Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Estilo 'carinhoso' do Brasil atrapalha política externa do país, diz jornal

O "jeito carinhoso" e a "política do arco-íris" podem atrapalhar o Brasil em seu processo de entrada no restrito clube das grandes potências mundiais, segundo um artigo publicado nesta terça-feira pelo jornal britânico de economia "Financial Times".
O texto, assinado pelo jornalista John Paul Rathbone, destaca a importância do país no cenário geopolítico mundial na primeira década do século XXI e cita a participação do governo brasileiro em questões de grande polêmica, como o programa nuclear do Irã, mas indica que declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva são prejudiciais à sua imagem pessoal e a do Brasil perante o mundo e aponta excesso de viés ideológico em sua política externa, em especial para a América Latina.
Dentre as gafes citadas pelo jornal, está a crítica feita por Lula aos ativistas da oposição em Cuba, sobre a greve de fome feita em protesto contra a política de direitos humanos da ilha caribenha comandada por Raúl Castro.
Além disso, o artigo do "Financial Times" afirma que o país vai perder "o charme" quando o mandato do presidente se encerrar, em dezembro deste ano. Informações da redação SRZD

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial