Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Governador Mangabeira: Instalação de redutores de velocidade causa engarrafamento na BR 101

A instalação de dois redutores de velocidade e um quebra-molas causou engarrafamento de mais de seis quilômetros na tarde desta quinta-feira (24) na BR 101, próximo a FAMAM, no município de Governador Mangabeira. Reivindicação de muitos anos por parte dos moradores, só agora, após a chegada da Faculdade o pedido foi atendido. “Não importa de quem é a moral, o importante é que chegou e vai ajudar preservar as nossas vidas.” Relatou uma moradora. Dois acidentes envolvendo carros e motocicletas foram registrados esse ano no local. Informações do Mídia Recôncavo

Marcadores: ,

PM republica gabarito e apresenta nova lista de classificação de concurso

O gabarito da prova de noções de Direito, realizada na primeira etapa do Concurso Pùblico de Provas para Admissão no Curso de Formação de Oficias da Polícia Militar, foi republicado na quarta-feira pelo Comando-Geral da PM. A correção foi recomendada pelo Ministério Público estadual. Com a correção, o resultado da primeira etapa foi alterado e nova lista foi publicada com a classificação atual dos candidatos. O boletim individual, com as notas e situação de cada concorrente já com o novo gabarito, está disponível nos sites concursopm e consultec. De acordo com o promotor de Justiça Adriano Assis, uma das questões da prova aplicada no último dia 25 de novembro teve o gabarito publicado erroneamente. Por isso, disse ele, o MP encaminhou a recomendação ao Comando-Geral. Leias mais no Correio.

Marcadores:

Vander é apresentado no Vitória

Feliz foi a palavra que Vander mais repetiu em sua apresentação à imprensa, nesta quinta-feira, após contrato de quatro anos assinado com o Vitória. O jogador iniciou os exames médicos e avaliação no CT Manoel Pontes Tanajura e após um início de tarde agitado, o gestor de futebol do clube, Raimundo Queiroz, oficializou Vander como a décima contratação do rubro-negro para a temporada (veja quadro abaixo).

“O presidente (Alexi Portela Júnior) sempre foi muito leal comigo, sempre mostrou a vontade de me ter por aqui e por isso eu fiz a escolha certa, que é o Vitória. O Vitória é um grande clube, o que um grande jogador procura. Também estou perto da minha família, de minha filha e da minha mãe. É um clube estruturado e espero que nestes quatro anos de contrato possa ser muito feliz aqui e dar muitos títulos, o que o torcedor espera”, disse o jogador quando perguntado por que da escolha do Vitória.

Vander foi apresentado com a camisa 8 comemorativa da subia do Leão para a primeira divisão e questionado por um repórter sobre o número que deseja atuar, respondeu:

“Do meio para frente me encaixo bem nas quatro posições. Cheguei a jogar de centroavante algumas vezes com Falcão (o técnico Paulo Roberto Falcão) e o que menos importa é o número da camisa. O que importa é a minha vontade de estar sempre em campo e ajudando o Vitória”.
Continue lendo »

Marcadores:

Muritiba: Programação completa da festa do Bonfim 2013

Programação completa da festa do bonfim 2013 de Muritiba
Bandas que vão tocar na festa do bonfim 2013 de Muritiba 

Marcadores: ,

UFRB divulga processo seletivo para contratação de professor do CC

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia torna público o processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através do Edital Interno CCS Nº001/2013. As inscrições abertas nesta quarta-feira, 23, seguem até dia 31 de janeiro Para se candidatar, os interessados às quatro vagas oferecida pelo CCS devem requerer sua inscrição no Protocolo do Centro de Ciências da Saúde, campus de Santo Antônio de Jesus, de forma presencial ou através de procuração, no período de 08h30 às 11h30 e de 14h às 16h30, apresentando o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60. Graduação em psicologia e enfermagem é o requisito mínimo para participar.
O processo seletivo constará de três etapas distintas: a) análise de currículo, com peso dois; b) prova didática, com peso cinco e; c) entrevista, com peso três. As provas serão realizadas nos dias 04 e 05 de fevereiro de 2013. Confira o Requerimento de inscrição, Declaração de Ausência de Impedimentos e a Retificação Nº 01 do Edital CCS Nº 001/2013. Mais informações no site

Marcadores:

Muritiba: Justiça determina retorno dos concursados; para coordenador de secretarias a atitude dos servidores foi precipitada

Na última segunda-feira (21) Justiça determinou o retorno dos 132 servidores que moveram  uma ação contra a prefeitura referente a suspensão do  concurso público. A reportagem do Mídia Recôncavo entrevistou o coordenador de secretarias Villas Boas, que destacou como precipitada a ação dos concursados, todavia que a Prefeitura irá  integrar todos que foram convocados de forma legal aos seus postos de trabalho. Entretanto, algumas irregularidades foram encontradas  e serão colocadas a disposição de toda imprensa e comunidade.  “O ato está quase concluso, foi apenas um levantamento da regularidade ou irregularidade da convocação dessas pessoas. Isso não se trata que a suspensão venha  trazer consequências à aqueles  que foram aprovadas legalmente. A administração de hipótese alguma tentou fazer perseguição ao servidor público, muito menos, burlar a lei. Na próxima semana, já estarão pontuados todas as questões que envolvem o certame.  Houve uma precipitação dos servidores, de recorrerem a Justiça, sendo que seu retorno era garantido, a não serem aqueles que foram empossados através de atos irregulares.  Eles se precipitaram em gastar seus vencimentos com despesas de advogados, naquilo que é direito sacro, garantido por constituição. Após a decisão da Justiça,  os servidores já conversaram conosco e explicamos, que todo processo  da suspensão foi para verificar e constatar irregularidades. Inclusive o prefeito Roque Isquem( PDT)  tinha pressa em resolver logo essa situação. O prazo da Justiça é o mesmo prazo da administração. A gestão anterior  convocou pessoas do número de vagas disponíveis no  edital,  o quadro reserva,  e chamou também pessoas que não estavam  inseridos  nos dois quesitos;  isso é ilegal e não vamos aceitar.  As pessoas aprovadas legalmente serão reintegradas aos seus postos de trabalho.  Finalizou o coordenador geral de secretarias  e chefe de gabinete, Villa Boas.  

Reportagem e foto: Mídia Recôncavo 

Marcadores:

Conta de energia elétrica será reduzida a partir desta quinta-feira, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse na noite da quarta-feira (23), em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, que o Brasil tem energia suficiente para o presente e para o futuro, "sem nenhum risco de racionamento ou qualquer tipo de estrangulamento, no curto, médio ou no longo prazo". Dilma anunciou que, a partir desta quinta-feira (24), a conta de luz dos brasileiros terá uma redução de 18% para as residências e de até 32% para as indústrias, agricultura, comércio e serviços.

O corte é maior do que o anunciado em setembro do ano passado. "Com a redução de tarifas, o Brasil passa a viver uma situação especial no setor elétrico, ao mesmo tempo baixando o custo da energia e aumentando sua produção elétrica", disse Dilma. Ela assinou ontem um decreto e uma medida provisória com os novos índices de redução das tarifas.

Segundo ela, os consumidores que são atendidos pelas concessionárias que não aderiram à prorrogação dos contratos (Companhia Energética de São Paulo - Cesp, Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig e Companhia Paranaense de Energia - Copel) também terão a conta de luz reduzida.
Continue lendo »

Marcadores:

Cruz das Almas: Vereador se envolve em acidente automobilístico

A polícia Militar da cidade de Cruz das Almas foi informada de um acidente entre dois veículos. De acordo com a PM, o fato ocorreu por volta de 01h da madrugada desta quinta- feira (24), na Praça João XXIII envolvendo os veículos Corsa Sedan de cor prata e uma Caminhonete S10 preta e de mais dados não anotados.

No momento do acidente, o vereador Valtercio Filho, conhecido por (Cinho), eleito pelo PMN, estava conduzido a Caminhonete S10 e acabou perdendo o controle da direção vindo a chocar-se no fundo do veiculo Corsa que estava parado na porta do seu proprietário, o cantor Robertinho Lago.

A nossa reportagem, procurou o cantor Robertinho e o mesmo nos informou que o vereador se prontificou a pagar qualquer prejuízo em seu veiculo. Com o impacto, o Corsa acabou subindo no passeio da residência do músico. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Informações do Cruz na Tela

Marcadores: ,

Governador Mangabeira: Derlan Queiroz revela motivos de revolta com fechamento da sede do Partido dos Trabalhadores

Delan Queiroz e Anderson Bella (Foto: Júlio César - Gaguinho)

Em entrevista concedida ao programa Comando Geral da Rádio Mangabeira FM, na tarde desta quarta-feira (23), o secretário de formação política do Diretório Municipal do PT – Partido dos Trabalhadores, Derlan Queiroz, disse que suas declarações no Facebook foi para solicitar esclarecimentos do presidente da sigla Professor Borges, sobre os motivos do fechamento da sede do PT.

Em cima do muro durante quase toda a entrevista, Derlan se esquivou de algumas perguntas referente a temas polêmicos, como o da sua possível ida para alguma secretaria do governo da prefeita Domingas, eleições para presidência do Diretório e seu posicionamento sobre a implantação das termelétricas no Município.
Confira o áudio da entrevista:

Marcadores: ,

Muritiba: Prefeitura renova contrato com Hospital Aristides Maltez

A Prefeitura Municipal de Muritiba renovou o contrato de contribuição mantido com o Hospital Aristides Maltez, em Salvador. O pagamento estava suspenso desde 2009 sem razão aparente, mas será retomado a partir deste mês. As contribuições são destinadas a manutenção e preservação do hospital, que é referência no atendimento de pessoas com câncer. A unidade recebe pacientes de todo o estado, inclusive de Muritiba, por isso, é importante que a Prefeitura seja parceira e solidária à causa.

Marcadores: ,

Santo Antonio de Jeusus: Uma pessoa morre em acidente na BR-101

 
Por volta das 6h10min desta quinta-feira, 24, aconteceu um acidente entre um carro Palio e um caminhão no KM-260 da BR-101 próximo ao Posto Acácia em Santo Antônio de Jesus. O carro Palio dirigido por Edilson Lima, 23 anos, morador da Urbis III em Santo Antônio de Jesus, colidiu frontalmente com o caminhão. De acordo com o Infosaj, com a colisão, o carro ficou parcialmente destruído e a vítima morreu no local ficando preso as ferragens. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o que pode de causado o acidente foi à alta velocidade ou o motorista ter dormido ao volante. Para retirar o corpo da vítima dentro das ferragens, o Corpo de Bombeiros levou quase 3h, devido ao estrago que o veículo ficou. O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica para ser necropsiado.

Marcadores: ,

Estátuas de Jorge Amado sofrem ato de vandalismo

Estátuas do escritor Jorge Amado localizadas em Salvador e no município de Itabuna, no sul baiano, sofreram atos de vandalismo no ano do centenário do artista. Diversos tiros deixaram com pelo menos seis buracos a imagem inaugurada em agosto às margens da BR-415, no acesso ao bairro de Ferradas, em Itabuna, onde Jorge Amado nasceu. "Jorge Amado é o coração da Bahia. Eu não entendo o motivo, fico tão revoltado", comentou o escultor Lavrud Durval, que fez a estátua, ao afirmar que pretende restaurar a imagem, destruída no fim do ano passado. A obra que homenageia o escritor no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, também sofreu ato de vandalismo três dias depois de inaugurada, no dia 22 de dezembro. Criada pelo artista plástico Tatti Moreno, a escultura representa em tamanho real o escritor Jorge Amado, Zélia Gattai e seu cachorrinho, Fadul. Informações do Correio.

Apresentação da Orquestra AfroSinfônica acontece em Cachoeira no final deste mês


Após vencer o prêmio de melhor arranjo no X Festival de Música da Educadora, a Orquestra AfroSinfônica se apresenta na cidade de Cachoeira. A apresentação acontece no dia 31 de janeiro próximo (quinta-feira), às 20h, no Auditório da UFRB. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
Desta vez em Cachoeira, o grupo promete uma noite inesquecível, em consonância com o ambiente cultural que hoje caracteriza a cidade. Reconhecida pela mistura inovadora do erudito com o afro e o popular, a Orquestra AfroSinfônica segue em circulação pelo estado da Bahia. Os concertos de circulação da Orquestra já passaram por Salvador, Ilhéus, Jequié e Santo Amaro.
Workshop
Como parte da programação da temporada, a Orquestra promove workshops em diferentes áreas da música. Em Cachoeira, o maestro Ubiratan Marques ministra o Workshop de Arranjo, também no dia 31/01, das 16h às 17h, na Lyra Ceciliana.
Com 10 vagas disponíveis, os alunos devem ter pelo menos 16 anos e conhecimento de teoria, leitura básica e prática em instrumento ou canto. Inscrições abertas até o dia 30/01 através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  ( A Cachoeira)

Maragojipe: Prefeita solicita reforço no Pelotão da cidade e Posto Policial de São Roque

Também participaram do encontro, na comitiva da Prefeitura de Maragojipe, o Secretário Municipal de Serviços Públicos, Transportes e Meio Ambiente Luis Fernando Ribeiro e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Hernane Mercês. Representando o Estado, o Secretário Estadual De Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Almiro Sena. Além do Secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa e da Prefeita Vera da Saúde.

De acordo com a Ascom, o principal motivo da reunião foi a solicitação de um posto policial no distrito de São Roque, além do reforço ao 4º Pelotão que fica em Maragojipe e à Delegacia, garantindo a segurança da cidade e da zona rural.

Alguns projetos para melhoria na segurança foram discutidos na reunião, e serão debatidos num próximo encontro depois do Carnaval.

De acordo com a Prefeita, o saldo da reunião foi positivo, pois há possibilidades reais, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública, de haver uma melhora no policiamento de Maragojipe, inibindo a violência e combatendo o tráfico de drogas: "Essa é a nossa meta, acabar com o tráfico e dar suporte às famílias dos viciados".

Marcadores:

Conceição da Feira: Apagão levou quase dez mil frangos à morte

Quase dez mil frangos morreram em diversas granjas do município de Conceição da Feira, no centro-norte baiano, após uma falta de energia entre a noite de domingo (20) e a tarde desta segunda-feira (21). Em entrevista ao site Acorda Cidade, um avicultor afirmou que o problema foi levado à Coelba e teve como resposta que em até 3h o blecaute seria solucionado, o que não ocorreu. Segundo Jecélio Casaes Freitas, que estima um prejuízo de R$ 48 mil, a sobrevivência dos animais dependia de ventilação e de processos automatizados, que são exigências dos fornecedores. Os frangos, de acordo com ele, são vulneráveis a altas temperaturas e só suportam um calor de 40ºC durante três horas.

Nazaré das Farinhas: Polícia Militar e Civil estoura "boca de fumo"

Foi realizado nesta terça-feira (22) pela 3ª CIA da Policia Militar e Policia Civil da cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, a 'Operação Nazaré em Paz’, visando coibir o trafico de drogas naquela localidade.

De acordo com a CIA, uma ‘boca de fumo’ foi estourada na região da Ilha das Cobras e bairro Muritiba. Com os acusados a polícia apreendeu 07 pedras de Crack, 01 quilo de cocaína, quatro trouxinhas embaladas para comercialização, 100 gramas de crack, um novelo de linha, duas caixas de gilete, uma quantidade de plástico para embalar a droga e um caderno de anotação, todos os materiais foram encaminhados para a Delegacia de Nazaré. A polícia não informou o nome dos suspeitos. Reportagem: Voz da Bahia

Marcadores:

Santo Amaro: Prefeito promove festa de milhões e não se explica



O prefeito reeleito de Santo Amaro, município do Recôncavo Baiano, Ricardo Machado (PT), que teve as contas de 2009 e 2011 rejeitadas, preparou uma mega grade de atrações para a Lavagem de Nossa Senhora da Purificação, que dura nove dias, e que neste ano homenageia Luiz Gonzaga e  Vinícius De Moraes.
Crítico ferrenho do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Machado convidou para a festa atrações como Caetano Veloso, Zezé Di Camargo, Targino Gondim, Geraldo Azevedo, Luis Caldas, Chiclete Com Banana, Frank E Alex, Maestro João Carlos Martins, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Tuca Fernandes, Jau, Magary, Fantasmão, Raimundo Sodré, Saiddy Bamba, Negra Cor, Flávio Venturini, Geronimo e ainda Harmonia do Samba e Psirico, no bloco Tô na Aba. Soma-se à grade de atrações uma apresentação do circo do ator Marcos Frota.
Bocão News entrou em contato por diversas vezes com a assessoria de imprensa do gestor para saber o valor do investimento que a prefeitura aplicou na Lavagem da cidade. Entretanto, os valores não foram revelados. A reportagem tentou acessar o Diário Oficial do Município por meio do site da publicação mas o mesmo estava desatualizado.


Ano passado, após ter as contas de 2011 rejeitadas, o prefeito disparou contra os técnicos do TCM: "Ainda querem que eu, Ricardo Machado, pessoa física, devolva aos cofres públicos do Município 228 mil reais, referente a juros de contas pagas com atraso no exercício de 2011 (coelba, embasa, oi telemar e INSS). Nunca tivemos serviços interrompidos por falta de pagamento, se não foram pagas nas datas de vencimento é porque o Município não tinha dinheiro. Para os conselheiros do TCM, todos os prefeitos são maus administradores. Eles não conhecem a nossa realidade, as dificuldades de cada Município. Está mais do que claro, existe dois pesos e duas medidas, não há critérios".
Em média, a dupla Zezé Di Camargo cobra cerca de R$ 180 mil. No ano de 2010, a banda Chiclete com Banana teria cobrado R$ 400 mil para se apresentar em um show de menos de duas horas no centenário de Itabuna, segundo o blog Políticos do Sul da Bahia.
A festa tem realização da prefeitura, patrocínio da Skol, produção Maurício Pessoa e Licia Fabio Produções e Eventos e apoiodo Governo de Bahia, Bahiatursa e Petrobras.  (Publicada no dia 23 de janeiro de 2013, às 12h58/  Bocão News)

Marcadores: