Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ato popular pela preservação das “Espadas de Fogo” ganha força em Cruz das Almas

O ato popular pela preservação das “Espadas de Fogo” de Cruz das Almas, programado para o dia 12 de maio, ganhou força na noite desta quinta-feira (3), durante uma reunião na Câmara Municipal com a presença de 170 espadeiros. Durante o encontro, houve vários discursos favoráveis à queima e fabricação do artefato. O trajeto da passeata que deve percorrer as principais ruas da cidade foi definido. A concentração é por volta das 9h, em frente ao paço municipal.

Organizado pela Associação dos Espadeiros de Cruz das Almas (ASPEC), a manifestação o promete ser pacífica. Segundo o presidente da associação, Eurícles Neto, o movimento não tem ligação com nenhum partido político. “Queremos que a nossa tradição seja mantida, nada, além disso”.

O vereador Antonio Paulino, pediu aos espadeiros presentes que elaborem um abaixo assinado com o número máximo de assinaturas das pessoas que desejam que a tradição seja mantida. “Precisamos conhecer o número exato de pessoas que gostam das espadas”. Segundo Paulino, o Judiciário deseja apenas que o fabrico e queima do artefato seja legalizado. O parlamentar voltou a falar que o Exército Brasileiro já definiu o local onde deve ser confeccionadas as espadas.


Segundo o espadeiro “Cacau da Estrada de Ferro”, as espadas são confeccionadas com dinheiro conquistado com muito trabalho. “Sabemos que existe espadeiros vândalos em nosso meio, mas a maioria são pais de família, gente de bem”, disparou. Um comerciante de pré-nome Túlio, conclamou a classe empresarial para apoiar o movimento. “Os empresários são os mais interessados na festa porque as espadas atraem um grande número de visitantes”. * Redação FORTE NA NOTÍCIA

Relembre o caso…



A juíza Luciana Amorim Hora, da Vara Criminal de Cruz das Almas, proibiu, na tarde desta quinta-feira, 16, a tradicional guerra de espadas que ocorre em todo período junino no município baiano, a 146 quilômetros de Salvador. A magistrada acatou a ação pública ajuizada na tarde da última quarta-feira pelo promotor criminal do Ministério Público da Bahia (MP-BA) Christian Menezes. ( Matéria do Jornal A TARDE em 16/06/2011)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial