Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Parceria entre Prefeitura e UFBA beneficia professores de Amargosa

Uma impressora multifuncional colorida (copiadora , digitalizadora e fax), um gravador de áudio digital portátil, uma câmera fotográfica digital, uma câmera filmadora, um nobreak (equipamento utilizado para transferência automática de energia elétrica em caso de falhas no fornecimento de energia), um microcomputador e um estabilizador. O município de Amargosa, Recôncavo baiano ganhou todos esses equipamentos no último dia 16 da Universidade Federal da Bahia (UFBA), graças ao Projeto Centro Digital Pedagógico (CDP)*. Mas Amargosa ainda poderá ampliar o número de computadores para atender a um numero maior de pessoas.
 
A solenidade de entrega do kit, que foi destinado à Escola Eline Passos (Corta Mão), aconteceu em Salvador e teve o secretário de Relações Institucionais, Júlio Pinheiro, como representante do prefeito Valmir Sampaio e do município. A cerimônia marcou uma parceria de sucesso entre a UFBA, via FACED (Faculdade de Educação), e a nossa cidade. Para Pinheiro, a Universidade Federal da Bahia além de capacitar nossos professores, ainda mostra o seu viés social com essa doação para uma escola da zona rural. “A UFBA comprova que a educação precisa chegar a todos, sem distinção. Por outro lado, vale salientar também que desde que assumiu a Prefeitura de Amargosa, o prefeito vem com ações coletivas em parceria com os Governos Estadual e Federal e universidades públicas, realizando um trabalho eficiente, dando oportunidade de acesso a computadores aos mais carentes. Isso é inclusão digital e social! Nunca antes na história de Amargosa existiu um governo que se preocupasse tanto com o social como essa administração”, destaca o secretário.

Para o secretário de Educação Eliezer Silva, essa parceria que a cidade tem com a UFBA se fortifica a cada dia. “Esse Centro Digital Pedagógico além de ser um espaço de conhecimento para os professores, também é uma forma dos mesmos interagirem com seus alunos. Mas não posso esquecer de mencionar também o excelente trabalho de capacitação dos nossos professores que estamos realizando em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)”, acrescenta Silva.

“Todos os anos, realizamos o Encontro de Profissionais da Educação. Nele, abordamos temas relevantes a melhoria do nosso trabalho e o resultado está aí para que todos vejam. Não nos preocupamos somente com a parte física das escolas e creches, temos sempre em mente e no coração que uma sociedade só se torna melhor quando tem um governo que se preocupa com o futuro de nossas crianças e isso o prefeito Valmir disse no seu primeiro discurso como gestor, que iria fazer um Governo de todos em especial para as crianças”, salienta o secretário de Educação. Ele também fez questão de agradecer a professora Cely Taffarel por seu comprometimento, aos professores do município que participaram desse espaço de Educação no campo e em especial a professora Jaciara Andrade, que se empenhou bastante nesse processo de implantação do CPD.

*O que são os Centros Digitais Pedagógicos (CPD) - Espaços formativos para a educação do campo, que visam subsidiar a gestão de processos educativos com desenvolvimento de estratégias pedagógicas para as áreas de conhecimento dos currículos escolares, a fim de formar sujeitos humanos autônomos e criativos, capazes de produzir soluções para questões próprias a sua realidade e democratizar o acesso às tecnologias computacionais, desenvolvendo professores do campo para o seu uso responsável. Eles também tem como finalidade a construção de um projeto histórico de desenvolvimento social do campo e para o país.

Ascom: Amargosa

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial