Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 25 de março de 2012

Celebrações da Semana Santa em Cachoeira começam neste domingo (25)

O município de Cachoeira reserva uma programação especial para as celebrações da Semana Santa. Os ritos têm início já neste domingo (25) e se estendem até o próximo dia 8 de abril, na Igreja de Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Santa Casa de Misericórdia e Igreja do Carmo.

A cidade, que fica a 109 quilômetros de Salvador, inicia a cerimônia religiosa neste domingo (25) com o Ato dos Sete Passos. Depois, na sexta-feira (30), será realizada a Celebração da Memória de Nossa Senhora das Dores, e no domingo (1º de abril) será a vez dos fiéis participarem de uma bênção especial e da procissão de Ramos, que dá a largada para a Semana Santa.

A programação segue na terça (3) e quarta-feira (4), com as celebrações Penitencial e das Dores de Maria. A Quinta-feira Santa (5) será voltada para a Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do lava-pés. Na Sexta-feira Santa (6), a programação reserva aos fiéis a celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida pela Procissão do Senhor Morto.

Já o Sábado de Aleluia (7) será dedicado à Vigília Pascal, quando será realizada a procissão do Cristo Ressuscitado pelas ruas de Cachoeira. A queima de Judas está garantida e será realizada na sede do município, na Rua da Saudade, assim como na zona rural de Cachoeira. Grupos de samba de roda e partido alto animarão o público presente.

O Domingo de Páscoa (8) será dia de comemorar a ressurreição de Jesus e a programação vai incluir a Missa de Páscoa, batizados e muita confraternização entre os cristãos.

Cachoeira é reduto do turismo cultural

Quem visita a histórica cidade não pode deixar de visitar alguns dos principais pontos turísticos de Cachoeira. Um dos lugares é a sede da Irmandade da Boa Morte, localizada próximo a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. A Irmandade que mantém a tradição da Festa da Boa Morte há mais de 150 anos no município. Durante a manifestação católica, o município chega atrair aproximadamente 15 mil visitantes. A irmandade, que realiza a Festa da Boa Morte sempre na primeira quinzena de agosto, é formada por mulheres negras com mais de 50 anos de idade e descendentes de escravos.

A Fundação Hansen Bahia é mais um dos lugares que não podem faltar na lista de passeios da cidade. A Fundação abriga mais de 10 mil peças do artista alemão Karl Heinz Hansen, como matrizes e xilogravuras. Hansen morou na Bahia até o ano de 1978 e o prédio onde funciona a Fundação já foi habitado pela princesa Isabel no século XIX. Outras opções de pontos turísticos também são os prédios da Santa Casa, do século XVIII, a orquestra filarmônica Sociedade Lítero-musical Minerva Cachoeirana, fundada no ano de 1878, a Capela de Santa Bárbara e o Chafariz Imperial, dentre outros. Para saber mais sobre os atrativos de Cachoeira, opções de hospedagem e restaurantes, basta acessar o site www.bahia.com.br.

Programação
Domingo (25/03)
Ato dos Sete passos
Local: Igreja de Ordem Terceira do Carmo
Horário: 19h

Sexta-feira (30/03)
Celebração da Memória de Nossa Senhora das Dores
Local: Igreja de Ordem Terceira do Carmo
Horário: 7h

Celebração a Nossa Senhora das Dores
Procissão do Encontro
Local: 19h

Domingo de Ramos (1º/04)
Benção e Procissão de Ramos
Local: Igreja de Santa Casa de Misericórdia
Horário: 7h

Missa de Ramos
Local: Igreja do Carmo
Horário: 8h

Terça- feira(03/04)
Celebração Penitencial e confissões
Local: Igreja do Carmo
Horário: 19h30

Quarta- feira (04/04)
Celebração das Dores de Maria
Local: Igreja de Ordem Terceira do Carmo
Horário: 19h30

Quinta- feira Santa (05/04)
Missa da Ceia do Senhor e Cerimônia do lava- pés
Local: Igreja do Carmo
Horário:19h30

Vigília Eucarística
Local: Igreja de Ordem Terceira do Carmo
Horário: Das 21h30 às 23h

Sexta- feira Santa (06/04)
Celebração da Paixão e Morte do Senhor, seguida de Procissão do Senhor Morto
Local: Igreja da Ordem Terceira do Carmo
Horário:16h

Sábado de Aleluia (07/04)
Vigília Pascal, seguida da Procissão do Cristo Ressuscitado
Local: Igreja do Carmo
Horário: 21h

Domingo de Páscoa (08/04)
Local: Igreja do Carmo
Batizados às 9h
Missa de Páscoa, às 19h

23/03/2012
Ascom / Setur
71 3116-4103 / 4105
ascom@turismo.ba.gov.br
www. bahia.com.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial