Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Roque Isquem tem contas aprovadas e continua sendo o maior "sonho de consumo" da população muritibana

Mesa diretora da Câmara de Muritiba-Ba
Uma noite nublada, fora e dentro da Câmara de Muritiba, nesta quarta-feira, 27 de outubro, a instituição colocou em pauta as contas do ex-prefeito Roque Luis Dias dos Santos, relativas ao exercício financeiro de 2008, para ser discutida e aprovada em primeira votação, não houve novidades no transcorrer da sessão. Como sempre ocorreu nos últimos processos de avaliação das contas, saiu o irmão dele Josenilson Dias dos Santos, para entrada do suplente conhecido como Gonzaga, que pertence à base aliada do ex-prefeito.

Depois das normas de tramite da sessão especial, iniciou-se a discussão da matéria a ser julgada, onde alguns vereadores que proferiram ao longo do tempo na igreja casa, que votaria de acordo ao tribunal, não se confirmaram. O voto de vingança veio à tona! Após uma reunião a portas fechadas entre cinco vereadores, sai o resultado esperado por todos: Cinco votos contrários, três na amizade, e um no bom censo e respeito à decisão do tribunal de contas dos municípios. O vereador Luciano Cunha, foi o único que votou sem cunho político partidário, “Não faço parte desse grupo, mas estou votando como disse que iria votar de acordo ao tribunal, pois se o órgão pedisse a reprovação eu reprovava” – afirmou o edil.

Acreditamos que desta feita o parlamentar que teria 50% de chances de se tornar presidente na próxima legislatura, perde a possibilidade por entender que não fez a vontade da maioria, por isso a disputa da presidência da Câmara deve ficar entre membros do grupo que se reuniram antes da votação, com fortes chances para Valmir Simões assumir o cargo.

O que fica notório nessa situação é que não temos vereadores comprometidos com as causas da população, pois ficou esplêndido o voto da revolta e do amor político. Ato como da última sessão mostrar que não existe nova força política, novos grupos, tudo isso culminante para que viéssemos saber, que até os dias atuais as “forças políticas” ainda são: Babão e Roque Isquem. Alguns vereadores tiveram a chance de fazer diferente, e mostrar que são independentes, mas mostraram-se presos aos dois nomes fortes da política muritibana. Poderiam votar de acordo com o tribunal e mostrar imparcialidade como o edil acima citado, mas infelizmente o final da novela foi a mesma. Agora resta a sabedoria popular entrar em cena daqui a dois anos e reprovar nas urnas aqueles que não sabem o que querem.

A Voz Jovem

Marcadores: ,

Prefeito de Sapeaçu chama jornalista de "Vagabunda"

Em nota na coluna Tempo Presente, o jornal A Tarde informa que a repórter Cristina Santos, da sucursal da publicação em Santo Antônio de Jesus, ligou nesta quinta-feira (28) para o prefeito de Sapeaçu, George Góes (PP), a fim de complementar uma matéria. “Prefeito, o senhor tem documentos que comprovam irregularidades no Hospital Nossa Senhora da Conceição?”, questionou. O gestor respondeu, segundo o jornal, "aos berros": “Tenho! Já lhe falei que tenho!”. A jornalista replicou: “Calma, prefeito...”, mas não adiantou. “Calma uma p...! Você foi comprada, sua vagabunda!”, ofendeu. O colunista Levy Vasconcelos sentenciou: “ Já pensou se a pergunta fosse sobre um dos cinco processos que ele responde por improbidade (leia-se corrupção)? Saía tiro”.
Bahia Notícias

Marcadores: ,

Ibama concede licença de implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu

Segundo informações do site Forte na Notícia o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta quinta-feira (28) a licença de implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, projeto que será instalado no município de Maragojipe, às margens do Rio Paraguaçu e nas proximidades do canteiro de obras de São Roque.
O estaleiro, a ser construído por uma empresa formada pela Odebrecht, UTC e OAS será totalmente voltado para a produção de plataformas de petróleo, dentro de um terreno de três milhões de metros quadrados. Quando concluído, mediante investimentos previstos de R$ 2 bilhões, ocupará uma área aproximada de 150 hectares, com abrangência socioeconômica envolvendo Maragojipe, Itaparica, Saubara, Salinas da Margarida, Cachoeira e São Félix, cidades abordadas durante o processo de licenciamento.
“A obtenção desta licença representa um importante passo para a consolidação da indústria naval da Bahia, porque permite a construção efetiva deste estaleiro e a reinserção do estado na construção de plataformas de petróleo”, afirmou o secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin.
Entre as principais condicionantes respeitadas pelo empreendimento, está o Projeto Básico Ambiental (PBA). “Consiste num conjunto de iniciativas relativas à alfabetização e capacitação da comunidade local, esgotamento sanitário, destinação de efluentes e resíduos sólidos, garantindo qualidade de vida ao entorno do estaleiro”, explicou o coordenador-executivo de Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Eracy Lafuente.
Também faz parte do projeto a promoção de ensino profissionalizante para trabalhadores da região, cursos para pescadores extrativistas e aprimoramento das atividades exercidas pelos quilombolas, entre outras ações educativas. “Este estaleiro vai ser quase cinco vezes maior que o de São Roque do Paraguaçu, proporcionando a geração de muitos empregos, além do estímulo à qualificação de engenheiros navais e técnicos”, disse Lafuente.
Quatro mil empregos diretos

A estimativa é de que, somente durante a construção do estaleiro, com duração prevista de dois anos, a partir do início das obras, ainda com data indefinida, sejam gerados quatro mil empregos diretos. A expectativa é que toda a economia baiana seja movimentada pelo estaleiro, que, além das vagas de emprego, vai possibilitar o fortalecimento de serviços indiretos, com a criação de pequenas economias na área.
 
Forte na Notícia

Marcadores: ,

Cruz das Almas: Orlandinho decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Pomponet

Foto retirada da Galeria de Ex- Prefeitos
O prefeito Orlandinho decretou nesta sexta-feira (29/10) luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito de Cruz das Almas, Claudomiro Dias Pomponet. O ex-gestor do Município faleceu na madrugada desta sexta-feira, no Hospital Salvador, na capital do Estado. O corpo será velado na Câmara de Vereadores e o enterro está marcado para o Cemitério Jardim da Paz, às 17h. Claudomiro Pomponet governou Cruz das Almas de fevereiro de 1977 a fevereiro de 1983. Ele tinha 87 anos e deixou esposa e 12 filhos.

Ascom Cruz das Almas

Marcadores: ,

BAIXO SUL DA BAHIA TEVE CHUVA DE GRANIZO

Foto Ilustrativa
Uma chuva de granizo na madrugada desta quinta-feira (28) provocou estragos e trouxe preocupação aos moradores do município de Cairu, e das localidades de Cajaiba, em Valença e Graciosa, em Taperoá, no baixo sul da Bahia. De acordo com informações do Portal do Baixo Sul, o fenômeno durou cinco minutos, mas foi o suficiente para danificar os telhados das casas e alguns carros que estavam estacionados na rua.  A previsão para esta sexta-feira (29) é de mais chuvas para toda a região, diz o instituto de metereologia Clima Tempo.

Bahia Notícias

Marcadores: