Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Artistas de Santo Antonio de Jesus esperam há 20 anos pela reforma do Centro Cultural

centro_dentro
Santo Antonio de Jesus é considerada uma das cidades mais desenvolvidas do recôncavo baiano. Com aproximadamente 91 mil habitantes, as políticas de incentivo à cultura ainda deixam a desejar.
O Centro Cultural de Santo Antonio de Jesus está desativado há cerca de 20 anos. Sua revitalização poderia ser um caminho para que a cultura local fosse mais valorizada. A reforma do Centro Cultural já foi promessa de campanha de diversos políticos, mas até hoje nada foi feito para colocá-la em prática.
Artistas da cidade reclamam da falta de incentivos e afirmam que a revitalização do Centro Cultural é fundamental para a cidade. Dessa forma, os artistas teriam um espaço para apresentar e divulgar seus trabalhos ao público, como afirma o cantor e compositor Alfeu Vasconcelos.
Tau Tourinho, artista plástico e cineasta, alega ainda que se os artistas não tem espaço para apresentar suas produções, eles não tem como se manter financeiramente.
 Diversos protestos e manifestações já foram feitas pelos artistas e sociedade local para pedir a reforma do Centro Cultural e incentivos culturais para a cidade.
O Superintendente de Cultura, Esporte e Lazer de Santo Antonio de Jesus, Hernane Mercês, foi procurado por uma  equipe de reportagem , mas não foi encontrado.

Reportagem: Daiane Dória / Foto: Thiago Silva
Manifesto Artístico/Cultural:Carta Aberta ao Povo de Santo Antônio de Jesus
Está assegurado na Declaração Universal e Americana dos Direitos Humanos o direito que toda pessoa possui de participar livremente da vida Cultural da comunidade e de gozar das Artes e dos benefícios resultantes dos progressos intelectuais e científicos, o direito à liberdade de pensamento, expressão e reunião. Além disso, no documento conhecido como RECOMENDAÇÃO DA UNESCO SOBRE A CONDIÇÃO DO ARTISTA, criado no Congresso Mundial de 1997 por artistas representantes de todas as regiões do globo, afirma-se que “A CRIAÇÃO ARTÍSTICA É O PATRIMÔNIO CULTURAL DO FUTURO.”
Desde então a UNESCO conclama os países, estados e municípios para colocarem em prática estas Recomendações, as quais reconhecem a contribuição essencial que os artistas podem fazer para melhorar a qualidade de vida, para o desenvolvimento da sociedade e o avanço a tolerância, da justiça e da paz no mundo, e ainda proclamam que o incentivo à criação, a proteção de obras de arte e a promoção das atividades artísticas devem se basear no respeito aos direitos humanos e na busca da realização, individual e coletiva, dos habitantes do planeta. O documento borda ainda as questões do Financiamento das Artes; do Apoio a Criação; da Educação e Formação Artística; da Arte e Novas Tecnologias; dos Direitos de Artistas; das Condições de Trabalho, Tributação e Saúde dos Artistas, por exemplo.
Entretanto em Santo Antônio de Jesus, Bahia, essa legitimidade está sendo violada em vários aspectos humano-sociais. Uma cidade pólo do Recôncavo Baiano, com cerca de 100 mil habitantes, contando ainda com uma população flutuante de 600 mil pessoas/mês e que detém a maior renda per capta da região, carece de espaços e ações que promovam eventos artísticos a fim de atender ao público carente de Cultura.
A cidade onde viu nascer o renomado artista plástico conceitual Marepe, o qual tem obras expostas nas melhores galerias, é cidadão do mundo, já participou de grandes exposições e bienais internacionais de arte e está entre os 20 melhores artistas da atualidade; terra do artista plástico Gilberto Mello, primeiro reciclador do Brasil, que tem uma praça em Brasília que leva seu nome e tem seus quadros expostos em vários estados brasileiros, em outros países e também no Vaticano; lugar onde nasceu o grande educador Isaías Alves; o importante folclorista Eduardo Almeida; do músico e compositor Ricardo Augusto, parceiro de Luiz Melodia há mais de 25 anos; da Artista Plástica Contemporânea Iêda Oliveira; do Músico multinstrumentista Almir Côrtes; Terra do cantor Netinho; do ator Luiz Miranda; do Artista plástico e Cineasta Tau Tourinho; do escultor Felipinho; de Kerêto; de Melquíades Neto; de Danilo; de Welington Lôbo; de Carlos Reis Agni; de Xanda Mendes e de tantos outros artistas, é a mesma cidade que há cerca de 30 anos vem perdendo a sua identidade cultural e, assim, a situação tornou-se tão complexa que é preciso tomar medidas sérias e urgentes perante a Administração Pública local.
Para que possamos ficar conscientes da dimensão do problema que vem acontecendo em Santo Antônio de Jesus, enumeramos abaixo algumas perdas arquitetônicas, artísticas e culturais que ocorreram ao longo das últimas três décadas:
1 – Demolição do antigo e imponente Barracão de Farinha da Praça Padre Mateus.
2 – Demolição da Antiga Estação Ferroviária para construção de estacionamento comercial.
3 – Soterramento do Anfiteatro da Praça Padre Mateus, com capacidade para três mil pessoas, e transformá-lo em estacionamento comercial.
4 – Fechamento do Centro Cultural há mais de 15 anos.
5 – Encerramento do Micareta, sem deixar editado um documento público sobre o assunto. Com isso vários Blocos Afros, Afoxés e Escolas de Samba se extinguiram.
6 – Encerramento das grandes Vaquejadas.
7 – Encerramento dos Concursos de Fanfarras e falta de apoio as mesmas.
8 – Encerramento dos Concursos de Quadrilhas Juninas.
9 – Má conservação do Arquivo Público.
10 – Não viabilização do projeto Centro de Estudos Santantonienses (Casa da Memória).
11 – Não funcionamento do Instituto do Patrimônio Arquitetônico e Artístico Municipal.
12 – Inexistência de um Conselho de Cultura.
13 – Encerramento dos Festivais de Música.
14 – Falta de espaço adequado para Exposições de Arte.
15 – Encerramento das Festas de Largo.
16 – Falta de um Fundo de Cultura, destinado a apoiar artistas.
17 – Encerramento do Desfile Cívico de 29 de Maio, Aniversário da Cidade.
18 – Biblioteca Pública em péssimo estado de conservação.
19 – Falta de apoio aos Centros Comunitários.
20 – Falta de incentivo às Novas Tecnologias para artistas.
21 – Falta de Intercâmbio Cultural entre Santo Antônio de Jesus e as cidades do Recôncavo Baiano.
22 – Falta de assistência aos distritos que compõem o município de Santo Antônio de Jesus.
Como vê a Questão Cultural em nossa cidade é preocupante, por isso nós, artistas de Santo Antônio de Jesus,, conclamamos toda população a refletir sobre esta delicada situação e cobrar dos poderes públicos uma solução imediata passível de Ação Popular nos termos da Constituição Federal. Queremos também afirmar a importância de se manter o financiamento público das Artes, de reforçar, esclarecer e tornar eficaz a proteção dos direitos legítimos dos artistas, auxiliando-os a entrar no mercado profissional das artes, entre outras coisas.
Portanto, para que não continuemos a incorrer no erro, enumeramos também alguns itens estruturais para que sejam seguidos pelos representantes executores da tão sonhada reforma do Centro Cultural e o torne um espaço transparente, acessível, igualitário e que de fato resgate e atenda as necessidades Artísticas, Culturais e Tecnológicas de maneira sustentável:
1 – Colocação de equipamentos “profissionais” de som.
2 – Colocação de equipamentos “profissionais” de iluminação cênica.
3 – Colocação de sistema de climatização para teatro.
4 – Colocação de cadeiras acolchoadas, de qualidade.
5 – Instalação de camarins descentes.
6 – Instalação de saída de emergência
.7 – Instalação de catracas “profissionais” para levantamento de cenários.
8 – Instalação de sistema ante incêndio.
9 – Criar sala de Novas Tecnologias (Aulas de Web Design, Vídeo Arte, Jogos Eletrônicos, etc.).
10 – Aquisição de equipamentos “profissionais” de Multimeios (Câmeras filmadoras e fotográficas, projetores, telões, computadores, etc.).
11 – Criar sala de reuniões para artistas.
12 – Criar espaço adequado para exposições de arte.
13 – Utilizar o passeio lateral do Centro Cultural para colocação de barracas de artesanato locais.
14 – Ativar o Bar, servindo petiscos e bebidas regionais, e que funcione até mais tarde.
15 – Criar um Fundo de Cultura com verba disponível para projetos de arte.
16 – Disponibilizar pessoal qualificado e da área artística para fazer parte do quadro de funcionários do Centro Cultural.
17 – Criar coordenações de arte.
18 – Fazer cadastro de todos os artistas da cidade e região.
E assim, tomando como base a Constituição Federal que diz que Cultura é um DIREITO do cidadão e um DEVER do poder público, nós artistas de Santo Antônio de Jesus acreditamos estar dando a nossa contribuição para a solução do problema da Questão Cultural em nossa cidade e reafirmamos que negar a Cultura é negar a própria história, memória e o desenvolvimento humano; é promover a desinformação, a ociosidade dos jovens e, conseqüentemente, a marginalidade e a violência. Por tudo isso, nós artistas locais merecemos devida atenção, pois temos um déficit de 15 anos.
É PREÇISO FAZER VALER OS DIREITOS DOS ARTISTAS !
Santo Antônio de Jesus, 19 de janeiro de 2010.
Assinado: Marepe; Gilberto Mello; Fernando Pinto de Queiroz; Iêda Oliveira; Tau Tourinho; Rosiley Muritiba; Luciane Brandão; Almir Côrtes; Ricardo Augusto; Joelson Amaral; Hélio Valadão; Melquíades Neto; Caetano Galvão; Xanda Mendes; Marluce Passos; Dalva Cardoso; Consuelo Lopes; Junior Kereto; Fabio Cruz; Neilson Nery Silva; Kleyton Barreto; Marialva Galvão; Orlando Rocha; Elisabete Sampaio; Elber Bitencourt; Nadja Pimenta; Jorge Galvão; Cristóvão Galvão; Claudio Alves; Edinaldo Oliveira;; Dario Carvalho; José Gilberto de Jesus; Tuca Moreira; Osman Brito; Adelmo Pinheiro; Felipe Régis; Celina D’avila; Caó Cruz Alves; Alex Alves; Rita Silva; Rita Santos; Luiz Lima; Janaína Lopes; Roberval Barbosa; Adriana Fonseca; Roque dos Anjos; Florisvaldo Bonfim; Reginaldo Silva; Carmo Orrico; Carla de Quadros; Edinelia Souza; Ney Santana; Ton Oliveira; João Carlos; Eduardo Tourinho; Beto Vale; Adão Andrade; Rogério Rocha; Marly Muritiba; Geu Bulhões; Manoel Camurugi; Jânio Santana; Eddy Santos; André Caldeira; Samila Barreto; Carine Ramos; Thiago Lordskarf;; Léo Fernandes; Marta Rocha; Assis Amâncio; Ruth Cerqueira;; Arnaldo Barreto; Novaes; Luciano Bros: Café;; entre outros artistas que apóiam esta causa.


Veja o que disse o Superintendente Hernane Mercês em entrevista concedida em maio de 2010:
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Hernane Mercês, considera a manifestação dos artistas legítima e alega dificuldades em atrair verba específica para a área cultural. “Não há uma verba direcionada para a cultura, a chamada ‘verba carimbada’. A gente fica com o prato na mão, pedindo a um e outro, buscando emenda parlamentar para a atividade cultural. Já vivi como artista e desportistas e sei das dificuldades. As verbas que chegam para o São João são destinadas por deputados ou patrocínios. Não direcionamos recursos apenas para os festejos juninos”, ressaltou o secretário. Mercês acrescentou que ‘as atividades esportivas são mais fáceis de atrair recursos’.

Segundo o secretário, foi criada a Lei 732/2002, de autoria dele quando foi vereador, que dispões sobre a poítica de Desenvolvimento Cultural do Município e cria o Conselho MUnicipal de Cultura. Mesmo previsto em lei, o Conselho não funciona. “Cabe aos artistas pôr em prática alei que foi criada para beneficiá-los”, disse Hernane Mercês.

A prefeitura está reformando o Centro Cultural e segundo Hernane Mercês foi elaborado um projeto de ampliação para o espaço, onde cabem apenas 180 pessoas. “Não podemos abri-lo como está. Já fizemos o telhado externo, paredes, pintura e não queremos mudar a característica original. Não há muitos recursos, mas estamos fazendo algumas reformas, como melhorar o palco, os boxes que são pequenos. Tentando melhorar o espaço para a população artística, por isso a demora de entregá-lo à comunidade. Ele não está abandonado. Estamos recuperando, mas ainda não está funcionando porque queremos entregar uma obra decente”, assegurou.

Marcadores:

3 Comentários:

Anonymous Daiane Dória disse...

Boa tarde! Mais uma vez deve ter havido algum engano. Esta reportagem também não foi feita pelo jornal O Interior e sim, pelo PORTAL INFOSAJ.

Atenciosamente,

Daiane Dória

13 de janeiro de 2011 às 15:16  
Blogger Anderson Bella disse...

Prezada Daiane,

Temos sofrido com esse tipo de situação. As vezes as pessoas copiam nossas matérias, não colocam os créditos e os que vão copiando reproduzem com o nome do plagiador. Desculpe-nos. Equipe: Mídia Recôncavo.

13 de janeiro de 2011 às 18:17  
Anonymous Daiane Dória disse...

Compreendo bem isso, também acontece conosco.
Sem problemas.

Bom trabalho!!
Equipe INFOSAJ

14 de janeiro de 2011 às 10:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial