Veículos que estão no estoque são vendidos com preços antigos
O administrador José Maia poderia ter comprado o mesmo carro pelo mesmo preço em dezembro, mas preferiu se arriscar a esperar chegar janeiro. “Se comprasse antes, a nota fiscal ia ser de 2012. Comprando agora, por mais que o carro seja 12/13, na hora de vender eu posso falar que comprei em 2013”, explica.
Segundo os gerentes, o que importa mesmo na hora de vender o carro é o modelo de fabricação, mas, pelo menos, o administrador deu a sorte de achar o carro que queria ainda com o preço do ano passado.
Na concessionária Merci, o Peugeot 207 Passion que José está querendo continua custando R$ 35.890, preço com o IPI reduzido. Como ele tem o motor 1.4, o imposto já deveria ter aumentado para 7%, mas o gerente Luciano Aragão explica que, como ainda tem muitos em estoque, manteve o preço com o IPI a 5,5%. “Na verdade 4%, porque a Peugeot reduziu a margem de lucro para ficar com o preço ainda mais competitivo”, garantiu.
Já os carros nacionais com motor 1.0 deveriam ter aumentado o IPI de zero para 2%, mas a maioria das concessionárias ainda mantém os preços antigos para os carros que já estão no pátio. É o caso do Novo Uno Way vendido na Cresauto (Fiat).
Segundo os gerentes, o que importa mesmo na hora de vender o carro é o modelo de fabricação, mas, pelo menos, o administrador deu a sorte de achar o carro que queria ainda com o preço do ano passado.
Na concessionária Merci, o Peugeot 207 Passion que José está querendo continua custando R$ 35.890, preço com o IPI reduzido. Como ele tem o motor 1.4, o imposto já deveria ter aumentado para 7%, mas o gerente Luciano Aragão explica que, como ainda tem muitos em estoque, manteve o preço com o IPI a 5,5%. “Na verdade 4%, porque a Peugeot reduziu a margem de lucro para ficar com o preço ainda mais competitivo”, garantiu.
Já os carros nacionais com motor 1.0 deveriam ter aumentado o IPI de zero para 2%, mas a maioria das concessionárias ainda mantém os preços antigos para os carros que já estão no pátio. É o caso do Novo Uno Way vendido na Cresauto (Fiat).
O administrador José Maia (com os filhos) arriscou deixar para comprar o carro este mês e deu certo
A gerente Cristina Cordeiro explica que os veículos 2013/2013 vão começar a chegar à concessionária a partir do dia 15 deste mês, custando R$ 28.447. Mas quem comprar um carro 12/13 que já está no pátio vai pagar menos:
R$ 26.858. Ela diz que ainda tem todos os modelos em estoque, mas faz uma ressalva. “Os brancos só por encomenda, e aí já vêm com o preço novo”.
Por estar na moda, a cor branca é um problema para a maioria das concessionárias. “Tenho modelos de todas as cores, menos o branco”, diz Aragão, da Merci. Na Frutos Dias (Chevrolet), a fonoaudióloga Ana Blanche deu a sorte de conseguir seu Onix branco com o preço antigo.
“Ele foi faturado no dia 30 de dezembro”, comemorou ela, que antecipou o presente de aniversário do filho Ilan, de 17 anos, só para aproveitar o desconto. “Por enquanto, eu vou ficar usando, aí quando ele fizer 18 anos fica pra ele”, explicou. Ontem, ela foi à concessionária com o filho e com o marido para retirar o carro.
Preço novo
A gerente Cristina Cordeiro explica que os veículos 2013/2013 vão começar a chegar à concessionária a partir do dia 15 deste mês, custando R$ 28.447. Mas quem comprar um carro 12/13 que já está no pátio vai pagar menos:
R$ 26.858. Ela diz que ainda tem todos os modelos em estoque, mas faz uma ressalva. “Os brancos só por encomenda, e aí já vêm com o preço novo”.
Por estar na moda, a cor branca é um problema para a maioria das concessionárias. “Tenho modelos de todas as cores, menos o branco”, diz Aragão, da Merci. Na Frutos Dias (Chevrolet), a fonoaudióloga Ana Blanche deu a sorte de conseguir seu Onix branco com o preço antigo.
“Ele foi faturado no dia 30 de dezembro”, comemorou ela, que antecipou o presente de aniversário do filho Ilan, de 17 anos, só para aproveitar o desconto. “Por enquanto, eu vou ficar usando, aí quando ele fizer 18 anos fica pra ele”, explicou. Ontem, ela foi à concessionária com o filho e com o marido para retirar o carro.
Preço novo
O Ônix e o Cruze são os dois modelos da Chevrolet que não podem mais ser comprados pelo preço antigo. “Vendemos tudo em dezembro, agora os novos já vão chegar com novos preços”, diz a gerente Tuca Sampaio, que ainda não sabe quanto os veículos modelo 13/13 vão custar. “Não saiu a tabela ainda”, explica. Ela também conta que os modelos populares são os que têm menos estoque. Quem quiser um Celta, por exemplo, vai precisar correr, pois há poucos exemplares na loja.
Na Indiana (Ford), a situação é semelhante. “So tenho três Ka no estoque”, anunciou o gerente Leonardo Ferreira, ontem, às 17h. Os veículos, que são 12/13, só têm ar-condicionado e custam R$ 22.990. Mas quem chegar atrasado vai pagar R$ 24.200 pelo modelo 13/13.
E quem está de olho num carro da Volkswagen já vai ter que pagar o preço novo. É que desde que as concessionárias reabriram, em 2 de janeiro, os valores dos veículos, mesmo os que já estavam no pátio, já foram reajustados.
Na Bremen, por exemplo, O Novo Gol 1.0 completo já custa R$ 34.100, e não mais R$ 33.100, como custava até 31 de dezembro. Outro que teve aumento foi o Fox 1.0 completo: de R$ 35.400 para R$ 36.900.
Contrastando com o movimento de dezembro, último mês de IPI zero, as concessionárias visitadas ontem pelo CORREIO estavam vazias. Mas, segundo os gerentes, janeiro não é o pior mês de vendas. “O pior é fevereiro, que o povo só quer saber de Carnaval”, diz Cristina, da Cresauto. A colega de profissão Tuca, da Frutos Dias, concorda. “Esse mês ainda teve gente
que achou que o IPI ia prorrogar, mas fevereiro é terrível”, analisou.
IPI não pode ser fator decisório, diz especialista
Se você comprar um carro agora, vai economizar com o IPI. Mas já pensou na quantidade de outros gastos que isso implica? O alerta é feito pelo consultor financeiro especialista em finanças pessoais Reinaldo Domingos.
"O IPI é muito pequeno perto da relação de custos de um carro. A manutenção mensal dele custa em torno de 2% de seu valor. Sem contar que a cada ano seu preço deprecia cerca de 10%", alerta o especialista.
Ele aconselha que antes de sair correndo para aproveitar os últimos dias de imposto zero, o consumidor analise se os gastos com o carro (incluindo financiamento, combustível, revisão, estacionamento, seguro, IPVA, etc) vão ultrapassar 20% de seu orçamento.
Como regra geral, ele aconselha que pessoas que tenham uma renda mensal inferior a R$ 3,5 mil não comprem um veículo. "Não adianta comprar para ter que vender depois".
O especialista também aconselha que o consumidor considere se ter esse gasto em janeiro não vai comprometer suas finanças. "Comprar um carro é já começar o ano com IPVA, seguro, licenciamento. Isso se soma às despesas normais de janeiro, como IPTU, matrícula dos filhos, material escolar", enumera.
"Mas se o orçamento estiver muito bem estruturado, aí sim é interessante comprar o carro agora para aproveitar os estoques de 2012, com os preços mais baixos", diz, apesar das ressalvas.
Priscila Chammas
priscila.chammas@redebahia.com.br
Marcadores: Economia
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