Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jornalista é preso por se recusar a apagar fotos de abordagem policial

Policial tenta arrancar máquina (a tiracolo) do jornalista Ederivaldo Benedito (Foto Pedro Augusto)
A imprensa é livre, tem que ser respeitada por todos, principalmente pela polícia que tem como obrigação garantir a ordem, e oferecer segurança para que profissionais como esse trabalhem tranquilos. Esse fato tem que  ser bastante divulgado na mídia para evitar futuras situações semelhantes com a classe.
O jornalista Ederivaldo Benedito ainda continua no Complexo Policial de Itabuna e até há pouco esperava a chegada do delegado plantonista para, então, prestar depoimento e ser liberado. Benedito foi preso por se recursar a deletar fotos de uma abordagem policial a dois jovens no circuito da 8ª Parada Gay.

Imagens captadas pelo fotógrafo profissional Pedro Augusto – às quais o Pimenta teve acesso – mostram o exato momento em que os policias liberam os jovens e partem para cima do jornalista. “Apaga”, esta foi a ordem dada pelo policial que comandava o pelotão.

Policiais algemam o jornalista para encaminhá-lo para o
Complexo Policial (Foto Pedro Augusto).
Benedito estava fotografando a abordagem a uma distância de aproximadamente cinco metros, quando foi interpelado. O repórter se negou, inicialmente, a apagar as fotos. E os policiais exigiram que Benedito entregasse o equipamento fotográfico, e o jornalista novamente se recusou.

Policiais teriam detido o jornalista por suposta resistência à prisão, fato que ele nega. As imagens mostram que ele se opôs a entregar a máquina fotográfica, que estava a tiracolo. Os PMs o imobilizam e, logo em seguida, algemam Benedito, encaminhando o profissional para a Companhia Independente da PM, no Conceição. O jornalista não resiste à prisão.

Benedito ficou por alguns instantes na companhia, enquanto a polícia mandava uma viatura para encaminhá-lo, no camburão, para o Complexo Policial, por volta das 17h. O SITE PIMENTA não conseguiu ainda ouvir o jornalista para saber se havia alguma imagem comprometedora que justificasse o excesso e abuso de poder dos policiais na operação.


OAB QUER PUNIÇÃO RIGOROSA

O site Pimenta ouviu há pouco o presidente da OAB-Itabuna, Andirlei Nascimento, que se encontra no Complexo Policial. Andirlei afirmou que houve excesso dos policiais. “A OAB vai tomar posição e exigir a punição dos policiais envolvidos. A instituição acompanhará todo o desenrolar do inquérito na polícia civil e se possível inquérito militar”, disse ao blog.

Andirlei disse que não é cabível a polícia impedir o trabalho da imprensa. “O repórter estava fotografando. Como pode prender alguém tão somente porque essa pessoa estava fotografando uma abordagem. Então, vamos voltar aos tempos da ditadura”. Informações do Pimenta

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial