Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aberto o XVII Encontro Internacional de Capoeira Angola

Mestres de capoeira, capoeiristas de diversas nacionalidades e admiradores da arte reuniram-se nesta quinta (28), em Salvador, para promover a abertura oficial do XVII Encontro Internacional de Capoeira Angola. O encontro, que aconteceu no Espaço Cultural Barroquinha, às 18h30, foi realizado pela Fundação Internacional de Capoeira Angola (Fica-Bahia) e contou com o apoio da Bahiatursa. O projeto tem como objetivo promover o encontro entre capoeiristas de diversas nacionalidades, para a troca de conhecimentos e saberes, com base na tradicional cultura afro-brasileira.

Participaram do encontro, representantes de diversos países como a Espanha, Estados Unidos e Rússia, e também de outros estados brasileiros, além da Bahia. O estudante de capoeira, Gabriel Petterson, do Novo México, veio fazer intercâmbio e falou da experiência que tem com a arte. “Eu jogo capoeira há mais ou menos cinco meses e gosto muito por causa da cultura que ela tem; pelo que tenho percebido é muito interessante”, disse Petterson. Além da capoeira, sua visita à cidade tem outro propósito: “Eu fico aqui até dezembro e vou aprender a falar português”, concluiu Petterson.

A abertura contou com a participação de alguns mestres de Capoeira Angola, como mestre Valmir, mestre René, mestre Felipe e Cobra Mansa. Mestre Cobra Mansa ressaltou a importância deste evento na Bahia. “Este é um dos maiores eventos que acontecem no Brasil, e aqui deve ter a representação de mais de 34 países, pessoas de várias partes do mundo vieram para cá para conhecer essa coisa mágica que é a capoeira”, disse Cobra Mansa, 51 anos, 37 anos de carreira.

Após a reunião, os participantes seguiram direto para a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, local em que se dará a continuidade das atividades do encontro, de 29 de julho a 1 de agosto. Realizado pela quarta vez no Estado, o evento promete reunir cerca de 200 pessoas em cinco dias de atividades. Durante a estada em Cachoeira, que fica a 116 quilômetros de Salvador, o grupo tem como programação desfrutar de atividades de oficinas e rodas de capoeira Angola, palestras e debates, além de visita aos quilombos da região do Iguape.

29/07/2011
Ascom / Setur

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial