Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sábado, 22 de dezembro de 2012

Mais um acidente na estrada que liga São Felipe a localidade das Caroba com vitima fatal

 
Aconteceu na tarde deste sábado (22), por volta das 14hs um grave acidente. Uma caminhonete S10 de cor branca placa 3427 carroceria de madeira, que conduzia passageiro, da feira da cidade de São Felipe, para a localidade das Caroba pertencente ao município de Maragogipe. Quando passa em trecho conhecido por cachoeirinha, motorista que conduzia o veiculo perdeu o controle da direção, caindo numa vala ao entorno da estrada, deixando uma vitima fatal no local, e vários outros feridos, segundos as informações viajava entorno de sete pessoas no veículo no momento do ocorrido.

Ha vitima fatal era o proprietário do veiculo, conhecido por Nem de Bento, o condutor é filho da vitima e de pré-nome Pingo, outro passageiro também em estado grave e conhecido por Antonio Preto irmão de Nem de Bento que morreu no local, esse foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, informações preliminares, dão conta que o estado dele é grave e continua encama, e as demais vitimam fora socorrida para o Hospital geral de São Felipe e estão fora de perigo.

O corpo de Nem de Bento foi recolhido, pela policia técnica de Santo Antonio de Jesus, por volta das 18hs e encaminhado IML (instituto medico legal), para ser periciado.(JC Radialista)

Marcadores: ,

Maragogipe: Depois de acidente, homem fica paralisado uma hora esperando atendimento médico

Essa é uma triste notícia. Em pleno final de ano em que as cidades do interior baiano se enchem de alegria com o encontro de familiares. Neste momento tão especial, os órgãos públicos deveriam estar atentos e alertas para qualquer caso grave.

Pois bem, esse foi o caso de hoje, dia 22 de dezembro, em Maragogipe, na rua São Bartolomeu, ao lado da Secretária de Educação do Município. Um homem sofreu um acidente com sua motocicleta e ficou no passeio público paralisado por uma hora, numa posição desconfortante, à espera de atendimento médico e, para que qualquer cidadão fique perplexo e indignado com a situação nem a ambulância do Hospital Municipal Nossa Senhora da Saúde nem muito menos a SAMU estavam preparadas para o atendimento. "Essa é a saúde de Maragogipe" falou um cidadão.

Sofrendo com a dor e com pedidos de ajuda, o cidadão, que estava com uma multidão ao seu redor, e estava sendo protegido pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar para que ninguém tentasse removê-lo de forma incorreta, aguardava desesperadamente pelo socorro. Seu irmão e familiares queriam retirá-lo daquela situação urgente, mas caso tentassem poderiam prejudicá-lo, informou o comandante da Guarda Municipal Nelson Querino.

Quando a ambulância chegou, os primeiros socorros foram prestados, com o auxílio de enfermeiros e da Guarda Municipal enviando o rapaz para o Hospital de Santo Antônio de Jesus. Estamos no aguardo de mais informações. Informações do Zevaldo Sousa

Marcadores:

Rei Nelsinho é assaltado na porta de casa

O empresário Nelson Roberto, conhecido 'Rei Nelsinho da Kamys' foi assaltado na porta de casa, no bairro Santa Mônica, em Feira de Santana, na noite de ontem (21), por volta de 20h30. Segundo informações, Nelsinho chegava acompanhado por funcionários de Alagoinhas, onde passou todo o dia comercializando confecções, quando foi surpreendido por bandidos armados e que estavam em uma motocicleta. Eles anunciaram o assalto e levaram toda a féria do dia. Os bandidos fugiram tomando rumo ignorado. O valor roubado ainda não foi revelado pela vitima e nem pela polícia. Informações do Polícia é Viola

Marcadores: ,

Ordem Terceira do Carmo mantém tradição do Presépio Natalino em Cachoeira

Em Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo baiano (distante 110 km de Salvador), a Irmandade da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira e o Centro de Estudos Raízes do Recôncavo, mantêm viva nesta época, a tradição do Presépio Natalino. Confeccionado com papel reciclado, o presépio é uma criação do artista plástico cachoeirano, Tony Melo, e está na sua terceira edição. O presépio poderá ser visto pelo público até o dia 6 de janeiro, de Reis, como manda a tradição, no adro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, das 19h30min até às 22h.

Utilizando a técnica da papietagem (a mesma usada para das tradicionais cabeçorras da Festa de Nossa Senhora d’Ajuda) tendo papel e cola como materiais básicos para a confecção das figuras, a iniciativa dos organizadores tem o objetivo de oferecer à população uma obra de arte e de resgate da tradição de armar presépios.

A grande novidade deste ano é inclusão de três camelos, confeccionados em tamanho natural, posicionados ao lado das figuras dos Reis Magos. O projeto, que conta também com a participação da educadora Rita Santana na confecção das peças, recebe o apoio de doação de papeis de uma fábrica instalada em Cachoeira. Para os organizadores, uma parceira importante que viabiliza o projeto, “Vale muito a visão estratégica de cidadãos sensíveis para firmar parcerias vantajosas para a empresa e oportunizar a comunidade momentos de arte e cultura”, disse Rita Santana. Reportagem: Alzira Costa

Marcadores:

População bloqueia BA-093 em protesto contra prefeita eleita Gerusa Laudano

Gerusa Laudano (PSD) foi diplomada prefeita em Pojuca, mas as protestos por causa disso continuam. A população se mostra revoltada com a política. Prova disso é que cerca de 10 mil pojucanos manifestaram essa semana no ato da diplomação da polêmica prefeita. O problema é que o prefeito eleito com 16 mil votos, Dr. Toinho (PDT), não pode assumir o cargo, pois ainda está sob julgamento na Lei Ficha Limpa. O pedetista responde por abuso econômico na gestão de 2004. Na manhã deste sábado (22), mais protestos voltaram a acontecer por conta da diplomação de Gerusa. Dessa vez foi na proximidade da BA-093, onde fica localizada a praça do pedágio da concessionária Bahia Norte. Cerca de mil pessoas estão no local protestando contra Laudano. Revoltada, a população queima peneus na pista e barra a passagem dos veículos, causando grande congestionamento na via. (Fonte e foto Bocão News)

TCM pune prefeito de Conceição do Almeida por desobedecer à Lei de Licitações

O Tribunal de Contas dos Municípios, na tarde desta terça-feira (18/12), acolheu em parte a denúncia formulada contra a Prefeitura de Conceição do Almeida, que tem como gestor Adaílton Campos Sobral, devido as irregularidades relativas a locação irregular de veículos e reforma de Unidade de Saúde, referentes aos exercícios de 2009 e 2010.

O conselheiro José Alfredo Dias, relator do processo, amparado nas diversas ilicitudes cometidas pelo gestor, solicitou promoção de representação junto ao Ministério Público e aplicou uma multa de R$ 8 mil.

A relatoria durante a análise, constatou que o processo constituiu principalmente por três denúncias formuladas pelos vereadores Julival de Souza Neiva, Antônio José Rodrigues e Antônio Carlos Souza Neiva, como excesso de locações de veículos, valores com indícios de superfaturamento, além de licitação irregular visando a realização de reforma da unidade de saúde Parteira Sofia.

Excesso de locações de veículos- Restou identificado que no exercício de 2009, a Prefeitura gastou de forma exagerada o montante de R$ 591.359,24, referente a locação de veículos baseados em dispensas de licitações, sem se quer apresentar lastro documental que fundamentasse tais despesas.

Aluguel irregular de veículos para transporte escolar - Nas dispensas de licitações para transporte escolar, no período de março e abril de 2010, constatou-se a ilicitude devido ao roteiro estar fora das especificações citadas anteriormente em Pregão do ano de 2009, valendo ressaltar que houve acréscimo do expressivo percentual de 41,03%, no valor mensal pago nas despesas com transporte escolar no ano de 2010 em relação ao anterior.

Reforma da unidade de saúde Parteira Sofia (Convite nº 066/2009) - Em análise dos processos de pagamento, não foram encontrados os registros da obra da Unidade de Saúde da Família, contendo as anotações assinadas pela fiscalização do Tribunal, além do representante do contratado (diário de obras), tampouco ter a anotação de responsabilidade técnica da execução dos serviços prestados.

O gestor no seu amplo direito de resposta, conseguiu timidamente descaracterizar em parte algumas falhas cometidas, todavia, se mantiveram as demais irregularidades por insuficiência de lastro documental. Cabe recurso da decisão.

Íntegra do voto da denúncia formulada contra a Prefeitura de Conceição do Almeida.

Policial de Governador Mangabeira também está entre os baleados

O Policial Militar Gerson de Almeida Teixeira de 32 anos, morador de Governador Mangabeira, também está entre as vítimas da emboscada que aconteceu contra uma guarnição da PM na madrugada deste sábado (22), no município de Cachoeira, a 130 km de Salvador. Segundo informações de uma irmã da vítima, o jovem Policial passou por cirurgias e não corre risco de morte. Gerson foi alvejado na barriga, perna e virília. Com informações do Mídia Recôncavo

PMs pedem clemência a criminosos para não morrer

Na madrugada deste sábado (22), três policiais militares ficaram feridos durante uma troca de tiros com 12 bandidos, no município de Cachoeira, a 130 km de Salvador. Baleados, os policiais tiveram de pedir aos criminosos que não os matassem.

Segundo informações da delegacia, os três PMs faziam uma ronda notura por volta das 2h quando foram fechados por um veículo com homens armados. Em seguida, outros dois veículos com criminosos cercaram os policiais. Houve uma intensa troca de tiros.

Em menor número e com armas de menor poder de fogo do que os criminosos, os policiais ficaram no centro do tiroteio. A viatura ficou destruída. Os três acabaram sendo baleados: um no braço, outro na virilha e um terceiro foi atingido de raspão na cabeça.

Feridos, os policiais se renderam enquanto os bandidos ameaçavam matá-los. Ainda de acordo com a Polícia Civil, os bandidos deixaram os PMs no local e fugiram levando as armas dos policiais, três pistolas e uma metralhadora, os coletes à prova de balas, além da munição. Os policiais pediram socorro a um veículo que passava no local do atentado e foram levados para um hospital no município de São Félix. Eles foram transferidos para o Hospital Emec em Feira de Santana. O estado de saúde de uma das vítimas é considerado mais grave. Bocão News

Cachoeira: Três policiais militares são baleados durante emboscada

Três policiais militares lotados na 20ªCIPM em Santo Amaro foram baleados na madrugada deste sábado (22) durante uma emboscada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Segundo informações de fonte ligada a polícia, dois carros ocupados por cerca de 8 homens fortemente armados, interceptaram e abriram fogo em direção aos policiais que revidaram provocando intenso tiroteio que durou mais de 15 minutos. Na troca de tiros, o sargento Fernando e os soldados Gerson e Mizael foram baleados e socorridos para o Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana, por uma equipe do (SAMU192). Não há informações sobre o estado de saúde dos policiais. De acordo com a PM, os bandidos colocaram fogo em um dos veículos durante a fuga. Várias guarnições da Polícia Militar realizam buscas na região a procurado dos suspeitos, mas até agora não houve prisões. Com informações de Paulo Galvão / Forte na Notícia

Moradores de Coqueiros e Nagé enxergam possibilidade de sinal de telefonia celular

Moradores na busca pelo sinal
A semente está brotando, nascendo a esperança para adquirirmos o sinal de telefonia celular, surgindo pessoas dispostas a ajudar a comunidade de Coqueiros e Nagé.

Juntando-se à luta, a Prefeita e o Vice-Prefeito, eleitos no último dia 07 de Outubro de 2012, que intercederão para que seja atendida a reivindicação.

Depois de dois anos e um mês de lutas, com solicitações através de ofícios e abaixo-assinados, com aproximadamente 2.400 (Duas mil e quatrocentos) assinaturas dos moradores das comunidades, enviados por Renatinho de Coqueiros à Prefeitura Municipal de Maragojipe, Câmara de Vereadores, às operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, e outros órgãos cobrando e protestando com carro de som nas ruas de Maragojipe, Coqueiros e Nagé, divulgações nos principais blog’s da cidade, colando panfletos nas casas comercias destas localidades, com intenção de despertar as autoridades competentes e políticos, a carência do sinal de telefonia celular em Coqueiros e Nagé, nasce uma esperança.

As possibilidades de implantação da telefonia móvel na região de Coqueiros e Nagé foram reforçadas através do comprometimento do vice-prefeito eleito no último dia 07 de Outubro de 2012. O mesmo afirmou, em palanques, que foram feitos contatos com diretores da operadora Claro, confirmando a instalação de uma torre da referida operadora para as duas comunidades.

A população espera que realmente haja êxito na negociação entre o vice-prefeito e a operadora Claro, para que possamos contar com os serviços que irá beneficiar toda a população. Vale salientar que o senhor Renatinho de Coqueiros é idealizador desse projeto e, desde 05/11/2010, vem dando continuidade para adquirir o tão sonhado sinal de telefonia móvel para Coqueiros e Nagé.

É importantíssimo lembrar que para conseguir alguma coisa boa na vida, é preciso muita luta, portanto, devemos insistir sempre!

Fonte: Blog do Seixas Produçoes
Foto do Porto de Nagé – Enádio Careca

Marcadores: