santos, voluntária da igreja.

A TARDE não conseguiu contato com a prefeitura local para comentar o assunto. O padre Everaldo, responsável pela igreja, disse não ter encontrado registros que contem a história do templo, sequer o período exato de sua construção. “Tenho procurado e estudado em livros, mas nada encontrei”, revelou. O padre Everaldo revela também que será realizado um projeto para atrair empresas interessadas em parceria para reforma da Igreja de N. S. do Rosário.

Cristina Santos Pita

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial