Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cachoeira: Harmonia do Samba e Jau vão se apresentar no aniversário de 176 anos da cidade

Entre os próximos dias 09 e 10 de março, a cidade de Cachoeira, no coração do Recôncavo baiano, será palco de uma série de apresentações musicais que promete agitar o final de semana em comemoração ao aniversário de 176 anos do município histórico. A entrada é franca.Veja shows de Verão programados para Salvador No sábado (9), a festa tem início com muito samba, às 20h, com apresentações dos grupos Samba da Vida, Brotou Samba e Filhos de Jorge. A atração principal é o cantor baiano Jau, que sobe ao palco as 02h. Para o domingo (10) são esperadas diversas atrações locais, a partir das 16h, com os grupos Samba de Roda Filhos do Caquende, Samba de Roda Esmola Cantada e Dona Dalva e Samba de Roda Suerdieck. A partir das 22h, a programação ganha o agito das bandas Seu Maxixe e Harmonia do Samba. Na quarta-feira (13) a celebração do aniversário da cidade continua com a programação cívica a partir das 9h, na Praça da Aclamação. Informações do iBahia

Marcadores:

Governador Mangabeira: Comerciante é agredido durante assalto

A Polícia Militar realizou buscas, mas não encontrou o assaltante
No início da noite desta terça-feira (29), o comerciante Atanael Pinto Nunes, comunicou a guarnição da Polícia Militar de Governador Mangabeira que havia sido agredido durante um assalto em seu estabelecimento comercial, que fica localizado a cerca de 150 metros da delegacia de polícia da cidade. Segundo Nael, como o comerciante é conhecido, um homem de aproximadamente 22 anos de pele escura, teria invadido a cozinha do seu restaurante por volta das 18h, desferiu um soco em seu rosto e o jogou no chão. O assaltante conseguiu pegar um celular e fugir do local, porém, foi perseguido por um irmão da vítima, que armado com um facão não conseguiu alcançá-lo. O acusado de cometer o crime foi reconhecido pela vítima através de fotografia. Mateus de Jesus é natural de Cruz das Almas e já havia ficado preso por três meses na delegacia local, após ser preso em flagrante por furto de um celular. De acordo com informações de populares, o jovem teria passado a freqüentar a cidade, depois de uma internação no centro de recuperação de drogados que fica localizado em um bairro próximo a sede. Informações do Mídia Recôncavo

Marcadores: ,

Wanessa Camargo é vítima de estelionatário

Uma empresa tem anunciado que Wanessa fará show em Manaus no dia 15 de fevereiro, mas isso na verdade não irá acontecer. No Twitter, a equipe da cantora divulgou um aviso para os fãs não comprarem ingressos, evitando assim um golpe financeiro. "ATENÇÃO! Alertamos que não haverá show da Wanessa em Manaus (AM) no mês de fevereiro. Toda e qualquer informação divulgada não procede!", publicaram no microblog. Em agosto do ano passado, Wanessa e seus fãs passaram pelo mesmo problema. Na época, também foi divulgado um show da cantora em Manaus que não aconteceu, e houve venda de ingressos.(OFuxico)

Festa do Bonfim de Muritiba; Polícia descorda de versão popular sobre violência e mostra faca apreendida no cortejo


Na foto, o Tenente Valdomiro Suzart, comandante das Operações Especiais da Polícia Militar, mostra uma faca de serra, utilizada para cortar pão, aprendida na lavagem. Um representante da polícia enviou ao Mídia Recôncavo a imagem que retrata a forma violenta que encontra-se as lavagens, desmentido as informações de populares ao site. De acordo com a Polícia, além dessa faca, outros materiais cortantes foram encontrados com alguns suspeitos de cometerem atos violentos no evento. Em relação a forma de ação, os policiais continuam afirmar que é a unica forma de manter a ordem; impondo autoridade e respeito. As lavagens continuam até o próximo domingo, penúltimo dia dos festejos.

Reportagem: Mídia Recôncavo

Festa do Bonfim de Muritiba: Foliões reclamam da atuação de policiais nas lavagens



“É paulada  Zé.” Em referência  a um trecho musical  da banda Ed City, que diz: “É Tiro Zé”,  foi a forma que alguns encontraram  para indicar a forma de atuação da Polícia. Populares entraram em contato com a equipe do Mídia Recôncavo, para relatar os supostos casos de agressões praticados por policiais. Segundo as informações, um homem possivelmente  teve o braço fraturado após ser vítima de uma ação policial na última segunda-feira (28) na tradicional lavagem do Bonfim. Foliões têm reclamado da forma de atuação dos profissionais que realizam a segurança pública do evento. Para os participantes,  as guarnições são para proteção e levar segurança aos envolvidos, métodos que não tem acontecido, segundo eles. “A Polícia tem enxergado todo mundo como vagabundo e não é assim” relatou uma moradora a Rádio local.  Nas redes sociais é um dos assuntos mais comentados desde inicio da semana. Uma internauta publicou a seguinte mensagem: " Lavagem hoje Horrivel ,os pulicias ñ deixa nem agente pular odiei hoje ...." (Sic). Outra acusação é de que a Polícia teria interferido no trajeto do cortejo: " QUERO SABER QUAL É O PRECONCEITO COM O PARAGUAI... PORQ A LAVAGEM Ñ PASSOU POR AQUI E DISSERAM Q OS POLICIAS Ñ QUEREM Q PASSE POR AQUI....PORQ SE O POVO DAQUI É TAO TRANQUILO" (sic), destacou uma moradora do bairro no Facebook.Procurado pela reportagem da Mídia,  policiais salientaram que muitas vezes há falta de respeito da população com os militares. “Palavras de ordem contra a Polícia é proferida, e temos que sermos enérgicos a fim de manter o controle. Em termos de agressões, desconheço.” Relata um soldado. O site ouvirá o Comando da Polícia Militar na região, com intuito de obter uma contraparte dos fatos.



Desabafo de um cidadão na internet:

"A função da polícia é proteger os foliões e não intimida-los. Como estudante de museologia posso afirmar que quando falamos em manifestações culturais de caráter imaterial temos que tomar muito cuidado para que ações como a de hoje não descaracterize as tradicionais lavagens da Festa do Senhor do Bonfim. O engraçado é que o sentimento dos foliões em relação a presença a policia nas lavagens é de ameaça, acabamos com medo da organização que é paga para garantir a nossa segurança. São ações indevidas e uma falta de preparação para agir em festejos populares como esse. É com muita tristeza que digo que hoje(29), a lavagem da Tia Nani, foi a mais desanimadoras de todas as lavagens que Muritiba já viu. E quando perguntado a D. Rita sobre essa situação, a sabedoria manifestada nas palavras e sentimentos simples de uma senhora me diz: "O povo tem que pular"." 
(Vinícius Zacarias)
Reportagem e foto: Mídia Recôncavo 


Coluna do Abbehusen: "Ser telejornalista"

"Como você está se sentindo?" - pergunta a repórter a um parente da vitima da tragédia em Santa Maria.  

Por Edgar Abbehusen



Desde o dia da tragédia em Santa Maria, faço questão de acompanhar a cobertura através das principais emissoras do país por vários motivos: Minha grande paixão pelo telejornalismo - e isso não está somado ao fato de "aparecer na televisão e, sim, por produzir, preparar, editar uma matéria completa. Sempre fiz isso. 


Olhei atentamente por diversos ângulos (emissoras) casos como o da Isabela Nardoni, do menino João Hélio, da tragédia da TAM, o caso de Realengo e, como na época eu ainda não tinha senso critico para o assunto, posso rever no youtube coberturas do 11 de setembro, morte de Ayrton Senna, etc. E agora você pode pensar: "Nossa, esse cara deve ser um "carniceiro"!" E eu lhe respondo: Não tem nada haver com o fato de você gostar ou não de tragédias, mas de eu ter chegado a conclusão, até antes de eu entrar na faculdade de jornalismo, sobre a parte mais dura e cruel de um telejornalista: O de estar diante das câmeras, em meio ao caos, e aparentar controle emocional. Ser coerente com perguntas. Ter o raciocínio rápido de fazer a pergunta certa a mãe de um morto, ao amigo de um morto, ter a frieza de perguntar aos sobreviventes como foi estar no inferno e sair vivo dele... 

 Pude ler alguns comentários nas redes sociais o relato de pessoas que, indignadas, questionavam o "sensacionalismo" da mídia diante da tragédia. Falavam das perguntas frias aos vitimados e outros chamados "momentos de oportunismo" diante da dor de terceiros. Essa linha tênue entre levar a informação e levar vantagem em cima dela talvez seja o momento onde os telejornalistas sejam mais injustiçados. E, pelo amor de Deus, não estou falando aqui de programas diários de tv que ficam na porta da delegacia esperando a "merda" chegar. Estou falando de algo maior, de uma tragédia nacional com repercussão mundial. 

Ontem, encerrando minha analise pratica sobre o caso - pois hoje acordei e decidi a não mais ver/ler nada sobre "Santa Maria", acompanhei a cobertura do Jornal da Globo, uma das mais brilhantes, suscitas e claras de todo o dia. Christiane Pelajo fez todo o telejornal de frente a boate Kiss, local da tragédia, e o seu companheiro de bancada, William Waack, dos estúdios da Rede Globo. Com os olhos cheios d'agua, aspecto abatido, carregado, Christiane discursava o que ela conseguiu de novidade durante um dia inteiro, onde todas as atenções, de todo o mundo, estavam voltados pra ali, exatamente de onde sua imagem era transmitida. A voz, que de vez em quando ficava embargada após a exibição de um depoimento de um sobrevivente, de um parente ou amigo, mostrava, com sensibilidade, que não estava sendo fácil. Tirando a disputa de audiência de foco, o sensacionalismo (que claro, existe), o poder de manipulação da mídia, são nesses momentos que podemos e devemos enxergar eles como seres humanos. 

O que mais me impressionou foi o abatimento de um ancora que dificilmente tem o seu lado emocional expressado na apresentação do telejornal: William Waack estava perceptivelmente triste. Foi aí que eu lembrei do que tinha lido nas redes sociais durante todo o dia, sobre a repórter que pergunta a um parente da vitima ou sobrevivente da tragédia: "Qual é o seu sentimento neste momento?!" E eu agora pergunto: e você? Qual brilhante pergunta iria elaborar nessas circunstâncias, se por profissionalismo tivesse que estar com uma câmera ligada, tendo que dar conta de uma matéria para o jornal do meio dia? E eu lembro que, das diversas vezes em que tive que consolar um amigo pela perda de um pai, de um irmão... Ou quando tive que me aproximar de um pai que tinha perdido um filho, fiquei sem palavras e só abracei. Não há o que se dizer. Não há palavra que conforte uma dor tão cruel. Não dá pra ser brilhante. Coerente. 

Mas a profissão exige respostas. E o telejornalista tem que perguntar. E o diferencial em uma cobertura tão complexa como essa está exatamente em procurar um parente, um amigo, um sobrevivente... Procurar um jovem que estava com o ingresso em mãos, mas pelo pedido do pai deu meia volta e ficou em casa. Com o microfone o telejornalista procura histórias para montar a sua matéria, e é esse diferencial que a gente espera sentando em nosso sofá. Agora, exigi coerência em perguntas, diante de um caos, é um pouco insensível com a profissão. Estar ali é necessário. Colher é necessário. E são as perguntas - mesmo que idiotas - que nos fazem chegar a informações ainda não apuradas. Uma novidade. 

Ontem, no Mais Você, a repórter conseguiu que uma mãe fizesse uma participação ao vivo no programa. A mãe estava no Ginásio velando um dos filhos. O outro estava internado em Porto Alegre, em estado grave. Não tinha como não se emocionar. Aquela cena era resultado de uma sinergia, que vai desde a produção nos estúdios do programa, ao local que estava sendo velados mais de 200 vitimas. 

E eu fico imaginando aquela repórter perguntando: "Como você está se sentindo?" ou "Como foi estar dentro da boate?". Na faculdade a gente vai aprendendo a ser coerente. Assim como em qualquer academia, a gente aprende a ser lógico, a agir com razão. Só que, como em qualquer outra profissão, a pratica exige mais. Ninguém faz jornalismo desejando cobrir tragédias. Mas se somos jornalistas temos esse dever de levar a informação - com responsabilidade. 

Aquela simples pergunta - que para alguns foi tão idiota - faz com que seja construída, em detalhes, para milhares de brasileiros que estão tão distantes da tragédia, a emoção de sentir a dor. De dividir a dor. De ser tocado pela dor. A simples pergunta, que de idiota não tem nada: "Como você está se sentindo?" - é complexa demais. Não tem como levar a noticia fria. Morreram 230 pessoas e pronto. Foi um incêndio na boate e pronto. É preciso construir a matéria. É preciso contar a história do casal de namorados que morreram abraçados. É preciso colher o depoimento de uma mãe, que, claro, esteja disposta a compartilhar a sua dor. 

O Brasil está de luto. É fato. 

Na minha memória vai ficar a seguinte imagem: 15 mil pessoas andando pelas ruas de Santa Maria, orando, as vezes aplaudindo em homenagem as vitimas, e cantando o hino nacional. O hino que tanta gente ainda não aprendeu. O hino de um país do qual ser honesto é ser sobrevivente. O hino de um país que as leis são tão incoerentes. O hino de um país que hoje chora por sua própria inoperância. 

Parabéns aos telejornalistas.

Coluna do Edgar - Mídia Recôncavo

Marcadores:

Vitória apresenta volante Luis Alberto

O Vitória apresentou, na tarde desta segunda-feira, o volante Luiz Alberto, que estava no futebol romeno. O jogador foi submetido a exames médicos, deu voltas em torno dos campos do CT Manoel Pontes Tanajura, e assinou contrato por um ano.

“Estou muito feliz e é um prazer vestir a camisa de um grande clube. Estou aqui para ajudar o Vitória a com seguir seus objetivos que são os títulos e a classificação para Libertadores”, disse o jogador.

Com 29 anos o volante Luís Alberto foi revelado nas divisões de base do Bahia onde jogou até 2006. Depois saiu para jogar no São Caetano, passou pelo Cruzeiro até chegar ao Nacional (Portugal), onde atuou por quatro temporadas. Em 2011 foi contratado pelo Braga, clube que detém seu passe, porém, na última temporada, foi emprestado ao Cluj, da Romênia, onde disputou a Liga dos Campeões. Informações do Futebol Baiano

Marcadores:

Adriano Michael Jackson próximo do Bahia

Uma novela interminável. Uma chatice enorme, um festival de é hoje, é amanha, é depois de amanha, é o que se pode dizer da contratação do atacante Adriano Michael Jackson, pelo Esporte Clube Bahia. Mas de acordo com o jornalista Felipe Santana, em matéria veiculada pelo Site Bahia Noticia, a novela chata já tem seu capítulo final programado, ainda para essa semana.

Ainda segundo suas informações, o jogador conseguiu a liberação do Dalian Shide, da China, e deve defender o tricolor baiano até ao fim da temporada de 2013, por empréstimo.

O desfecho da negociação demorou, e muito, para ser concretizado. Qual a razão? Adriano tinha contrato com o clube chinês até o fim de 2014. Mas, de tanto insistir, com desejo de voltar ao Brasil, foi liberado. No entanto, para assinar contrato com o esquadrão, ainda depende do envio de documentação do ex-clube.
Continue lendo »

Marcadores:

Bahia (FS) segue em busca de reforços

O time do Bahia de Feira segue intensificando a sua preparação no Campeonato Baiano, e o técnico Arnaldo Lira vai ter tempo para corrigir os erros do time nos próximos dez dias, já que o time folga nas próximas rodadas.

Apesar do bom número de atletas contratados, o clube ainda segue buscando reforço. “Ainda precisamos de mais um atacante Isso não quer dizer que vamos encerrar o nosso ciclo de contratações porque estaremos sempre com nossas portas abertas para a chegada de bons atletas”, declarou Jodilton Souza.

Os contatos para a chegada de reforço, segundo o dirigente, estão bem adiantados. “Mas por enquanto vamos manter em sigilo o nome e só revelar, na medida em que este atleta chegue aqui e assine contrato.

Esta medida é de prevenção para evitar que nossos planos não sejam atrapalhados”, disse o presidente. Tiago Souza Após a rodada de ontem o Bahia de Feira caiu para a segunda colocação com quatro pontos, enquanto que a liderança fica com o Serrano com seis pontos. Informações ddo Futebol Baiano

Marcadores: