Santo Amaro celebra tradicional festa da padroeira Nossa Senhora da Purificação
A Festa da Purificação vai movimentar a cidade de Santo Amaro. A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (25/01), data que é celebrada a missa de 30º dia em homenagem a Dona Canô. Até o dia 02 de fevereiro, a cidade vai receber nomes como Gilberto Gil, Zezé di Camargo e Luciano, Geraldo Azevedo, Gal Costa, Maria Gadu, Margareth Menezes, Ângela Ro Ro, entre outros. Caetano Veloso abre oficialmente os festejos.
A tradicional Festa da Purificação promete movimentar a cidade de Santo Amaro. As comemorações no município, que fica a 71 quilômetros de Salvador, são voltadas à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação. Esse ano o encontro festivo vai prestar uma homenagem mais que especial ao centenário de duas personalidades brasileiras: Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Vinícius de Moraes, o poeta da paixão.
“Essa é a festa que Dona Canô mais gostava. Ela tinha uma alegria e uma satisfação muito grande em ter a cidade movimentada e aquecida. E aproveitava esse acontecimento para fazer suas reivindicações a favor de Santo Amaro. Se arrumava toda, ia para a igreja todos os dias e depois ainda queria assistir aos shows, ano passado viu Moreno Veloso se apresentar e adorou. É nossa responsabilidade fazer com que a festa esse ano seja a mais linda” diz Rodrigo Velloso, secretário de cultura do município e filho de Dona Canô.
150 anos de tradição
Santo Amaro é uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, e que se mantém firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais.
Um dos eventos que acontecem entre o período festivo é a famosa Novena para Nossa Senhora da Purificação, que reúne religiosos de todo o país, durante nove dias. Eles fazem uma sequência de orações na igreja, acompanhados por músicas cantadas em latim e executadas por músicos de orquestra.
Acontece também, nesse período, a lavagem das escadarias da igreja, culto secular criado pelos escravos, e ainda a procissão onde desfilam cerca de 40 imagens católicas, carregadas por mãos humanas em andores, que seguem pela cidade.
O evento contará com três palcos: “Alegria, Alegria”, “Tropicália” e “Proibido Proibir”. Mais de 35 atrações passarão pela tradicional festa que vai reunir grandes nomes da música brasileira.
Este ano foi criado também um novo circuito para os desfiles de trios; o espaço garante aos foliões mais segurança e evita trazer impactos aos casarões antigos da bela cidade. As manifestações culturais da região também têm seu espaço garantido na comemoração.
Dando seguimento às comemorações religiosas, no domingo (29), acontece a Lavagem da Purificação, a partir das 10h, com os desfiles da charanga juntamente com o cortejo das baianas.
O cortejo sai da casa da ilustre moradora de Santo Amaro, Dona Canô Velloso, e segue com destino ao Trapiche. Após a lavagem, acontecem os desfiles dos blocos, dentre eles, Tô na Aba, Geramix, e muitos mais.
Na quinta-feira, 2 de fevereiro, encerram-se as comemorações, com a realização da procissão que sai da frente da Igreja Matriz, a partir das 17h. Os festejos seguem com shows nos palcos principais da festa. Mais informações sobre a Festa da Purificação pelo site do evento.
Marcadores: Santo Amaro
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial