Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 4 de novembro de 2012

Equipes trabalham na contenção de vazamento de óleo na Baía de Todos os Santos

O vazamento de óleo na Baía de Todos-os-Santos (região da praia de Caípe de Baixo, no município de São Francisco do Conde), detectado na tarde de quinta-feira, 1º, está sendo controlado, informou a assessoria de imprensa da Transpetro (Petrobras Transporte S.A). Segundo o órgão, o local do vazamento já foi isolado e a limpeza das praias atingidas já foi concluída. Uma reunião com técnicos da empresa acontecerá às 10 horas deste sábado, 3 de novembro, e novas informações serão divulgadas para a imprensa após o encontro.

Segundo o Comando do 2º Distrito Naval, por meio de nota encaminhada à imprensa, assinada pelo primeiro-tenente Fernando Jeann Tôrres Araújo, uma equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi enviada ao local para averiguar a extensão da mancha. "Em paralelo, o comando efetuou contatos com a Refinaria Landulpho Alves, da Petrobras, localizada nas proximidades da área do derramamento, e com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a fim obter mais informações e acompanhar as providências tomadas", prossegue a nota.


A equipe, de acordo com o Comando do 2º Distrito Naval, encontrou no local equipes da Petrobras trabalhando na contenção e limpeza da mancha de óleo, sendo possível observar "apenas resquícios do material sobre a superfície do mar". Ainda segundo o comunicado, a Petrobras assumiu a responsabilidade pelo acidente, estimando o volume derramado em cerca de 0,13 metros cúbicos. "Segundo a empresa, o vazamento teve provável origem em um dos dutos que ligam as instalações da Refinaria Landulpho Alves ao Terminal de Madre de Deus (TEMADRE)".


Também em nota, assinada pelo diretor de imprensa Leonardo Urpia, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-Bahia) informou ter se encaminhado ao local para participar da comissão de investigação de acidente na Transpetro "que provocou vazamento entre 150 e 200 litros de óleo diesel diluentes, atingindo um raio de mais ou menos 50 metros de mangue na localidade de Caípe, no município de São Francisco do Conde, na Baía de Todos os Santos".


Segundo informações que constam do comunicado, "o vazamento adveio de um furo na tubulação, nas proximidades da ponte depois da Brasilgas e na beira da praia. O trabalho de reparação das linhas já foi iniciado, mas a equipe teve que dar uma pausa porque a maré encheu. O furo ainda não foi encontrado e os trabalhos se iniciarão quando a maré secar". Conforme o Sindipetro, duas equipes do TEMADRE, CDA e RLAM fazem limpeza das praias e manguezal.

Fonte: A Tarde

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial