Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 29 de janeiro de 2011

Manifestação popular de Sapeaçu é usada como referência para não instalação de Termoelétrica e Ipiau


Nos últimos dias tem crescido na região de Ipiau o comentário a respeito da instalação de uma usina termoelétrica através da Petrobrás. A iniciativa a princípio visaria garantir energia elétrica extra para a manutenção do Projeto Santa Rita, dentre outras demandas.

Falar em energia termoelétrica é falar em polêmica. Independentemente da necessidade da região por mais energia para suprir o avanço do desenvolvimento, é sempre importante lembrar que sem segurança para o meio ambiente e a saúde da população não existe lucro que seja vantajoso.

Recentemente duas indústrias deste tipo foram objeto de ruidosa manifestação popular contra a sua instalação na cidade de Sapeaçu, recôncavo baiano. Através da amostragem obtida em outras experiências do mesmo tipo chegaram aquela pequena cidade informações de casos chuva ácida, câncer e contaminação do lençol freático através dos resíduos lançados por termoelétricas.

No caso de Sapeaçu, a manifestação foi vitoriosa e a empresa responsável pelo projeto desistiu de instalar as duas usinas, cujo raio de alcance da poluição, segundo os críticos, atingiria a toda a região recôncavo.

Afinal, porque a escolha pela energia gerada por esse método polêmico? Por acaso a energia eólica, como exemplo, não seria mais vantajosa, barata e segura? E mais : quando se fala em energia termoelétrica cadê o necessário debate com a comunidade e com nossas lideranças a respeito dos riscos que isso poderia trazer para a região?

Ipiau Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial