Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Grupo de teatro Frutos da Utopia participará da abertura da Jornada Pedagógica de Cabaceiras do Paraguaçu


O renomado grupo de teatro Frutos da Utopia estará participando da abertura da Jornada Pedagógica do Município de Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano que acontecerá as 8:30h da próxima terça-feira (08) no Centro Cultural Aurino Machado.

Desta vez a equipe teatral irá apresentar a peça “Rosinha e Sebastião” que por onde passa deixa no público a sensação de querer assistir mais uma vez. Com bastante criatividade e irreverência o Frutos da Utopia leva para os palcos temas educativos, culturais e científicos, o que será fundamental nos trabalhos pedagógicos do município.

Marcadores: ,

Inscrições para Agentes de Leitura em Amargosa encerram hoje


As inscrições para a seleção dos Agentes de Leitura de Amargosa encerram nesta segunda-feira 07 de fevereiro. O edital selecionará 11 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para atuarem na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.

Este é um projeto da Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura – MinC, e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura. As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela UNESCO/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação.

Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.

As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.

De acordo com a Secretária de Cultura Dila Lomanto essa é uma grande oportunidade para os jovens e um grande presente para nossa cidade que terá mais contato com livros. O objetivo geral do projeto “Agentes de Leitura” é a democratização do acesso à leitura, formando e estimulando novos leitores em Amargosa, explica.

As inscrições serão gratuitas e encerram-se em 07 de fevereiro de 2011.

Informações completas no link: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1031

Telefone para contato: (75) 3634-3977 ramal 215 (Dila Lomanto) ou 237 (Paulo Rocha) ou ainda se preferirem, os candidatos podem procurar na Secretaria de Cultura ou na Prefeitura para tirarem qualquer dúvida.

Marcadores:

Via do Trabalho incentiva jovens do Recôncavo


Em vídeo/entrevista Wellington Batista , estudante de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) , gestor social do Projeto "Brasil Local" e articulador da Ong Via do Trabalho ,explica a importância do trabalho de valoração da identidade cultural e racial dos jovens do Recôncavo da Bahia para que sua inserção no mercado de trabalho seja cada vez mais próxima da sua realidade comunitária.

Patrícia Bernardes

Banco do Brasil e Votorantim fortalecem microcrédito em Cachoeira, São Félix e Maragogipe

O Banco do Brasil (BB) assinou acordo de cooperação técnica com o Instituto Votorantim para o desenvolvimento de ações sustentáveis em comunidades com baixos indicadores socioeconômicos, por meio da oferta de microcrédito, considerado um instrumento de alavancagem para o desenvolvimento em regiões carentes.

O programa vai atuar em 10 municípios do Brasil, três deles na Bahia: Sobradinho (DF), Belmiro Braga (MG), Ibiúna (SP), Juquiá (SP), Tapiraí (SP), Cachoeira (BA), Maragogipe (BA), São Félix (BA), Vidal Ramos (SC) e Rio Branco do Sul (PR).

A meta é estender a parceria a 45 municípios até 2012. A parceria contra com R$ 2,2 milhões para o microcrédito. À medida que os projetos forem sendo aprovados pelos gerentes do Banco do Brasil, os desembolsos serão ampliados. Entre as atividades produtivas a serem estimuladas estão artesanato, apicultura, bovinocultura de leite e horticultura.

Em 2010, o BB reduziu para menos de 1% ao mês as taxas de juros, elevou de 48 para 60 meses o prazo de pagamento e ampliou de três para seis meses a carência para o pagamento das linhas de microcrédito.
Bahia de Fato

Marcadores: , ,