Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Filarmônica agoniza...



Ela está na UTI! Ao longo dos seus 113 anos a Filarmônica 5 de Março, Bi-campeã do Festifir ( Festival de Filarmônicas) respira por ajuda de aparelhos e na ausência dos órgãos responsáveis pela manutenção da cultura no estado e no município, a situação da centenária fica cada dia pior.
Em conversa com a direção da instituição, foi nos passado que tudo está sendo feito para revigorar a saúde desta cultura secular, mas levantou alguns quesitos que nos chamou atenção como a Lei Municipal 623/2001, denominando Programa de Incentivo às Filarmônicas que não estaria sendo cumprindo o repasse dos subsídios em valores exatos de 1.400 reais, entretanto o presidente Paulo José, informou que já conversou com Prefeito, e que dentro de alguns dias estaria sendo cumpridos os pagamentos dos meses em atraso.
Segundo o Presidente, esses recursos são essências para a sobrevivência da filarmônica, “existem despesas pontuais como pagamento de instrutor, aquisição de palhetas, conserto de instrumentos, entre outras despesas necessárias para o funcionamento da Filarmônica que mantém uma escola de formação musical com o ensino gratuito.” O mesmo ressalta que depois do contato com o chefe do executivo local, um mês dos que estão em atraso foi liberado.
A Filarmônica tem travado uma batalha muito grande para construção de sua sede, com a ausência do governo estadual, a dificuldade só aumenta. Todos os “artifícios” já foram utilizados pela diretoria da instituição na tentativa de um repasse financeiro do governo, que daria uma boa aliviada na condição que vive a Filarmônica hoje.
O Professor e Presidente Paulo José nos comunicou que uma correspondência foi enviada ao gabinete do governador Jacques Wagner, solicitando recursos para continuação da construção de nossa sede, e lembrou que em 2005 assinou convênio com o Governo do Estado, na época do então governador Paulo Souto, através da Setras, hoje Setre, no valor de R$ 38.202,00 que contribuiu para o início das obras. Com campanhas junto à comunidade, conseguiu também realizar algumas etapas da reforma/ampliação. Diversos pedidos têm sido feito, mas até o momento não houve atendimento.
O Presidente da filarmônica lembra que a 5 de Março é uma das mais antigas instituições da cidade de Muritiba, com 113 anos e que vem contribuindo com a formação de crianças e jovens carentes da comunidade muritibana com o ensino gratuito da arte musical. Diversos jovens oriundos da filarmônica fazem parte de bandas musicais e corporações militares a exemplo da Banda da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Fuzileiro Naval, Exército e Aeronáutica - ressalta Paulo José.
O mesmo diz está confiante com a tentativa de comover o governador para situação que se encontra a filarmônica, que no último 02 de julho com toda sua forma aguerrida e a convite da fundação Cultural do Estado, abrilhantou o desfile cívico em homenagem a Independência da Bahia, em Salvador. A Filarmônica que foi o “abre alas” da comitiva do governo estadual.
Agora é aguardar que a vontade dos homens seja feita aqui na terra. Vamos orar para que a situação da nossa entidade melhore e assim renascer das cinzas, até mesmo porque alguem que têm o poder de mudar isso tudo viu de perto o brilhantismo desta instituição, pois ainda falta aproximadamente R$ 180 mil reais para concluir toda a obra e assim a Filarmônica voltar a respirar sem os aparelhos.
Reportagem : Fábio Santos ( Fabão) DRT 8769
Fotos : Blog da Filarmônica 5 de março
Matéria autorizada : Paulo josé de Jesus Almeida Alves - Presidente da instituição.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial