Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 15 de março de 2011

Seleção do Bolshoi em São Francisco do Conde foi adiada

alt
 
A Escola Bolshoi adiou a seleção de meninos em São Francisco do Conde que estava marcada para o dia 12 de março. O motivo foi as fortes chuvas que afetaram a região Sul do Brasil nos últimos dias. A escola ainda não divulgou uma nova data para as novas avaliações.

Escola do Teatro Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.

Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. Localizada no norte do Estado de Santa Catarina, a inauguração ocorreu em 15 de março de 2000, com o diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, o prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades, artistas e comunidade. Vladimir Vasiliev e Luiz Henrique da Silveira tornaram-se os patronos fundadores da instituição.

Entre os fatores decisivos para a escolha de Joinville estava a profunda ligação da cidade com a dança, em função de seu tradicional festival anual. Além disso, o então prefeito empenhou-se pessoalmente nos processos institucionais entre o Brasil e a Rússia e disponibilizou uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados no Centreventos Cau Hansen, para instalação da sede.

Os alunos que ingressaram no ano de 2000 completaram o ciclo de oito anos de estudos. Assim, em 2007 ocorreu a formatura da primeira turma de dança clássica. Hoje os formados pelo Bolshoi Brasil trabalham no mundo todo. Quinze bailarinos continuam em Joinville trabalhando na Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Anualmente a Escola realiza uma audição para Curso de Educação Profissional Técnico em Dança Clássica, na cidade de Joinville, com possibilidade de ingresso de crianças que não tem conhecimento em dança e para candidatos com pré-seleção por vídeo, com conhecimento em dança.

Aluno

A Escola educa 244 alunos, dos quais 98% são bolsistas que recebem gratuitamente estudo, alimentação, uniformes, figurinos, materiais didáticos, transporte, orientação pedagógica, assistência médica emergencial, odontológico-preventiva, nutricional e fisioterápica, exames laboratoriais e oftalmológicos. Além disso, participam de intercâmbios internacionais, mostras artísticas, oficinas, palestras e tem acesso a laboratório de informática e música.

O processo educativo é integral. Os alunos têm aulas na Escola do Teatro Bolshoi em um turno e no contra turno freqüentam o ensino formal (Fundamental e Médio).

Mudanças positivas ocorrem tanto na vida do aluno quanto na vida da família e da comunidade. A auto-estima cresce, o universo cultural é ampliado, os hábitos alimentares e de higiene melhoram, assim como a comunicabilidade e socialização. Os alunos tornam-se determinados em seus objetivos, organizados e disciplinados. Os laços da família se estreitam, o pensamento crítico e criativo é exercido, o preconceito reduzido. Aumenta o respeito ao próximo. Tornando esse aluno um cidadão consciente de seu papel na sociedade.

A Escola já formou 104 alunos em seus cursos. Alguns ex-alunos conquistaram seu lugar e já estão sendo reconhecidos no cenário mundial da dança, outros se encaminharam para a área pedagógica. Encontramos ex-alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em companhias da Áustria, Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Polônia e Rússia. Informações do RMS Notícias.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial