Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 28 de outubro de 2012

Ansiosos, baianos lotam maior colégio eleitoral de Salvador

A ansiedade marcou o início da votação na Escola Luiz Vianna, maior colégio eleitoral da capital baiana, neste segundo turno das eleições. A votação começou às 8h, horário local, mas logo cedo os eleitores lotaram a frente da escola à espera da abertura dos portões. "Vim cedo para voltar logo para casa, eu não gosto de votar, tô aqui porque é uma questão de obrigação", diz Genilza Menezes, de 42 anos. Já Dona Nora, de 72 anos, saiu do município de Feira de Santana para exercer sua cidadania. "Eu cheguei cedo porque tenho que correr para pegar minha carona. Eu gosto de votar, é uma forma de saber que não morri ainda", afirma.

Acompanhado da mãe, Wellington Nascimento de Oliveira, de 68 anos, também optou por chegar cedo ao local de votação. "Já escolhi meu candidato, sempre votei, nunca escolhi uma pessoa para votar no meu lugar, escolhi uma pessoa para resolver os problemas públicos", pontua. "Gostei de votar toda vida, agora tenho que dar preferência a alguém que melhore a cidade", observa Dona Francisca do Nascimento, de 85 anos.

Em Salvador, 1.881.544 eleitores devem ir às urnas neste domingo para escolher o novo prefeito da terceira maior capital do país. Concorrem ao cargo os candidatos ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT). Na Bahia, apenas a capital e Vitória da Conquista realizam eleições municipais em segundo turno.

A votação ocorre até as 17h, nas 4.582 seções distribuídas em 20 zonas eleitorais, com 647 locais para votação. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), serão utilizadas 4.907 urnas eletrônicas para as 20 zonas eleitorais da capital baiana. O eleitorado de Salvador é dividido em 860.313 homens (45,72%) e 1.019.796 mulheres (54,20%).

Maiores de 70 anos e menores de 18 não são obrigados a votar. De acordo com o TRE, 86.661 títulos foram cancelados em Salvador. Ainda segundo dados do TRE, no primeiro turno das eleições municipais de Salvador, o número total de votos apurados foi de 1.506.522. Desse total, 72.972 foram de votos brancos; 141.443 de votos nulos; e 375.022 de abstenções. G1

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial