Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 25 de novembro de 2012

As canoas ainda navegam em águas do Recôncavo baiano

Não há como dizer exatamente onde a canoagem começou, mas as canoas já estão em circulação há milhares de anos. Nem mesmo a modernização dos barcos a motor foi capaz de tirar de circulação as antigas canoas que trafegam no rio Paraguaçu. Essa foto foi tirada no dia 24/11/2012 entre os municípios de São Felix e Cachoeira no Recôncavo baiano.
 
Muitos anos atrás, arqueólogos descobriram, em meio a antigas ruínas com idade estimada de 8.000 anos, os restos de uma canoa esculpida.

Apesar da canoagem hoje ser considerada um esporte, ao longo da história as canoas foram usadas como transporte. Pistas da história das canoas indígenas podem nos ajudar a entender como chegamos ao atual uso das canoas. Na América do Norte, as primeiras canoas eram usadas pelos povos indígenas do Caribe para viajar entre as ilhas.
 
No decorrer da história, mesmo no século passado, a canoa evoluiu daquelas feitas de troncos até as canoas modernas, feitas de alumínio e fibra de vidro. Os Seminoles na Flórida e os Choctaws no Golfo do México viajavam em canoas escavadas - feitas de troncos de árvores. A oeste das Montanhas Rochosas, os Nativos Americanos usavam botes de pele. Um parente próximo da canoa moderna, a canoa de casca de bétula, era usada pelos Nativos Americanos, exploradores, missionários e caçadores. Como ela agüentava cargas enormes e servia para todos os tipos de condições, como águas mansas, lagos abertos, rios velozes e águas costeiras, ela era perfeita para navegar pelos cursos de água norte-americanos.

Assim que o exploradores europeus chegaram à América do Norte, eles acharam as canoas bem práticas e começaram a usá-las. De fato, os europeus ficaram impressionados com as avançadas habilidades de engenharia que os Nativos usavam para projetar canoas sofisticadas.

Em vez de troncos com o miolo retirado, essas canoas eram estruturadas e construídas com vários tipos de madeira que eram unidos com cola feita de árvores. Em 1603, Samuel de Champlain foi o primeiro explorador a registrar as dimensões das canoas dos Nativos Americanos. Ele escreveu que elas mediam cerca de 7 metros, com largura de 1,27 metros , e suportavam cerca de 454 quilos de carga. Os franceses usaram as canoas para estabelecer o comércio de peles e explorar ainda mais a região que hoje chamamos de Canadá e a região principal dos Estados Unidos.

A canoagem possui raízes profundas na história do mundo e continua a atrair entusiastas com todo o tipo de histórico. Descubra mais sobre canoagem e muitas outras informações navegando pelos links interessantes da próxima página. Viagem Hsw

Marcadores: