Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Santo Antonio de Jesus: Famílias iniciam mudança para novo loteamento do Cajueiro

28/09/2009 10:25
Tayala Brito - DRT 2304

O sonho das 32 famílias da invasão do Derba em ter moradia digna já é uma realidade. Neste fim de semana, alguns moradores já iniciaram a mudança para o Loteamento Cajueiro I, onde casas foram construídas para abrigar famílias que viviam em situação de risco e condições subumanas de habitação.

Para isso, a Secretaria de Ação Social e a Secretaria de Infraestrutura disponibilizaram 8 funcionários e um caminhão que ficou à disposição dos moradores durante os 2 dias.

À medida que as mudanças foram sendo feitas, as antigas casas foram demolidas para evitar que outras famílias venham a morar em situação de risco.

"Essa mudança é a melhor coisa que podia ter acontecido. O Prefeito está sabendo trabalhar. Se não fizesse logo isso era capaz de ter algum acidente aqui", disse a dona de casa, Maria das Graças.

"Pra gente agora vai ser tudo diferente. Daqui pra frente vamos viver dignamente", completou a também dona de casa, Leda Paixão.

Sobre o Programa - A construção das casas faz parte do programa Assentamentos Precários, o qual tem por objetivo promover a urbanização, a prevenção de situações de risco e a regularização fundiária de assentamentos precários, articulando ações para atender as necessidades básicas da população e melhorar sua condição de habitação e inclusão social. Além das obras de melhorias das áreas de risco, o programa tembém envolve ações sócioambientais.
Fonte: Site de Santo Antonio de Jesus

Marcadores:

Amargosa: Dia de Campo supera todas as expectativas e conta com mais de 700 participantes

A Prefeitura Municipal, em parceria com o Centro Sapucaia, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) realizou no último dia 27 de setembro um DIA DE CAMPO. O evento foi um sucesso, servindo como um momento para trocar experiências, conhecer novas técnicas e aprender de forma criativa e consciente o uso de tecnologias limpas que preservem a saúde.

A organização do evento, que contava com a participação de cerca de 500 produtores, se surpreendeu com a presença de mais de 700 participantes (que vão desde agricultores familiares, jovens rurais, representantes do comércio, imprensa, Universidades, Promotorias Públicas, ONG’s, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dentre outras entidades), representados em 25 cidades (Amargosa, Santo Antônio, Ubaíra, Brejões, Cruz das Almas, Castro Alves, São Miguel das Matas, Sapeaçu, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, São Felipe, Jiquiriçá, Jacobina, Cipó, Elísio Medrado, Laje, Alagoinhas, Iraquara, Milagres, Valença, Muritiba, Aratuipe, Nazaré, Cabeceira do Paraguaçu e Varzedo)

Trazendo como tema Roças Agroecológicas: preservando o meio ambiente e gerando renda, o Dia de Campo foi realizado na Fazenda Sete Voltas, do proprietário conhecido como Nego de Lú, em Amargosa. A idéia foi criar um momento de formação que enfatiza a aprendizagem através das trocas de experiências entre técnicos(as) e agricultores(as), da observação e discussão acerca da experiência de transição agroecológica da família que está sediando o evento e da inquietação do agricultor em “aprender a fazer fazendo”.

As atividades no evento foram distribuídas em espaços com temas específicos: Descoberta do Solo; Estratégias de utilização de espécies de adubos verdes em sistemas agroecológicos; Preparação de húmus, compostagem; Preparação do biofertilizantes; e Sistemas Agroflorestais. Cada estação recebeu um grupo de pessoas que trocaram informações e participaram das discussões do tema em questão.

Durante o evento, foram desenvolvidas algumas receitas de defensivos naturais utilizando plantas disponíveis na região, diminuindo, assim os custos de produção; foi também demonstrada a elaboração do composto e do biofertilizante, que serve de adubo foliar e para o solo, como também repele alguns insetos pelo seu forte cheiro, entre outras técnicas.

O Prefeito Valmir Sampaio, esteve presente no Dia de Campo e parabenizou todos pela organização e qualidade do evento. “Fico muito feliz e satisfeito em promover, junto com parceiros importantes como a EBDA, o STR, o Centro Sapucaia, um evento dessa importância, onde é possível demonstrar a sustentabilidade das unidades familiares através de práticas agroecológicas e sistemas agroflorestais”, completa.
Fonte: Site de Amargosa

Marcadores:

UPB alerta população às dificuldades das Prefeituras

A União dos Municípios da Bahia (UPB), idealizou uma paralisação de 24 horas das Prefeituras em todo estado, contudo, durante reunião entre a diretoria da UPB e um grupo de prefeitos ficou decidido que a Bahia abrirá mão do movimento local e concentrará todas as forças num ato público programado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para o dia 23 de outubro. Antes disso, a UPB pretende realizar uma campanha publicitária, para alertar a população de que as Prefeituras Municipais não são as únicas responsáveis pelos problemas vividos pelas cidades, e sim as Entidades Estaduais e Federativas.
Fonte: Natanael Luis Atualidades

Marcadores:

Vereador Max Passos Visita Jonival Lucas

O Vereador Max Passos do município de Cruz das Almas, esteve hoje à tarde com o Presidente do PTB-Bahia, Jonival Lucas, visando o apoio para implementação de melhorias naquele município. "Jonival tem sido um grande parceiro para Cruz das Almas e com certeza fará de tudo para nos ajudar", disse Max Passos.
Fonte: Blog de Max Passos

Marcadores: