Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Embrapa participa da inauguração da Bahiamido em Laje


A próxima sexta-feira, dia 29 de abril, será marcada por um importante acontecimento para a mandiocultura baiana: a inauguração da Bahiamido, no município de Laje, às margens da rodovia BR-101. O complexo industrial, com capacidade de processar 200 toneladas por dia de raiz da mandioca, representa o setor secundário na Aliança Cooperativa do Amido, que congrega ainda a Cooperativa dos Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia – Coopamido (setor primário) e parceiros e clientes (setor terciário).

O projeto conta com o apoio da Fundação Odebrecht, que dá suporte a outras quatro alianças nesse modelo, cujo objetivo é a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das “unidades-família” integrantes das cooperativas. A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é parceira do projeto em ações de cooperação técnica.

Na Coopamido, a Embrapa Mandioca e Fruticultura conta com uma área de cinco mil metros quadrados em experimentos sob responsabilidade dos pesquisadores Marco Antonio Rangel e Vanderlei Santos. São nove variedades geradas pelo programa de melhoramento genético de mandioca da Embrapa: Caipira, Prata, Mani Branca, Mulatinha, Tapioqueira, Kiriris, Aramaris, Poti Branca, Jarina e Formosa, que estão sendo acompanhadas pelos produtores cooperados.

Fundada em julho de 2009, a cooperativa conta hoje com aproximadamente 130 cooperados, a maioria do município de Laje, onde está localizada. “A ideia de fundar a cooperativa surgiu da necessidade de fornecer mandioca em fluxo constante para atender ao complexo industrial, que processará a matéria-prima em amidos modificados. Para isso, fez-se necessária a organização dos pequenos produtores. 

A cooperativa tem como objetivo fixar as famílias no campo, unindo alta tecnologia à agricultura familiar, incluindo-as socialmente através da distribuição de renda por trabalho e produtividade, resultando assim, em melhoria da qualidade de vida”, explica Jairo Souza Santos, presidente da Coopamido. Recôncavo News

Jornalistas: Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215) e Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
E-mail: alessandra@cnpmf.embrapa.br e leacunha@cnpmf.embrapa.br

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial