Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fofoca tem importante papel social, afirma estudo

Antes de fazer uma fofoca lembre-se que palavras machucam
A fofoca, quem diria, pode ter um lado positivo para a sociedade. Cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, estudaram essa conversa de má fama, realizada quase sempre em um lugar escondido e em voz baixa, e concluíram que ela ajuda as pessoas a diminuírem o stress e a policiar o mau comportamento alheio. “A fofoca ganhou essa má reputação, mas descobrimos que ela tem um papel muito importante na manutenção da ordem social”, explica o psicólogo Robb Willer, autor do estudo, que foi publicado na versão online do periódico Journal of Personality and Social Psychology.

Os pesquisadores fizeram quatro testes envolvendo jogos com objetivos econômicos e voluntários observadores para chegar a essas conclusões. Os observadores tinham uma visão privilegiada dos jogos e percebiam quando um dos participantes tentava enganar o outro. A vontade de contar tudo para quem estava sendo prejudicado era tão grande que a maioria dos voluntários optou até por sacrificar parte do pagamento dado a quem participasse do estudo para poder fazer a fofoca. O resultado foi o mesmo até quando a fofoca era contada para terceiros e não ajudaria o jogador que estava sendo prejudicado.

“Observamos que as pessoas ficam frustradas quando observam alguém se comportando de maneira imoral. Mas a oportunidade de comunicar isso para outras pessoas pode ajudá-las a se sentir melhor”, avalia Willer.”Passar a fofoca adiante diminui a sensação negativa”, explica o pesquisador.

Veja

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial