Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira realiza audiência sobre Segurança Pública

Hoje (28/07) aconteceu na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira uma audiência pública para discutir aspectos ligados a segurança municipal. A audiência foi solicitada através de um requerimento do vereador Professor Borges, sendo aprovado pelos demais vereadores. Estavam presentes vários segmentos da sociedade civil e diversas autoridades políticas, a chefe do destacamento municipal da Polícia Militar, sargenta Iracema e o comandante da 27ª companhia militar, Major David Oliveira Lanzillotti. Foram debatidos diversos temas, sendo o que ganhou maior destaque foi o combate as drogas. Também foi anunciado pelo Major Lancelot o retorno do Posto Policial de Quixabeira, com o efetivo de oito soldados. Professor Borges

Marcadores:

Sapeaçu realiza palestra sobre Proposta de Participação do PAA – Modalidade CPR Doação

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de Sapeaçu realizou uma palestra na Escola Municipal de Sapeaçu sobre a Proposta de Participação do PAA – Modalidade CPR Doação, focada para as participantes do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres – ATER. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Visa também contribuir para formação de estoques estratégicos e permitir aos agricultores familiares que armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos, além de promover a inclusão social no campo.
Continue lendo »

Marcadores:

Audiência com Comando Geral da PM aborda monitoramento de câmeras em Santo Antonio de Jesus

Na última segunda-feira (25), o Prefeito Euvaldo Rosa esteve em audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Braga, a fim de solicitar apoio em relação à execução do projeto de monitoramento de câmeras na cidade. A reivindicação contou com a intermediação do Comandante do 14º Batalhão, Coronel Adelmário Xavier, e com o reforço de um grupo suprapartidário, composto pelos deputados estaduais, Rogério Andrade, Cacá Leão e Alan Sanches, além do superintendente de trânsito, Sidnei Rodrigues; do presidente da Câmara de Vereadores, Délcio Mascarenhas e do vice-presidente do SINCOMSAJ, Herivaldo Nery.

Após ouvir sobre a necessidade da implantação do projeto em Santo Antônio de Jesus, principalmente pelo acelerado desenvolvimento do município, o Comandante Geral sinalizou positivamente quanto à solicitação e determinou a visita de um preposto da Polícia Militar à cidade para avaliar e atualizar o projeto já existente na Associação Comercial.

Na ocasião, o Prefeito Euvaldo Rosa e o Superintendente de Trânsito Sidnei Rodrigues, propuseram ainda um convênio entre SMTT e PM para apoio integral aos agentes de trânsito nas funções de fiscalização do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A solicitação também foi vista positivamente pelo Comandante, que prestou orientações quanto aos procedimentos necessários e se comprometeu a intermediar o processo junto a Secretaria de Segurança Pública. Ascom Saj

Marcadores:

Câmara de Cruz das Almas ganha sala de comissões

Como forma de homenagear o município de Cruz das Almas, localizado no Recôncavo baiano, a 150km de Salvador os vereadores criaram uma sala de comissões totalmente moderna para discussão dos projetos que visão melhorias para o desenvolvimento local. O novo cômodo conta com ar condicionado, aparelho de TV, armário, mesa e cadeiras , além de ter as paredes plotadas com imagens que retratam a história dos 114 anos de emancipação política do Município. A nova estrutura que também conta com pintura total, reforma e ampliação do gabinete da presidência, cozinha e banheiros será apresentada à população as 10:00h da manhã desta sexta-feira (29) em Sessão Solene que homenageia o aniversário da cidade.

Marcadores:

Bahia sede empate aos 49 do segundo tempo

Bahia empata e continua jejum de vitórias na Série A
Uma bola alçada na área no último minuto do jogo e todo o esforço foi por água abaixo. Após abrir o placar aos cinco minutos do primeiro tempo e segurar a pressão adversária durante toda a partida, o Bahia cedeu no fim e empatou com o Vasco por 1 a 1 nesta quinta-feira (28), em São Januário. Reinaldo fez o gol tricolor e Elton igualou. A noite, no entanto, foi do goleiro Marcelo Lomba, que defendeu quase tudo. Com o empate, o Tricolor chega aos 12 pontos e assume a 16ª colocação. Os comandados de René Simões deixam a zona de rebaixamento, mas o Santos está com três jogos a menos. O Vasco caiu para quinto, com 21. No próximo domingo (31), o Bahia, que não vence há seis jogos, recebe o Figueirense, em  Pituaçu, enquanto o Vasco visita o São Paulo, no mesmo dia. O jogos valem pela 13ª rodada da Série A.
Continue lendo »

Marcadores:

Projeto esportivo abre 295 vagas para estudantes de escolas públicas de Cruz das Almas

O Projeto Cruz das Almas, Construindo o Futuro Através do Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, abre no período de 01 a 31 de agosto matrículas para aulas de karatê, futsal, capoeira, boxe, futebol e tai chi chuan. São 295 vagas destinadas aos estudantes de escolas públicas das redes municipal e estadual, adultos e pessoas da terceira idade. As inscrições serão feitas nos locais das aulas. No Ginásio Municipal são 40 vagas para karatê (de 12 a 17 anos), 40 para futsal (de 07 a 17 anos) e 40 para capoeira (de 07 a 17 anos). Na Praça Multiuso são 40 vagas para tai chi chuan (adultos e terceira idade) e no CSU (Centro Social Urbano) são 25 para boxe (de 07 a 17 anos).
Continue lendo »

Marcadores:

Irmandade da Boa Morte será tema de aula na Biblioteca Pública do Estado (Salvador)

A abordagem enfocará aspectos relevantes da cultura africana. Resistência e privacidade são palavras que resumem o contexto passado e atual da cerimônia. Com o tema: “Senhoras da Morte: ancestralidade africana e culto à Virgem Maria no Recôncavo Baiano”, o Curso Conversando com a sua História, realizado pelo Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, abre o segundo semestre do Ciclo de palestras. A primeira aula gratuita acontecerá na próxima segunda-feira, dia 1º de agosto, às 17h, e será ministrada pelo professor Luis Claudio Nascimento, na sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado (Barris). Vale ressaltar, as pessoas que manterem 75% de presença do curso receberão certificado. Interessados podem se inscrever, diariamente, das 9h às 17h, pelo telefone 3117-6067 ou através do email: cmb.fpc@fpc.ba.gov.br.
Continue lendo »

Marcadores: ,

Max Passos parabeniza Cruz das Almas pelos 114 anos de emancipação política

Uma cidade só cresce, desenvolve-se, atrai comércios e gera empregos se for bem administrada. O que temos observado em Cruz das Almas é o carinho que o administradores tem para com o povo, colocando em prática seus projetos e realizando sonhos dos 58.606 cruzalmenses que colaboram com a implantação de cada pedra que sustenta os 114 anos de nossa história. A luta não para, nossa bela cidade ainda terá um futuro cada vez mais promissor, com o aumento no número de empregos, melhorias na saúde, educação, segurança e bem está social. Parabéns Cruz das Almas. O os festejos em homenagem aos 114 anos de emancipação política de Cruz das Almas serão realizados nesta sexta-feira (29).

Marcadores:

Projeto artístico de Tau Tourinho e grupo é tema de prova na UFRB

Tau Tourinho, Gabriel Lopes Pontes e Lucas Virgolino formam o NOVOCINEMANOVO
O movimento NOVOCINEMANOVO foi tema da prova de encerramento do primeiro semestre da disciplina “Cinema 1”, no Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), sediado na cidade de Cachoeira.  Com estudos voltados para a história do cinema mundial, a disciplina é ministrada pela professora mestre Ana Paula Nunes, que iniciou a avaliação distribuindo aos alunos uma cópia do Manifesto do NOVOCINEMANOVO (NCN) e, em seguida, a prova contendo uma questão dissertativa, na qual os estudantes deveriam discorrer sobre a relação existente entre a proposta desenvolvida pelo grupo NCN e os movimentos cinematográficos estudados na disciplina durante o semestre.
Continue lendo »

Marcadores:

Bessa diz que fica no PDT, mas prepara surpresa a adversários em Santo Antonio de Jesus

Álvaro Bessa prepara surpresa
O ex-prefeito de Santo Antonio de Jesus, Álvaro Bessa, anunciou nesta quarta-feira (27) que deixará a presidência do PDT local, mas afirmou que permanecerá no partido. Acho muito difícil. Fosse Bessa um qualquer, mais um membro do partido, não seria difícil acreditar que articulações internas do PDT e puxariam para traz na posição partidária, mas Álvaro Bessa é hoje um dos principais nomes cotados a disputar a eleição majoritária – há quem diga que é um dos favoritos – e este recall não permite a ele retroceder. Deixar a presidência do partido e permanecer como membro apenas, seria suicídio político para o ex-prefeito. Álvaro Bessa não é ingênuo, engana-se quem pensa assim, e está muito bem assessorado quanto ao que deve fazer. Está claramente dando aos adversários aquilo que os acalenta, a ideia de que está se apequenando, mas nos bastidores, Bessa prepara a jogada com a qual pretende surpreender seus adversários.
Continue lendo »

Marcadores:

Conceição do Almeida participa da FENAGRI em Juazeiro

Representantes do município de Conceição do Almeida, Recôncavo baiano, estão participando de mais uma edição da FENAGRI ( Feira Nacional de Agricultura Irrigada) na cidade de Juazeiro, na qual também participam autoridades do Governo do Estado, o governador Jaques Wagner, o ministro da agricultura, Afonso Florence e prefeitos de toda o Brasil. Renato do PT, Olivaldo ( assessor de comunicação ) e o prefeito Ito de Bega viajaram até a cidade do norte do estado, a convite da organização da feira. O estande de Conceição do Almeida, que está expondo os principais produtos do homem do campo almeidense, mostra na FENAGRI uma parte da diversidade agrícola da região e registra boa visitação dos transeuntes. Blog do Valente

Marcadores:

Decisão da Justiça contra blogueiro de Muritiba sairá em dez dias

Nesta quarta-feira 27, por volta das 10 horas da manhã, aconteceu no Fórum de Muritiba à audiência do Processo de Dano Moral contra o Blogueiro e Jornalista em formação pela Universidade Federal do Recôncavo, Edgar Abbehusen. A audiência durou quase duas horas. O Processo partiu dos vereadores Marco Antonio, Kéleu, Josenilson, Valmir Simões, Ulivaldo e Robson. Os vereadores alegam que Abbehusen abusou da liberdade de expressão quando disse que “se trocassem as cadeiras do Plenário da Câmara por latrinas, ficaria mais fácil digerir a sujeira pouco proveitosa”.
Continue lendo »

Marcadores:

Max Passos poderá ser o nome da sucessão de Orlandinho em Cruz das Almas

Max Passos - Presidente da Câmara Municipal /Foto Paulo Galvão
O vereador Max Passos (PSDB), falou na tarde desta quinta-feira (28) na Rádio Alvorada AM, dentro do programa cidade notícias, com o radialista Paulo Galvão sobre a sua trajetória política na cidade. Max que foi eleito em 2008, chegou a presidência do Legislativo depois de receber apoio de outras agremiações partidárias que compõe a atual aliança política liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em Cruz das Almas. Durante a entrevista o parlamentar falou da reforma realizada no prédio da câmara onde acontece o maior evento político do ano com a sessão solene do 29 de julho, data de emancipação do município. Ampliação do gabinete presidencial, criação da sala das comissões, ampliação da cantina e pintura geral são algumas das benfeitorias realizadas pelo atual presidente. Sobre a filiação no Partido Progressista, Max Passos disse que mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer. Ao final da entrevista, o membro da tradicional família Passos lançou sua pré-candidatura a prefeito do município. “Quero ser um pré-candidato com apoio do prefeito Orlandinho, a maior liderança política da minha cidade”, finalizou Max. Com informações de Paulo Galvão

Marcadores:

Câmara de Vereadores de Cabaceiras é exemplo de boa administração

A Câmara Municipal de Vereadores de Cabaceiras do Paraguaçu, localizada no Recôncavo baiano, a 160 km de Salvador tem surpreendido a população com a grande evolução alcançada nos últimos sete meses da gestão do presidente João Carlos (PMDB). A Casa Legislativa enfrentou um processo de reforma e modernização de sua estrutura, que agora também conta com o Salão Nobre totalmente climatizado, com implantação de aparelhos de ar condicionados de alta capacidade, inédito na Casa de Leis. Agora a população também disponibiliza de transmissão ao vivo das sessões através do site www.camaracabaceirasdoparaguacu.ba.gov.br e sessões em áudio de todas as sessões.

Marcadores:

Festival de Teatro promove apresentações gratuitas em Governador Mangabeira

Em agosto os amantes das artes cênicas de todo Recôncavo Baiano tem um encontro marcado. Durante os dias 12, 13 e 14 o Grupo Teatral Frutos da Utopia realizará o “Utopia Festival de Teatro - Arte Pulsando Emoção”. O evento acontecerá na cidade de Governador Mangabeira, nas instalações do colégio CECOM, na Agnaldo Viana, em frente ao Banco do Brasil a partir das 18h. Durante os três dias de evento, serão apresentados nove espetáculos de teatro, de grupos da cidade de Salvador e região. Os grupos se apresentarão com peças adultas, infantis e infanto-juvenis. “Com isso, pretendemos dar continuidade ao evento que começamos ano passado para comemorar os dez anos do grupo. Além de valorizar a arte teatral, traremos mais uma opção de lazer e convivência social”, diz Juliana Costa, atriz do Frutos da Utopia.
Continue lendo »

Marcadores: , ,

Festa da Boa Morte em Cachoeira atrai imprensa mundial

A cultura e a beleza natural da Bahia continua atraindo a imprensa nacional e internacional. A Festa da Irmandade da Boa Morte, que tem seu ápice no dia 15 de agosto, em Cachoeira, será destaque na próxima edição do jornal The Atlanta Voice’s, da cidade norte-americana homônima. A publicação de 30 mil exemplares é voltada para público afrodescendente local. Além da presença nas páginas do periódico dos Estados Unidos, a manifestação cultural do Recôncavo Baiano também receberá operadores de turismo de Los Angeles, de acordo com o coordenador de Turismo Étnico-afro da Bahia, Billy Arquimimo. Gente&Mercado

Marcadores:

Santo Estêvão receberá a primeira fábrica da Steel Bras no Brasil

Casas populares com uma estrutura de aço e cimento, erguidas em um curto espaço de tempo, e com um custo-benefício bastante atrativo. A população de Santo Estêvão e região será contemplada nos próximos meses com a primeira fábrica da empresa Steel Bras no país. O empreendimento é pioneiro no Brasil no sistema construtivo que utiliza aço galvanizado como principal elemento estrutural para moradias.
O projeto foi apresentado pelos representantes da empresa durante uma reunião com integrantes do Portal do Sertão, realizada no auditório do LM Hotel, em Santo Estêvão, na tarde desta segunda-feira (25). Além do prefeito Rogério Costa, estiveram presentes gestores e representantes de outros 12 municípios que compõem o consórcio.
Continue lendo »

Marcadores:

UFRB realiza XIV Encontro Baiano de Educação Matemática

O XIV Encontro Baiano de Educação Matemática tem como objetivo fomentar um espaço de estudo, pesquisa, reflexões e socialização do conhecimento construído em Educação Matemática por meio das experiências e pesquisas dos professores, alunos e comunidade científica, em especial, no que se refere ao tema “A Matemática e a formação para a cidadania”. Mais informações sobre o evento no site www.ufrb.edu.br/xivebem.

Marcadores:

Câmara de Governador Mangabeira discute Segurança Público as 14:00h

Na tarde desta quinta-feira (28) a Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira, realizará uma reunião com a população para discutir a Segurança Pública do Município. O encontro está marcado para as 14:00h e irá abordar temas sobre prevenção ao uso de drogas, articulação dos Poderes para combater o tráfico entre outros.

Marcadores:

Santo Antonio de Jesus se prepara para receber o transporte coletivo urbano


Durante entrevista aos colegas Ney Bacceli e Juracy Santos, da Rádio Recôncavo FM, o superintendente de trânsito e transportes de Santo Antonio de Jesus, Sidnei Rodrigues, disse que os pontos de parada para os micro ônibus que vão começar a circular na cidade a partir da próxima segunda-feira (1º), terão sinalizações, ao invés de pontos com cobertura. "Não é em todo local que tem um ponto de ônibus com a devida cobertura, porque nem sempre há condições de montar um ponto devidamente adequado", explicou.

A equipe da SMTT já está preparando a cidade para receber o transporte coletivo urbano. Vários pontos da cidade já estão com as devidas identificações e sinalizações.

Sidnei explicou que todos os motoristas da Cooper Micro Luxo já estão cientes de que os pontos de parada devem ser obedecidos de acordo com as sinalizações espalhadas na cidade. "Estamos tirando aquele vício do passado, em que o cidadão saltava do veículo aqui e o outro saltava a 50 metros a diante. Isso não vai mais acontecer; ele vai saltar na próxima parada", destacou, completando que a fiscalização fica por conta da SMTT (Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes), para punir, caso seja necessário, os condutores que desobedecerem essa regra.

Além dos topiqueiros, as empresas de ônibus: RD, Cidade Sol e Camurujipe, devem parar de circular dentro da cidade a partir do dia 1º de agosto. Para isso acontecer, Sidnei informou que já foi encaminhada uma documentação para a AGERBA.

Redação 'Voz da Bahia'

Marcadores:

Servidores vazam imagens de autópsia de Kelly Cyclone

Bahia Notícias: O mistério sobre a motivação e autoria do assassinato de Kelly Sales Silva, a Kelly Cyclone, de 22 anos, ocorrido há exatos dez dias, continua. Entretanto, a imagem do corpo da ex-“rainha do pó”, que ao fim de uma breve e “loka” vida virou uma espécie de “heroína”, já não é mais reserva na internet, espaço onde ela potencializou seu status de “patroa” e musa. Qualquer um que deseje, por admiração ou curiosidade, rever as tatuagens da jovem, instantes antes de desaparecer em uma urna funerária, pode conseguir com apenas alguns cliques. Nesta quarta-feira (27), o Bahia Notícias teve acesso a imagens de Kelly no necrotério, antes e depois da autópsia feita para apontar a causa da sua morte, ocorrida na madrugada do dia 18. As primeiras capturas estão em um vídeo postado nesta terça (26) no You Tube, através da conta "SalvadorTv0", no qual a jovem aparece ainda suja, vestida com a roupa que foi encontrada sem vida – um shortinho jeans e uma camiseta baby look da seleção argentina. Gravado dentro do Departamento de Polícia Técnica (DPT), nos Barris, o filme (ver aqui – imagens fortes) não exibe o rosto do cinegrafista amador, nem das outras pessoas presentes no local. Apesar disso, a postagem traz a assinatura virtual “@Fernand0Reiis”. No Twitter, um perfil homônimo é atribuído a Fernando Reis, recifense que mora em Salvador e diz ser jogador de futebol. Ele não respondeu às solicitações da reportagem no microblog para comentar o assunto. Além de mostrar, em close, os olhos abertos e as tatuagens extravagantes de Kelly Doçura, deitada em uma gaveta metálica, a gravação também apresenta outros corpos no local. O autor do vídeo chega a se dirigir a um dos cadáveres, espalhados pela sala de perícia. “Tchau, gordinha. A gordinha também já foi”, diz a voz masculina, em tom de zombaria. O BN também teve acesso a fotos da ex-“patroa” após a necropsia. Nestes registros, feito por um celular com câmera de baixa resolução, enviados por e-mail, Kelly aparece totalmente nua, costurada da pélvis ao peito, deitada na mesma estrutura metálica. Clique aqui para ver.
Continue lendo »

Marcadores:

Insensato Coração: André descobre que tem câncer e pode ficar impotente

Mesmo em reta final e faltando aproximadamente um mês para o seu desfecho, “Insensato Coração” ainda reserva grandes reviravoltas para os seus próximos capítulos. Uma delas é a de André (Lázaro Ramos), que descobrirá que tem câncer no testículo. A doença de André virá à tona ao caso. Após se separar definitivamente de Carol (Camila Pitanga), o designer conhecerá uma médica no Barão da Gamboa e, após transarem, ela lhe entrega um cartão e ele reforça sua teoria do início da novela dizendo: “Não adianta, eu não vou te ligar”. A profissional dirá a André que o telefone não é dela: “Existem uns caroços nos seus testículos. É melhor você se tratar”, diz. André acatará o conselho da médica e procurará um especialista. Após uma série de exames, o designer descobrirá que tem câncer nos testículos, inicia a quimioterapia e fica sabendo que corre o risco de ficar impotente. “Insensato Coração” é exibida de segunda a sábado a partir das 21h10. MSN

Marcadores:

Na Vila Belmiro quem deu a bola foi o Flamengo: 5 x 4 no Santos

Na Vila Belmiro quem deu a bola foi o Flamengo: 5 x 4 no Santos
Na noite desta quarta-feira (27/07), Santos e Flamengo protagonizaram o que já pode ser considerado o jogo do ano e os números demonstraram isso. Foi o melhor duelo da temporada do futebol brasileiro onde os craques em campo presentearam as torcidas com golaços e a vitória de Ronaldinho sobre Neymar. Ronaldinho Gaúcho que deu um chute na desconfiança e, com três gols e exibição de gala, levou o Rubro-Negro a histórica vitória por 5 a 4 frente ao rival Santos. O Flamengo começou a partida com um apagão. Levou três gols e parecia que sairia da Vila Belmiro com um resultado bem negativo, diferente do que conseguiu em toda a temporada. No entanto, com muita qualidade, e com uma atuação magistral de Ronaldinho Gaúcho, que marcou três vezes, empatou ainda no primeiro tempo. Só que o Rubro-negro sofreu mais um tento no início da segunda etapa. Desânimo? Não. Mais uma superação, mais dois gols e três pontos no Brasileirão.  Informações da Rádio Gospel
Continue lendo »

Marcadores:

Caso Bruno: Juíza acusada de extorsão é afastada das funções

A juíza de Esmeraldas (MG) Maria José Starling foi afastada das suas funções nesta quarta-feira. A assessoria do Tribunal de Justiça (TJ) de Minas Gerais, porém, não soube confirmar os motivos da decisão. A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado havia elaborado requerimentos pedindo o afastamento da juíza após denúncias de que ela teria tentado extorquir o ex-goleiro Bruno Fernandes e sua noiva, Ingrid Calheiros. O ex-advogado do jogador, Robson Pinheiro, também é suspeito. O deputado Rogério Correia (PT) sugeriu também a criação de uma CPI para apurar as denúncias contra a magistrada, advogados e o titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de Minas Gerais, delegado Edson Moreira. Bruno, preso desde julho de 2010 pelo desaparecimento da ex-amante Eliza Samudio, prestou esclarecimentos sobre a suposta tentativa de extorsão que ele e sua noiva teriam sofrido. De acordo a denúncia feita por Ingrid à Comissão da Assembleia, os dois teriam pedido R$ 1,5 milhões para tirar Bruno da cadeia. O Dia/Foto: Alex de Jesus

Marcadores: