Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Cachoeira: Comunidade do Rosarinho celebra festa de Nossa Srª do Rosário Cachoeira: Comunidade do Rosarinho celebra festa de Nossa Srª do Rosário


Igreja do Rosarinho. Foto: Monumenta
A comunidade do bairro do Rosarinho e Paróquia de Nossa Senhora do Rosário celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário do Sagrado Coração de Maria do Monte Formoso, de 01 a 04 de novembro, na capela da comunidade, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A programação inclui parte religiosa, com realização do tríduo, que começas às 1930 e procissão, que acontece no última dia de festa.

Conhecida como Igreja dos Nagôs, a capela foi fundada no ano de 1864 e abriga ao lado o cemitério dos nagôs, fundado em 1974.
Programação:

Dia 01 (quinta-feira)
19h30 Tema: O batismo, porta da Fé
Dia 02 (sexta-feira)
19h30 Tema: A profissão da fé
Dia 03 (sábado)
19h30 Tema: A experiência da Fé
Dia 04 (domingo)
Solenidade de Todos os Santos
06h Alvorada de fogos
18h Recitação do Santo Rosário
19h Missa festiva e Procissão

Informações do Recôncavo Online

Marcadores:

Adriano vai a casa noturna após pedir liberação no Fla, sobe no palco e discursa: 'Eu sou da favela, p...'

Horas depois de pedir liberação do Flamengo até terça-feira alegando problemas pessoais, Adriano esteve na madrugada desta sexta-feira em uma casa noturna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em vídeo veiculado na internet, o atacante, aparentemente alterado, é filmado no palco do estabelecimento discursando para o público.

"Eu sei que amanhã vai sair na internet", afirmou o Imperador, fazendo, em seguida, um gesto de desdém com os ombros. "Eu sou da favela, p... Tem muito jogador que tem medo, mas eu sou homem para c... Podem me cobrar", disse.

Adriano faltou ao treino de quinta sem apresentar justificativas à diretoria. À noite, entrou em contato com o clube para pedir liberação até a próxima terça, quando prestaria os devidos esclarecimentos. Nesta sexta, o atacante mais uma vez não se apresentou.

O Flamengo ainda não se manifestou sobre o caso, mas poderá dispensar o jogador. O contrato de Adriano prevê que, no caso de três ou mais faltas, poderá ser rescindido pelo clube. Esta foi a sexta ausência do atacante desde seu retorno à Gávea, no dia 20 de agosto.

A decisão sobre a permanência de Adriano está nas mãos do diretor-executivo de futebol, Zinho. Sua posição deverá ser anunciada nos próximos dias. O Imperador também cogita encerrar a carreira.

Nas últimas semanas, o atacante vinha cumprindo com regularidade a rotina de treinamentos do clube. Há 15 dias, o jogador realizou seu primeiro jogo-treino, em que perdeu um pênalti, e ficou mais próximo de suas reestreia pelo Flamengo.

Questionado nesta sexta sobre o assunto, o técnico Dorival Júnior foi evasivo, deixando o caso sob a responsabilidade da diretoria.

"As faltas não tiram a possibilidade de ele estrear ainda esse ano. A diretoria vai decidir isso na próxima semana. É preciso um tempo para que isso seja resolvido", afirmou. ESPN

Marcadores:

Muritiba: “Quero sair dessa vida”, diz Gasparzinho ao chegar á Fundação Casa

Sem apresentar remoço pelos atos praticados o menor infrator I.R.S. 15 anos, o Gasparzinho, foi transferido na manhã de ontem, para casa de abrigo para menores infratores em Feira de Santana. Com várias passagens de internação ao longo dos anos, sendo que a maior parte de 45 dias, diante dos crimes praticados. “A única vez que fiquei quase dois anos e meio, foi quando matei um amigo de Perna (Traficante preso) no Calabar em Salvador.” Afirmou Gasparzinho. O mesmo diz ter matado amigo do traficante após o meliante que pertencia a uma facção diferente, ter matado seu irmão. O adolescente disse não saber para onde ir após o prazo da internação “Moro na Rua de Cruz das Almas, não tenho família e quando for embora daqui quero sair dessa vida, não agüento mais, vou procurar o Conselho pra me ajudar. Não quero retornar pra Salvador, se for pra lá, eles me matam” disse aos policiais que lhe levaram até a Casa. A juíza de Direito de Muritiba, Dr, Luciana Falcão, aplicou a sentença de internação de 45 dias para o infrator. A Delegada Dr. Jocelina Ferrão, policiais e conselheiros tutelares fizeram parte da ação que recambiou o adolescente, tendo em vista que o menor é um infrator diferenciado, por ter ligações com o tráfico em Salvador. Gasparzinho afirmou que era o “Olheiro” do morro no bairro do Calabar onde pertencia ao Comando da Paz, facção criminosa que atua no local. Ao chegar à Fundação Casa, o menor foi recepcionado pelos profissionais dos Direitos Humanos, logo em seguida passou por exames médicos e sem demonstrar arrependimento, deu um sinal de positivo e em voz baixa finalizou; Isso vai acabar. Se o Poder Judiciário renovar a punição, ele fica mais tempo, caso contrário, o prazo depois da vigência da sentença são dois dias, após isso encaminhamos o retorno dele para o Conselho Tutelar. Destacou o coordenador da Fundação. O adolescente foi apreendido na última sexta-feira (26) após praticar diversos arrombamentos em Muritiba e Cruz das Almas. Com informações: Fabão Radialista - Mídia Recôncavo

Marcadores: ,

Estaleiro Enseada do Paraguaçu recebe habilitação para operar como entreposto aduaneiro

Mais uma etapa para plena operação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu foi concluída, desta vez, no Diário Oficial da União, no dia 01 de novembro de 2012, na página 43, edição 212, foi publicada a habilitação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, ao regime aduaneiro especial de entreposto aduaneiro para construção das plataformas destinadas à pesquisa e lavra de jazidas de petróleo e gás natural.
Leia a publicação na íntegra:
Continue lendo »

Marcadores:

Embrapa abre inscrições para o II Dia do Viveirista de Citros


Estão abertas as inscrições (gratuitas) para o II Dia do Viveirista de Citros, que a Embrapa Mandioca e Fruticultura — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) — vai realizar, em 13 de novembro, das 8h às 17h, em Cruz das Almas (BA). São esperados 160 participantes.

Destinado a viveiristas, produtores, extensionistas, professores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas, esta segunda edição do evento tem como objetivo discutir novos conhecimentos e tecnologias nesse segmento. “A produção de mudas é fundamental em qualquer atividade frutícola. Da mesma forma em que se propicia um benefício vendendo-se uma muda de qualidade, pode ser dizimada uma atividade, de grande valia tanto econômica quanto socialmente, como a fruticultura. Para evitar problemas dessa natureza, há de se certificar a muda, dando-lhe um selo de origem, como se faz com veículos, eletrodomésticos etc. Reitero que a muda é a pedra angular da citricultura", afirma o pesquisador Orlando Sampaio Passos, um dos idealizadores do evento.
Continue lendo »

Marcadores:

Nova Diretoria da Abames é eleita para o Biênio 2012/2014 e pretendeampliar ações para o interior da Bahia

Os associados da Abames - Associação Baiana dos Mantenedores do EnsinoSuperior elegeram, em Assembléia, a nova Diretoria da entidade para o biênio2012/2014. O Prof. Carlos Joel Pereira, mantenedor da UNIRB, encabeça o novocorpo diretivo como Presidente e a Profa. Nadja Viana será a Vice–presidente. Aposse será no dia 12 de novembro, durante a I Jornada Interior Abames, naFaculdade Nobre, em Feira de Santana.

A eleição aconteceu no dia 29 de outubro, no auditório do CentroEmpresarial Iguatemi. Na ocasião, o Prof. Carlos Joel Pereira informou que a diretoriaterá vários desafios, inclusive a transformação da Associação, que existe hádez anos, em Sindicato. “O trabalho passará pela vertente acadêmica e tambémpela representação corporativa das Instituições de Ensino Superior da Bahia,ampliando a interface com os diversos segmentos da sociedade”, afirma. Uma dasmetas que ele destaca é a interiorização da entidade, levando novas ações parao interior do Estado.

A Diretoria Administrativa e Financeira será ocupada pelo Prof. AntônioCarlos Lé Martini, da FACEMP de Santo Antônio de Jesus. À frente da Diretoriade Comunicação Institucional está o Prof. Luiz Brandão Dantas Costa, daFaculdade D. Pedro II. Já a Diretoria de Desenvolvimento Institucional estará acargo do Prof. Edilson Souto Freire, da Faculdade Dois de Julho. Na Diretoriade Regionalização a entidade terá o Prof. Gilberto Carvalho Martins,, da Faculdade São Salvador.
Continue lendo »

Se o Vitória não ganhar, o pau vai quebrar. Ou sobe por amor ou sobe por terror!”

Revoltados com o desempenho do time na Série B do Campeonato Brasileiro, os torcedores do Vitória fizeram uma confusão na manhã desta sexta-feira (2) no aeroporto de Salvador. Cerca de 50 membros de uma torcida organizada ‘Os Imbatíveis’ foram ao terminal para protestar durante o embarque da delegação para São Paulo, onde enfrenta neste sábado (3) o Bragantino, pela 34ª rodada do campeonato brasileiro da Série B.

Os torcedores cercaram o ônibus e chegaram a partir para cima de alguns jogadores cobrando mais empenho na reta final da competição, chamando-os de ‘mercenários’. O zagueiro Gabriel Paulista chegou a ser agredido pelos torcedores e se irritou com as críticas, apesar de reconhecer a queda de rendimento do time. “Se o Vitória não ganhar, o pau vai quebrar. Ou sobe por amor ou sobe por terror!”, gritavam os manifestantes.

O goleiro Deola, o volante Michel e o atacante William chegaram a conversar com os manifestantes para tentar acalmá-los, mas não tiveram sucesso. Arremessando pipoca nos atletas, os torcedores criticaram sobre um suposto valor de R$ 5 mil que os jogadores estariam recebendo para ganhar cada jogo.

Principal alvo do protesto, o volante Uelliton precisou de escolta policial para descer do ônibus. O atleta que ja teve vários problemas com a torcida rubro-negra, chegou a ser apontado como o organizador da ‘panelinha’ que estaria chantageando a direção para o acesso à série A. Os gritos que entoavam contra o atleta foi de “Uelinton! Vá se f…! O meu Vitória não precisa de você!”.
Continue lendo »

Marcadores:

IFBA reabre processo seletivo 2013

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) reabre as inscrições para o Processo Seletivo 2013, pelo site www.ifba.edu.br, no período de 5 a 11 de novembro, para adequação à Lei nº 12.711, conhecida como Lei de Reserva de Vagas, sancionada em 29 de agosto de 2012, ao Decreto nº 7.824 e à Portaria Normativa nº 18, do Ministério da Educação (MEC), ambos de 11 de outubro de 2012. Com as novas regras, 50% das vagas ofertadas pelo IFBA serão destinadas aos candidatos que estudaram todo o ensino fundamental ou médio na rede pública de ensino (considerando também o preenchimento por autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população baiana, de acordo com o último censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Desta porcentagem, 50% serão reservadas aqueles que comprovarem renda familiar, per capita, igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Os candidatos que estão enquadrados neste perfil devem apresentar a documentação estabelecida no Edital Retificado de 01/11/2012 , no campus onde está o curso pretendido. O valor da inscrição é de R$ 55 para as formações de nível superior e R$ 30 para as de nível técnico, nas modalidades integrada, Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e subsequente. O pagamento do boleto bancário deve ser efetuado até o dia 12 de novembro. (Aratu)

Marcadores:

Muritiba: Polícia Militar prende mulher dentro de uma casa onde havia armas e drogas

Uma mulher de 49 anos foi presa pela Polícia Militar na tarde da última quinta-feira (31) no interior de uma casa localizada no Bairro Nova Brasília, em Muritiba, depois que uma guarnição da 27ª CIPM invadiu o local. Segundo a PM, a residência pertence ao vulgo “Andrezinho”, acusado de ser o líder do tráfico de drogas no referido bairro. Os policiais encontraram no interior da residência 11 pedras de carck, 5 cachimbos (usados para fumar a droga), 1 punhal e 1 revólver calibre 38. A mulher e o material apreendido foram apresentados na delegacia de polícia da cidade. Com informações de Paulo Galvão - Forte na Notícia

Marcadores: ,

Lauro de Freitas: prefeitura exonera 1.649 servidores e gera protesto

O Diário Oficial do Município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, publicou ontem a exoneração de 1.649 servidores de todas as áreas que tinham contratos temporários. A decisão resultou em um protesto de parte dos demitidos em frente a Câmara de Vereadores da cidade, que não teve sessão na tarde de ontem sob alegação de falta de quorum. Houve também queixas da população por causa do não funcionamento de alguns serviços da prefeitura, como atendimento pleno em postos de saúde. Segundo a prefeita Moema Gramacho, a medida foi necessária para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina um percentual do orçamento do município que pode ser utilizado para folha de pagamento. “Houve uma queda da arrecadação do Fundo dos Municípios, o que aconteceu em todo o país. Sempre tentamos manter um percentual abaixo do limite, mas esse último quadrimestre a queda na receita foi significativa. Eu lamento muito, não queríamos as demissões, mas precisamos cumprir a LRF”, disse Moema. Leia mais no Correio.

Marcadores:

Origem do Dia de Finados

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".

O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração. Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação

Marcadores:

Câmara Municipal de Cruz das Almas empossa servidores aprovados no Concurso Público

Os dez novos servidores aprovados no Concurso Público da Câmara Municipal de Cruz das Almas foram empossados na manhã desta quinta, 1º/11, durante solenidade de posse no Plenário Luciano Passos. O evento contou com as presenças do presidente Max Passos, os vereadores Valter Lucas e Gerson Rubronegro, o advogado Marcelo Vieira e o Secretário de Relações Institucionais do Município, Zé Dias, que na oportunidade representou o prefeito Orlandinho.

Logo após a assinatura do Termo de Posse dos novos servidores, o presidente Max Passos, disse que a realização do referido concurso não sofreu qualquer intervenção política partidária de ninguém, deixando claro aos recém empossados que eles foram aprovados por mérito. No final, o presidente agradeceu aos antigos servidores da Câmara pelos serviços prestados na realização do certame. “Eles deram importante parcela de contribuição na realização do referido concurso”, disse.

Segundo Gerson Rubronegro, a Câmara possuía uma dívida histórica com a sociedade de mais de 20 anos sem a realização de um Concurso Público. Gerson disse ainda, que os novos servidores darão suporte a todos os parlamentares da Câmara, para que eles possam exercer suas funções com muito mais tranquilidade. “Acabou aquela história de ter que mudar os servidores a cada dois anos. Tenho certeza que os trabalhos terão muito mais qualidade”.

O secretário Zé Dias, trouxe a mensagem de boas vindas do Executivo aos novos servidores. Segundo Ele, o prefeito Orlandinho não compareceu a posse por conta de outro compromisso agendado anteriormente. Mas referido secretário fez questão de mencionar que grupo político que governa Cruz das Almas democratizou o município com a realização de vários concursos públicos. “Demos oportunidade a todos”, disse. Dias arrematou o discurso classificando de “revolucionária” a forma com que Max Passos governou a Câmara Municipal. Com informações de Daniela Andrade - Forte na Notícia

Marcadores:

São Roque do Paraguaçu: Pipas e Arraias causando transtorno nas ruas


Empinar pipa ou arraia é brincadeira que as crianças e adolescentes adoram. Embora a atividade encante os pequenos, é preciso alguns cuidados para a diversão não se tornar risco. Sem orientação e lugar adequado, soltar pipa pode se transformar em perigo para a segurança das crianças e transtornos para a população.

Além das perigosas descargas elétricas, quando enroscadas em postes, transformadores e cabos elétricos, as pipas provocam curtos-circuitos e acionamento de chaves e disjuntores para proteção de equipamentos instalados na rede elétrica, tendo como conseqüência a interrupção do fornecimento de eletricidade e até a queima de eletrodomésticos na vizinhança.

Outro fator perigoso é a linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes). Em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. A linha também pode romper o fio elétrico e, dessa forma, provocar o corte de energia elétrica, além da grande possibilidade de o fio atingir alguma pessoa, gerando um acidente de conseqüências trágicas.

Em São Roque do Paraguaçu (Maragojipe),algumas ruas já ficaram sem energia por causa das pipas e arraias embaraçadas na rede elétrica. No domingo (28),a Coelba esteve no distrito para resolver um problema de interrupção de energia elétrica proveniente das pipas e arraias.

Outro fato aconteceu no início de outubro, quando um jovem conduzindo uma moto em baixa velocidade foi atingido no nariz por uma linha com cerol,a qual provocou um pequeno corte , e só não teve consequencias piores porque o motociclista estava usando pouca velocidade.

Lembre-se, o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios da rede elétrica pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte. A linha com cerol também pode causar acidentes gravíssimos.

Muitas vezes as crianças não tem noção do que pode ocorrer, por isso fique de olho e alerte seu filho sobre o assunto. SÃO ROQUE ONLINE

Marcadores: