Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Maragojipe: Representantes da Prefeitura reúnem-se com o Secretário de Agricultura do Estado

Aconteceu hoje, em Maragogipe, uma reunião do vice-prefeito de Maragogipe com o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), o engenheiro agrônomo Eduardo Salles e o Gerente de Relações Institucionais do EEP Marcio Cruz.


Adhemar e Marcio Cruz
O secretário, à convite do vice-prefeito Dr. Adhemar Novaes, veio conhecer o potencial do município de Maragogipe, e viabilizar a construção do matadouro de suínos na cidade. Tradicional em Maragojipe, a carne de fumeiro é uma das grandes fontes econômicas do município. Cerca de duzentas famílias vivem desse segmento, produzindo artesanalmente a carne de porco defumada.

Mas como nunca houve políticas públicas eficazes voltadas para essa produção, os produtores amargam anos de embate com o Ministério Público e vivem sob a mira da fiscalização ostensiva da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).

Salles é a favor do associativismo e acredita que a população deve trabalhar organizando-se em associações e cooperativas para melhorar a maneira de desenvolver a agropecuária na Bahia.

Vera, Simone e Eduardo Salles
Simone Assis, representante dos produtores de carne de fumeiro de Maragojipe, diz que o prejuízo em mercadorias confiscadas é incalculável.
Além de não haver locais adequados, que atendam as exigências de higiene e conservação da carne, não há apoio administrativo na gestão documental e incentivo à legalização de Associações e Cooperativas, o que gera, inevitavelmente, brechas para a clandestinidade.
Nesta reunião ficou claro que a construção do matadouro, orçado em no mínimo três milhões de reais, pode ser facilmente substituída pela construção de uma Unidade de Beneficiamento para os produtores.
De acordo com o Secretário Estadual Eduardo Salles, esse projeto já consta na pasta da SEAGRI-Ba e representa um investimento de trezentos e quarenta mil reais. Recurso esse que pode ser captado através de emendas parlamentares.
O Gerente de Relações Institucionais do EEP Marcio Cruz firmou parceria neste ultimo projeto, colocando o Estaleiro Enseada do Paraguaçu na condição de principal consumidor desta produção. Ele sugeriu ainda, a construção de um mercado específico para a comercialização da Carne de fumeiro, entre outros produtos derivados do suíno.
O agrônomo Nelson Salvador, na condição de Secretário Interino de Agricultura e Pesca de Maragojipe, aproveitou para pedir o aumento da quantidade de sementes destinadas ao Município.
Atualmente, o Estado distribui 6.000kg de sementes de feijão e 3.000kg de sementes de milho para a agricultura familiar. Mas o mínimo necessário para uma cidade em que 52% dos moradores são da zona rural é um número maior: 10.000kg de sementes de feijão e 5.000kg de sementes de milho.
Da reunião a comitiva partiu para a FUNDAC na Capanema. Como todos que visitam o local, o Secretário de Estado ficou encantado com o potencial do lugar, já visando a possível reabertura da escola agro-industrial.
O Secretário aproveitou a oportunidade e apresentou à Prefeita Vera da Saúde o projeto Renovar, que dispõe sessenta embarcações a motor de pequeno porte e equipamentos. A construção de um pequeno estaleiro, para a reforma das embarcações com fibra de vidro, formando mão de obra própria para a manutenção, também está prevista no Projeto Renovar.
No encerramento da visita ficou clara a importância desse e diagnóstico inicial da Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado. Afinal, em Maragojipe, 72% da população ativa economicamente vive da agricultura e pesca.
Com informações da Ascom / Maragojipe

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial