Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Festa Literária no Recôncavo

É apenas um bebê, mas já mostrou que tem um futuro brilhante pela frente. Com apenas um ano, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) entrou para o calendário dos grandes eventos literários do país. Trouxe um fôlego novo para as letras baianas e fez o Brasil redescobrir os encantos da cidade Heróica de Cachoeira, essa pérola colonial às margens do Rio Paraguaçu que ostenta o título de “Cidade Monumento Nacional”.

Este ano, a FLICA acontece de 17 a 21 de outubro, homenageando dois dos maiores escritores brasileiros: Jorge Amado e Nelson Rodrigues. O primeiro, se vivo estivesse, certamente marcaria presença nesta festa.  Já o segundo, estará representando pela sua filha, Sonia Rodrigues, que junto com a antropóloga Adriana Facina discutem o tema: Nelson Rodrigues e a Sensualidade Canalha. Sábado (dia 20), às 16h30.

Para discutira a obra Amadiana, a pesquisadora norte-americana Mary Ann Mahony e o autor grapiúna Daniel Thame se encontram também no sábado (dia 20), às 10h. Mas também tem discussão sobre o Dois de Julho; sobre a obra do poeta Capinam e a participação de autores contemporâneos de peso como Rui Espinheira Filho, Antonio Cícero, Javier Moro, Inês Pedrosa, e Xico Sá, que lançará em Cachoeira seu primeiro romance intitulado Big Jato, editado pela Companhia das Letras.

Mas além das discussões literárias, a FLICA também oferece uma programação musical variada com shows de Alexandre Leão, Cláudia Cunha e Orquestra Neojibá. A programação completa pode ser conferida em http://www.flica.com.br

E a cidade de Cachoeira em si convida a todos a conhecer suas delícias gastronômicas, como a maniçoba, além de seu belo conjunto arquitetônico. São inúmeros os pontos turísticos da cidade: o painel de azulejos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, recentemente restaurado pelo Ministério da Cultura através do IPHAN. Ao todo, são 13 mil peças que formam o maior painel de azulejos fora de Portugal. Além disso, vale a pena visitar a Ordem Terceira e o Convento do Carmo, a sede da Irmandade da Boa Morte, a Fundação Hansen Bahia, e muito mais.

Se nenhuma dessas opções te agradou. Não tem importância. Desfrute da beleza do Rio Paraguaçu. Escolha um local para sentar-se e deixe-se tomar pela beleza do rio e da ponte Dom Pedro II, construída em 1885, pelo próprio Imperador e pela Princesa Isabel.

Estes são apenas alguns dos motivos para você arrumar as malas e viajar para o Recôncavo Baiano. Parabéns aos realizadores da FLICA: Putzgrillo! Cultura e a Icontent/Rede Bahia, pela ousadia, determinação e qualidade do evento. Estes são dias de festejar as letras, as palavras, a várias emoções que a literatura nos possibilita. Viva a FLICA! Por Márcia Moreira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial