Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Carros com infrações são pegos nas blitzen

De quinta-feira até o começo da noite de domingo 1.677 motoristas foram abordados nas operações.

Agentes da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) fizeram novas blitzen em Salvador durante o domingo. De quinta-feira até o começo da noite de ontem, 1.677 motoristas foram abordados nas operações. Do total, 23 haviam ingerido menos de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido, como acusou o teste do bafômetro. Fora os sete pontos a menos na carteira e o direito de dirigir suspenso por 12 meses, eles vão ter que pagar multa de R$ 957,70.
Outros sete condutores sofreram mais penalidades, pois haviam ingerido mais de 0,3 miligrama.

Além da multa, vão responder a inquérito policial. Antes da nova lei, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja).
Localidades – A fiscalização no trânsito vem sendo intensificada desde que a “Lei Seca” entrou em vigor. No domingo, as blitze se concentraram em três localidades: Amaralina, Pituaçu e Avenida Paralela (nas imediações do Condomínio Amazonas). Por causa das chuvas, a blitz em Amaralina chegou a ser interrompida, terminando antes do horário previsto.

Em Pituaçu, dois motoristas foram flagrados dirigindo com teor alcoólico inferior a 0,3 miligrama. Os veículos que eles dirigiam não chegaram a ficar retidos, pois foram conduzidos por outro passageiro habilitado – e que não havia bebido. Já na Avenida Paralela, um motorista não passou no teste, mas estava com o teor alcoólico inferior a 0,3 miligrama. O outro se negou a fazer o teste do bafômetro.

“Podemos concluir que a incidência de motoristas alcoolizados beira os 2%. Estatisticamente, esse número sempre foi maior, uns 8%. Portanto, diminuiu”, conclui Laurentino Silva Neto, assessor técnico chefe da SET, que estava na Paralela.
Para Silva Neto, o fato de não ter acontecido acidentes graves na cidade ontem pode estar relacionado à nova lei. Foram oito no total, três dos quais com vítimas que sofreram leves escoriações.

Um dos condutores que fizeram o teste do bafômetro é a empresária Alessandra Araújo, 36 anos. “Não bebo, sabia que não ia dar em nada. E acho bacana essa lei porque quem não bebe acaba pagando pela irresponsabilidade de uns”, salientou.
Documentação – Embora o foco principal das blitze seja coibir a ingestão de bebidas alcoólicas pelos motoristas, elas têm pego outros tipos de infrações: ausência ou vencimento de documentos; veículos sem placas ou lacre de segurança; mudança nas características do veículo, IPVA em atraso, dentre outras.

“Inevitavelmente, isso iria acontecer. Não podemos fingir que não estamos vendo demais irregularidades, embora essa não seja a intenção das blitze”, disse Paulo Cezar Dantas, chefe de gabinete da SET, adiantando que o órgão em breve divulgará um balanço das ocorrências.
A reportagem flagrou diversos casos no domingo. Dois, inclusive, sobre mudança na característica do veículo. Os condutores haviam rebaixado o carro, o que é proibido, como prevê o artigo 230, inciso VII, do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Perderam cinco pontos na carteira e tiveram que pagar uma multa de R$ 127,33.

Rodovias – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fiscalizou as estradas no final de semana, prosseguindo com a Operação Grau Zero, que visa combater a embriaguez no volante e reduzir o número de acidentes nas rodovias. Das 21 horas de sábado até as 5 horas de ontem, foram presos 11 motoristas e outros 11 notificados. Desde quando a lei entrou em vigor, foram 33 prisões e 55 notificações. O caso mais grave foi o de José Carlos dos Santos Andrade, 38 anos. Ele conduzia um caminhão e apresentou 1,29 miligramas.

Fonte: Agência A TARDE