Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 9 de dezembro de 2012

Exposição traz vídeos sobre intervenções artísticas no Recôncavo

De 7 a 20 deste mês, Salvador recebe a mostra “Máquina de FIAR”, que reúne registros audiovisuais de manifestações poéticas realizadas em Cachoeira e São Félix.

Máquina de FIAR é a exposição multimídia que abre nesta sexta-feira (7/12), a partir das 17h, na galeria Cañizares, em Salvador. A mostra traz registros audiovisuais do FIAR – Festival de Intervenções Artísticas do Recôncavo, que há 3 anos ocorre nas cidades de Cachoeira e São Félix.

Fotografias, vídeos e gravações sonoras foram selecionadas e editadas especialmente para a exposição, para possibilitar novo compartilhamento das manifestações poéticas efêmeras – performances, intervenções urbanas e ações -, realizadas durante todas as edições do festival.

Durante a terceira edição do FIAR, que ocorreu em março deste ano, grupos e artistas independentes brasileiros e latino-americanos foram chamados para participar dessa residência artística, na qual produziram intervenções artísticas e audiovisuais nas localidades da região do Recôncavo.

Cenário histórico e legado cultural fizeram parte dessas práticas coletivas, que se estenderam às diferentes paisagens, como a feira livre e o rio Paraguaçu, durante um passeio-intervenção até a região da Bacia do Iguape.

Toda essa convivência reflete-se em Máquina de FIAR, que reúne, através desse registro multimídia, o trabalho do Coletivo Provisório, Opavivará (RJ) e GIA–BA. Participaram também Marcelo Terça-Nada! do PORO, Rosa Apablaza curadora chilena da plataforma desisla, WG e Gilsão da MucamboNuspano, a gaúcha Patrícia Francisco, os mestres griôs gaúchos Paraqueda e Paulo Romeo, o artista eletrônico Ricardo Brazileiro, a musa Michelle Matiuzzi, o Surto Coletivo produtora audiovisual, Felipe Brait da Frente 3 de Fevereiro, Milena Durante do EIA – Experiência Imersiva Ambiental, Paula Damasceno da SCISA, a fotógrafa Bianca Portugal, Sérgio Mello da rádio Amnésia, o poeta João de Morais e muitos outros artistas.

Lançamento – Dia 20, será lançado o livro sobre as três edições do festival, que já faz parte do calendário cultural do Recôncavo Baiano. O evento começa às 17h com performances ao vivo. O livro tem apoio do Fundo de cultura do Estado da Bahia – edital Demanda Espontânea 2011 – e da FUNARTE, através da Rede Nacional das Artes. A distribuição será gratuita, com prioridade para aqueles que visitaram a exposição nas datas anteriores.
Fonte: Ascom/MAM-BA

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial