Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 4 de novembro de 2012

Enem de 2012 tem 27,9% de abstenção

Dos 5, 7 milhões de candidatos inscritos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 4,1 milhões compareceram aos locais de prova neste final de semana. Os dados, ainda preliminares, indicam uma taxa de abstenção de 27,9% - índice semelhante aos registrados nos anos anteriores.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, “até o momento” não houve “nenhuma fraude ou indício de qualquer episódio que pudesse arranhar a credibilidade ou a eficiência do exame”. Em relação aos problemas verificados em anos anteriores, como erros de impressão, roubo da prova e vazamento de questões, o ministro avaliou que a cada edição se aprende com os erros.
Mercadante citou alguns casos de estudantes que tiveram problemas para fazer a prova e poderão participar de uma nova aplicação, nos dias 4 e 5 de dezembro. O mais inusitado é o caso de uma candidata do Mato Grosso do Sul que estava grávida e pariu o bebê no banheiro da escola onde faria a prova, minutos antes do exame. Pâmela Oliveira, de Sidrolândia (MS), passa bem e recebeu uma ligação do próprio ministro informando que terá uma nova chance de fazer o Enem.

Foram registrados ainda diversos incidentes relacionados às chuvas e problemas de falta de energia. Na cidade de Amargosa, no Recôncavo baiano, uma escola onde estava sendo aplicado o Enem neste domingo foi destelhada e alagada em função de uma forte chuva. De acordo com Mercadante, a situação ainda está sendo analisada, mas é possível que a prova seja reaplicada a esses estudantes.
Também por causa de interrupção no fornecimento de energia, candidatos de Rio Branco (AC) não puderam terminar a prova no sábado e farão o Enem nos dias 4 e 5 de dezembro. Eles faziam parte do grupo dos sabatistas – pessoas que por motivos religiosos “guardam o sábado” e não podem fazer nenhuma atividade antes do por do sol. Esses participantes iniciam a prova à noite e por causa da falta de energia não puderam continuar a responder as questões. As informações são da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação-Correio).

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial