Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Amargosa: Dois vereadores são cassados

Mesa diretora da câmara de Amargosa.

vereadora Suzane Andrade e Andrade, eleita nas eleições de 2008 pela Coligação Amargosa do Povo II formada da união das siglas partidárias DEM e PMDB, juntamente com o vereador Antonio Carlos Pereira Teixeira, eleito na mesma eleição e pela Coligação Amargosa do Povo I, composta pelos partidos PSC, PRP, PR e PTN tem seus mandatos impugnadas. Segunda sentença da juíza eleitoral Wilma Maria Lopes de Santana a decisão foi resultado de uma ação de impugnação de mandato do Ministério Público Eleitoral. 

A ação do MP pedia anulação das candidatura ainda durante o período eleitoral como mostra este trecho da denuncia do MP: …“que fossem investigadas as denúncias de que candidatos a Vereadores e a Prefeito estavam efetuando pagamento parcial ou total de cursos teóricos e práticos na Auto Escola Bom Conselho, para aquisição ou renovação de carteiras de habilitação para motoristas”.  A sentença traz ainda declarações de eleitores testemunhas e relata que , foi feita apreensão na auto escola citada: “foram apreendidos computadores e vários documentos, materiais que analisados, ficou evidenciado, que a referida auto escola servia como um grande centro de produção em série de corrupção eleitoral, pois a Ré/Impugnada e vários outros candidatos a vereadores que apoiaram a Coligação Majoritária Amargosa do Povo, do candidato a Prefeito Adalberto Rosa Barreto, custeavam total ou parcialmente cursos para eleitores desta Zona”. 

Na sentença a juíza destaca que a defesa dos acusados não forma suficientes mediantes as provas como lemos a seguir no trecho da decisão: “Embora a Impugnada  Suzane Andrade e Andrade, negue com veemência, a prática das condutas ilícitas, alegando ausência de provas para embasar um edito condenatório, não apresentou ao seu turno provas suficientes, no sentido de sobrepor as provas documentais e orais trazidas aos  autos, para comprovar sua tese defensiva de negatória de autoria”. Assim como aconteceu com presidente da câmara de Santo Antônio de Jesus, os vereadores podem recorrer e serem reintegrados até que a sentença seja julgada pelo TRE.

Criativa Online

Marcadores: , ,

TSE estima tempo para votar em 1 minuto e 30 segundos

O tempo médio de votação nas eleições deste ano será de 1 minuto e 30 segundos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cálculo foi feito pelo TSE com base em informações de 2008. Há dois anos, quando foram as urnas para eleger prefeitos e vereadores, os brasileiros gastaram, em média, 31 segundos. Como neste ano os eleitores irão votar em seis cargos – presidente, governador, deputados estadual e federal e dois senadores -, a expectativa é a de que o tempo gasto na urna seja maior. Para facilitar o voto no dia 3 de outubro, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levar o número de seus candidatos anotados em um papel, a famosa cola. Além de evitar esquecimentos, a cola torna a votação mais ágil. O TSE veiculará este mês uma campanha de esclarecimento, no rádio e na televisão, com informações específicas sobre os procedimentos de votação.
Agência Estado

Marcadores:

Geddel é recebido em carreata por mais de 2.000 carros de Ipecaetá à Santo Estevão



Na noite deste domingo (12), o candidato ao governo do estado Geddel Vieira Lima foi recebido juntamente César Borges, Edvaldo Brito e toda sua comitiva por mais de 2.000 carros e motos pelas ruas de Ipecaetá e Santo Estevão onde foi recebido por mais de 10.000 (dez mil) pessoas. A vibração foi grande, durante todo o trajeto milhares de pessoas saíram nas portas de suas residências para manifestarem apoio a candidatura de Geddel.

Lideranças de toda a região participaram do evento a exemplo do ex-prefeito Aurininho e sua esposa prefeita Romildes de Cabaceiras do Paraguaçu, Prefeita Gel de Antonio Cardoso, ex vice-prefeito Marcelo Pedreira, os vereadores Albano Fonseca, Tonhe Lopes, ex-prefeito Telinho e comitiva de Governador Mangabeira entre outros.

É notório para quem participa dos eventos observar o crescimento de Geddel diante da aceitação popular, no início era aquele envolvimento pacato dos eleitores, mas de um curto período para cá, muitos tem levantado a bandeira e declarado apoio maciço ao candidato.
Para o senhor Mário da Silva, morador de Santo Estevão não será surpresa alguma a chegada de Geddel ao segundo turno; “do jeito que to vendo aqui, pode esperar pra você ver se Geddel não vai pro segundo turno.” Completa.

Marcadores:

Festa em homenagem a Mãe Nita é realizada em Cachoeira


A ialorixá Mãe Nilta, zeladora do terreiro da nação Angola, Nikosi Mucumbe Dendezeiro, completou sábado pasado, dia 11, 78 anos de vida. O aniversário coincidu com a inauguração da escadaria construída pela prefeitura e que da acesso ao Nikosi Mucumbe Dendezeiro. A sacerdtisa fez questão de participar da festa de inauguração e agradecer publicamente ao prefeito Tato Pereira por ter atendido à sua reivindicação e dos demais moradores do Alto da Levada.
Alzira Costa

Marcadores: , ,