Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 7 de abril de 2012

UFRB lança nova versão do Manual do Estudante

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) acaba de lançar uma nova versão do Manual do Estudante, documento que visa orientar a comunidade discente em sua vivência acadêmica. O Manual do Estudante 2012 serve de fonte de informação sobre as ações administrativas e acadêmicas que envolvem o dia a dia do estudante, devendo ser acessado sempre que houver a necessidade de esclarecer normas e procedimentos para tais ações. O documento traz listados os direitos e deveres dos discentes, com base no Regimento da UFRB, e dá conhecimento aos mecanismos de matrícula (registro acadêmico), trancamento de curso, aproveitamento de estudos, avaliações, atividades formativas complementares, entre outros. Para Deise Santos, técnica da PROGRAD, é uma maneira de garantir aos estudantes que estão reiniciando suas atividades e aos ingressantes o acesso mais rápido a informações que, muitas vezes, eles desconhecem.
O Manual do Estudante também disponibiliza dados sobre a estrutura administrativa e acadêmica da UFRB, destacando as funções dos principais órgãos da universidade e uma lista de telefones e e-mails para contato. Sobre os cinco Centros de Ensino da instituição, o material fornece uma tabela com os cursos oferecidos, número de vagas e duração. Ao final, o manual traz um glossário com termos utilizados na área acadêmica, a fim de facilitar a integração dos estudantes recém-chegados com este novo universo.


“O documento foi criado para ser usado como uma referência pelo estudante, auxiliando-o a alcançar um bom desempenho na universidade”, diz a coordenadora de Políticas e Planejamento da Graduação, Janete Santos. Uma primeira edição do Manual do Estudante foi lançada em 2009. A versão atualizada está disponível em exemplar eletrônico no endereço www.ufrb.edu.br/portal/ensino/manual-do-estudante.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial