Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Devoção e fé na romaria em Bom Jesus da Lapa

Foto: A Tarde
Devoção e fé na romaria em Bom Jesus da Lapa


Devotos do Bom Jesus da Lapa saem em procissão na tarde desta sexta-feira, 6, dia oficial da romaria na cidade de Bom Jesus da Lapa (a 777km de Salvador) para a despedida dos peregrinos do Santuário do Bom Jesus da Lapa, igreja que foi construída numa gruta. Após a procissão, acontece a missa às 18h, ponto mais alto do dia, que é marcada por devoção, fé, orações e manifestações pessoais. A estimativa da Polícia Militar é que 60 mil romeiros estejam no município de 70 mil habitantes para a 319ª romaria.

A cidade é conhecida como o terceiro maior ponto de perigrinação católica do Brasil, ficando atrás apenas de Juazeiro do Norte e Aparecida do Norte. Este ano, a estimativa dos organizadores é reunir cerca de 450 mil pessoas durante o período da romaria do Bom Jesus. Em 2009, foram 300 mil peregrinos na cidade.

De acordo com o reitor do santuário, padre Roque Alves, a recuperação das estradas de acesso ao município e o ano político contribuíram para o aumento no número de visitantes. O padre disse ainda que durante o ano a expectativa é que 1 milhão e duzentas mil pessoas visitem o santuário.
Começo - Há mais de 300 anos, os peregrinos visitam a gruta do Bom Jesus, após o português Francisco de Mendonça Mar - que caminhou de Salvador até a margem do São Francisco e Nossa Senhora do Soledade, descobriu a gruta e fez dela sua moradia. No início, os devotos chegavam a pé, em montarias ou em embarcações pelo Rio São Francisco.

Após a abertura da estrada, na década de 1960, os caminhões, conhecidos como paus de arara, passaram a ser o meio de transporte utilizado para acesso ao local. Desde a proibição do transporte de pessoas em caminhões, os peregrinos utilizam os ônibus para chegar à cidade.

A Tarde

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial