Estradas da Bahia cercadas de pedágios: mais de 12 serão instalados
Trafegar nas rodovias baianas pode ficar mais caro nos próximos anos. O novo projeto do governo que tem como objetivo a privatização das estradas do estado já foi assinado pelo Governador Jaques Wagner. Agora as empresas vencedoras da Licitação já começam a planejar os projetos das praças de cobrança.
Serão mais 12 pontos de pedágio além daquele que já existe na BR 099. As praças serão construídas nos principais acessos industriais do estado, passando pelo Pólo de Camaçari, Candeias, Centro Industrial de Aratu, e o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães.
Serão duas praças instaladas na BR-093, em Mata de São João e Simões Filho, um na BR 524, outra na BR-526, na Cia Aeroporto. Se consumado o fato, o município de Camaçari ficará praticamente cercado por taxas. A situação pode ficar ainda pior se o pedágio da estrada do Coco foi transferido para as margens do Rio Joanes, única rota de escape que sobraria no município.
O Consórcio vencedor da licitação foi o da Odebrecht TransPort, que se aliou a construtora OAS com os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef (atual Bahia Norte), para conseguir os recursos necessários para o consorcio. A licitação foi assinada pelo governador no dia 17 de Agosto e São Paulo.
Mais sete pontos serão instalados no transcorrer da BR-324 e 116, nos municípios de Simões Filho, Amélia Rodrigues, Santo Estevão, Milagres, Manuel Vitorino, Poções/ Planalto e Veredinha.
O consorcio Rodo Bahia, formado pelo grupo espanhol Isolux Corsan e pelas brasileiras, Engevix e Encalso foi o vencedor do leilão de concessão dos trechos das BRs, que aconteceu no dia 21/01/2009, na bolsa de valores de São Paulo.
Pelo acordo serão mais de 2 bilhões de reais investidos em 25 anos de exploração das vias. O valor da taxa é de 2,20 para carros pequenos e 24,90 para caminhão de 9 eixos.
Serão mais 12 pontos de pedágio além daquele que já existe na BR 099. As praças serão construídas nos principais acessos industriais do estado, passando pelo Pólo de Camaçari, Candeias, Centro Industrial de Aratu, e o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães.
Serão duas praças instaladas na BR-093, em Mata de São João e Simões Filho, um na BR 524, outra na BR-526, na Cia Aeroporto. Se consumado o fato, o município de Camaçari ficará praticamente cercado por taxas. A situação pode ficar ainda pior se o pedágio da estrada do Coco foi transferido para as margens do Rio Joanes, única rota de escape que sobraria no município.
O Consórcio vencedor da licitação foi o da Odebrecht TransPort, que se aliou a construtora OAS com os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef (atual Bahia Norte), para conseguir os recursos necessários para o consorcio. A licitação foi assinada pelo governador no dia 17 de Agosto e São Paulo.
Mais sete pontos serão instalados no transcorrer da BR-324 e 116, nos municípios de Simões Filho, Amélia Rodrigues, Santo Estevão, Milagres, Manuel Vitorino, Poções/ Planalto e Veredinha.
O consorcio Rodo Bahia, formado pelo grupo espanhol Isolux Corsan e pelas brasileiras, Engevix e Encalso foi o vencedor do leilão de concessão dos trechos das BRs, que aconteceu no dia 21/01/2009, na bolsa de valores de São Paulo.
Pelo acordo serão mais de 2 bilhões de reais investidos em 25 anos de exploração das vias. O valor da taxa é de 2,20 para carros pequenos e 24,90 para caminhão de 9 eixos.
Jornal Litoral Norte.
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