Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jovens de Muritiba se entregam aos anabolizantes e deixam a sociedade em alerta



“Eu não sei explicar. Só sei que aconteceu de repente, M.S bateu na porta e disse que S.D tinha sido internado as pressas, quando cheguei ao hospital ele já tinha morrido. O médico disse que tinha sido bomba.”

Dona de casa, 47 anos, E.G.S teve três filhos. Quando entrevistada para essa matéria do Primogênio pediu que não tivesse sua identidade divulgada. Ela perdeu o seu filho mais velho a 3 anos, aqui em Muritiba. M.S tinha 22 anos quando teve uma parada cardíaca, minutos depois de sair da casa de um amigo, que aplicou a injeção. Os médicos não conseguiram salvar a vida de M.S, que enterrou, junto com ele, o sonho de ser um jogador de futebol. “Ele gostava de jogar bola. Todo domingo estava com a turma, sábado também, era um bom filho, um bom irmão, não sei como ele foi capaz de usar isso. Não entendo o por que!” Desabafa.
Recentemente, outro possível caso de uso da chamada “bomba” vitimou mais um cidadão, jovem, com um belo futuro pela frente. Professores de academias e de educação física chamam a atenção para o grave problema que se enfrenta na cidade. “Existem academias clandestinas que estão incentivando o uso de esteróides, anabolizantes e principalmente de A.D.E, isso é crime, é grave, se o cara não tiver boa formação, ele aplica mesmo!”, nos conta o professor de educação física que não quer se identificar.
Populares entre muitos adeptos das atividades das academias de ginástica e musculação, os anabolizantes ou esteróides oferecem um grande risco à saúde. Essas drogas trazem um alto teor do hormônio masculino testosterona. Y.M.A., 17 anos, sentiu literalmente na pele os efeitos do uso indevido dessas substâncias. Dias após injetar 10ml de um complemento vitamínico utilizado em animais em cada braço, o estudante começou a sentir os efeitos da rejeição da substância pelo organismo. Passei vários dias com febre acima de 40°C, dor de cabeça e nos olhos e os braços inchados”, lembra. Também apareceram uns nódulos nos meus braços”, acrescenta.

Na tentativa de alcançar resultados milagrosos”, costuma-se apelar para substâncias mais perigosas, como os anabolizantes ou esteróides. Y. diz que não teve dificuldades em adquirir o produto em uma loja especializada em artigos agropecuários perto de sua casa. "Resolvi testar o produto, porque alguns amigos já tinham usado. Sabia que fazia mal, mas meus colegas não apresentaram nenhuma reação à substância”", lembra.

Para se livrar dos efeitos da bomba, o garoto foi submetido a tratamento com antibióticos. Hoje, dez meses depois do incidente, ele ainda sente dores nos braços, e traz a lembrança dos maus momentos que passou. “Não aconselho ninguém a fazer uso desse tipo de substância ou de qualquer outra que prometa bons resultados em pouco tempo””, diz. Y., que percebeu, da pior maneira possível, que é bem melhor ter um pouco mais de paciência e malhar direitinho. Os resultados chegam com o tempo e naturalmente.

Parada cardíaca
O efeito dos anabolizantes sobre o coração e o cérebro é muito mais perigoso do que se suspeitava. Pesquisa recente, coordenada pela cardiologista Janieire Nunes Alves, da Unidade de Reabilitação e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração, em São Paulo, revelou que os usuários dessas substâncias têm cinco vezes mais riscos de sofrer um derrame ou parada cardíaca. E que o uso de anabolizantes pode causar câncer e até levar à morte súbita.




Consumir anabolizantes sem a orientação de um médico pode causar:

Nas mulheres
- Engrossam a voz.
- Fazem surgir pêlos no corpo e rosto.

- Causam perda de cabelos.

- Diminuem o tamanho do seio.
- Provocam câncer de ovário.

Nos homens
-
- Reduzem a produção de espermatozóides.

- Causam impotência.
- Provocam dificuldade ou dor ao urinar.

- Aceleram a calvície.

SERVIÇO
Quem quiser denunciar o consumo ilegal de suplementos, esteróides ou inibidores de apetite deve entrar em contato com a Anvisa por meio do endereço eletrônico inspecao@anvisa.gov.br

Matéria Retirada do Primogênio

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial