Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Embrapa participa da I Recitec Recôncavo em Cruz das Almas

A Embrapa Mandioca e Fruticultura, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Faculdade Maria Milza e a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas realizam, de 13 a 16 de setembro, a I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Recitec Recôncavo).e

Dentro de uma ampla programação científica, pesquisadores da Embrapa apresentam palestras, minicursos e mesas-redondas. A Embrapa também realiza a sua 5ª Jornada Científica e demonstra suas tecnologias na Exposição Tecnológica, no parque da UFRB.

A abertura do evento, às 17h, será no Auditório da Embrapa, com a apresentação do Coral da UFRB.

Palestras

No dia 14, das 10h30 às 12h, o pesquisador Eder Jorge de Oliveira é o moderador da palestra “Uso de recursos genéticos no melhoramento e sua relação na formação de recursos humanos no país” e, de 13h20 às 15h30, José Eduardo Carvalho modera a mesa-redonda “Trabalho e tecnologia: desenvolvimento de produtos e processos no âmbito do Recôncavo”. No mesmo horário, os pesquisadores Fernanda Vidigal Duarte Souza e Walter Soares Filho e a advogada Rosa Miriam de Vasconcelos, da Assessoria de Inovação Tecnológica (Brasília – DF), participam da mesa-redonda “Recurso genético vegetal”.

Na quinta-feira, dia 19, das 18h às 19h30, o pesquisador Francisco Alisson Xavier ministra a palestra “Agricultura de baixo carbono”. No dia 16 (sexta), das 13h30 às 15h30, Antonio Souza Nascimento será o moderador da mesa-redonda “Defesa agropecuária: conquistas e desafios”. Em seguida, das 15h30 às 16h, Aldo Vilar Trindade, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, participa da reunião que vai definir a cidade-sede da Recitec Recôncavo 2012.
Jornada Científica

Cinquenta e quatro trabalhos vão ser apresentados por bolsistas de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que desenvolvem seus trabalhos sob orientação de pesquisadores da Embrapa. “A maioria dos trabalhos é da área de recursos genéticos e desenvolvimento de variedades”, explica a pesquisadora Ana Lúcia Borges, coordenadora da jornada.

O evento vai premiar os melhores trabalhos e também entregar o prêmio Orlando Sampaio Passos ao bolsista destaque. As apresentações de pôsteres vão acontecer de 14 a 16 de setembro, no Colégio Estadual Alberto Torres (Ceat), sempre das 16h às 18h.
Minicursos

Nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 10h, também no Ceat, acontecem diversos minicursos, sendo quatro sob responsabilidade de pesquisadores da Embrapa: Instalação e operação de sistemas de aquisição e armazenamento de dados para monitoramento do sistema solo-planta-atmosfera (Eugênio Coelho), Produção de mudas de fruteiras (Nelson Fonseca), Produção de mudas in vitro (Tatiana Junghans) e Técnicas em gestão da produção integrada de frutas (José Eduardo Carvalho).

Mais informações no endereço http://ufrb.edu.br/recitec/

Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Telefone: (75) 3312-8076 Fax: (75) 3312-8015
E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial