Max Passos é pré-candidato a prefeito de Cruz das Almas
Max Passos foi eleito em 2008 com 1089 votos. O quarto vereador a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Cruz das Almas. O referido parlamentar chegou à presidência do Legislativo em janeiro de 2011 com o apoio da bancada governista. Membro da tradicional família Passos, com história na política e no desenvolvimento do município, o vereador fala a nossa reportagem sobre as suas ações na câmara municipal e pretensões políticas.
JC – Presidente. O primeiro ano da sua administração na câmara foi marcado por algumas realizações. O que o senhor pretende fazer este ano?
Max – Sem dúvida alguma [...] Tenho dito que tudo que nós temos que fazer na vida pública tem que ser planejado. Não foi diferente na Presidência da Câmara. Fiz um planejamento no ano passado voltado para mudanças nas partes estruturais na Câmara de Vereadores, dando um design mais moderno e com aquisição de novos equipamentos. 25 anos depois, vamos realizar o segundo concurso público da Câmara Municipal com a realização das provas em março deste ano. Estamos reformando os gabinetes dos parlamentares e equipando com 15 computadores de última geração. O prédio anexo onde ficam os gabinetes vai receber um nova pintura. Quero proporcionar mais conforto as pessoas que procuram os gabinetes dos vereadores e da vereadora. Vou continuar trabalhando de forma democrática e prestando contas a população cruzalmense.
JC – Que marca o vereador pretende deixar a frente da Presidência da Câmara neste último ano de mandato?
Max – A marca da lisura, honestidade e da democracia [...] Uma Câmara que foi pautada pela forma igualitária de tratar os parlamentares, independente de sigla partidária. Creio que estou conseguindo exercer o mandato democrático a frente da presidência. Quem frequenta este parlamento sabe que os vereadores e a vereadora são tratados com igualdade de condições, tanto na propositura de suas ações, nos deveres e suas obrigações ou na hora de serem advertidos. Apesar de ser oriundo de um projeto que tem como liderança principal o prefeito do município, tenho um comportamento de independência na qualidade de Presidente do Legislativo Municipal.
JC – A Câmara Municipal de Cruz das Almas é produtiva?
Max – Sim [...] Se não é e a mais produtiva da região do Recôncavo, deve está entre as melhores da região. Os projetos tramitados nesta casa funcionam. Tem projetos que são votados em algumas câmaras que não são concretizados, ou não saem do papel. Dentro das possibilidades, o Executivo Municipal tem atendido as reivindicações de deste parlamento. A cidade cresceu muito e os problemas têm surgido junto com o desenvolvimento. Estamos acompanhando e contribuindo para o crescimento do município.
JC – Após o recesso parlamentar, o vereador já elaborou algum projeto?
Max – Estamos trabalhando nesse sentido [...] Temos um projeto que apresentamos no final do ano passado que entrou em vigor este ano. A emenda ao Projeto de Lei que concede a subvenção a Santa Casa de Misericórdia no valor de R$ 60 mil reais. A referida unidade de saúde é obrigada a manter um médico clínico geral na urgência e emergência, todos os dias da semana. Esse valor não pode ser destinado para outros serviços. Não pode faltar médico (adverte). Peço à população que fiscalize se existe ou não este cumprimento. Temos que fazer valer nossos direitos denunciando o que está errado. Ser for necessário, poderemos tomar as medidas de suspensão dos repasses. O povo tem que ser atendido por um profissional da área médica.
JC – Qual o futuro político de Max Passos?
Max – Ser prefeito de Cruz das Almas. Substituir o prefeito Orlandinho com esse mandato que vem dando certo. Não sou um político ‘fabricado’, me preparei a vida toda para isso. Estudando, fazendo mestrado e pós-graduação em áreas em que eu possa desempenhar minha função cada vez melhor. Adquirir experiência política presidindo um importante partido político (PSDB), que indicou o atual vice-prefeito do município (Valtércio), e em três campanhas para vereador. A minha família tem uma história política nesta cidade. Temos uma parcela significativa no crescimento e desenvolvimento deste município com a instalação da Universidade Federal (UFBA), Santa Casa, Embrapa, EBDA, entre outros. Sempre quis participar da política para ajudar a população de cruzalmense. Exerci no primeiro mandato o papel de líder do governo, fui presidente da Comissão de Constituição e Justiça, sendo eleito pela maioria dos vereadores o presidente da casa, cargo máximo que um vereador pode ocupar. Tenho plena convicção que possuo as credencias para postular a vaga de prefeito da cidade.
JC – Mesmo com a pré-candidatura de Valtércio, o senhor pretende disputar a vaga de prefeito.
Max – Sim [...] Mais forte do que nunca! Eu tenho dito as pessoas para não misturarem as coisas. Fizemos política juntos a vida toda, mas, estamos caminhando em partidos diferentes. Max Passos defende o Partido Progressista, que ajudou o Governador Jaques Wagner na reeleição. Meu amigo Valtércio defende o Partido dos Trabalhadores da Presidenta Dilma Russef. Somos o segundo maior partido da bancada de situação. Temos vários pré-candidatos na legenda com reais chances de se elegerem vereador.
JC – Mesmo com a queda do Ministro das Cidades Mário Negromonte (PP), o senhor considera acertada a sua filiação do Partido Progressista?
Max – Não tenho dúvidas [...] No dia que o então Ministro Mário Negromonte esteve aqui no lançamento da minha pré-candidatura, disse que eu não estava indo para o partido porque ele possuía um Ministro da República. Fiz questão de ressaltar que acredito na proposta do Partido Progressista, e nas pessoas que fazem política dentro da legenda. O líder político do nosso partido continua sendo o Deputado Federal Mário Negromonte. Não tomo qualquer decisão antes de consultá-lo. O que aconteceu no Ministério das Cidades foi um “fogo” amigo. Não havendo mais condições políticas de continuar no cargo, ele (Negromonte) preferiu entregar o cargo a Presidente da República.
JC – Como ficam as reivindicações que foram feitas pelo (PP) de Cruz das Almas ao Ministério das Cidades?
Max – Bem encaminhadas [...] O referido ministério continua com o Partido Progressista. O novo Ministro das Cidades é do Deputado Aguinaldo Ribeiro do (PP). Estamos agendando uma audiência para tratar de assuntos ligados a nossa cidade. Vamos usar todo prestígio político estadual e nacional para conseguir mais coisas para Cruz das Almas. O Partido Progressista não é só Max Passos. Temos o Vereador Gerson Rubronegro, Secretários Municipais Humberto Brandão e Saul Lopes, entre outros nomes. Conseguimos recursos para o calçamento dos Alagados (Sapucaia) e do Bairro Planalto em nosso município. Jornal Conexão Bahia/Por: Paulo Galvão
Marcadores: Cruz das Almas
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial