Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cruz das Almas: Pavimentação da Agenor Sampaio facilita tráfego de veículos para o Centro

Obras na Agenor
A pavimentação da Rua Agenor Sampaio não representa apenas um sonho para os moradores daquele local. A obra de infraestrutura oferece agora uma nova opção para motoristas fazerem o percurso da entrada da cidade ao Centro.

A Rua é responsável pela ligação entre as avenidas Getúlio Vargas e Crisógno Fernandes. “Essa ação vai diminuir o fluxo de veículos na Getúlio Vargas”, disse o superintendente municipal de Trânsito e Transporte, Saul Lopes Carvalho.

Orçada em aproximadamente R$ 100 mil e realizada com recursos próprios do Município, a obra oferece a moradores e motoristas 2000 m² de pavimentação. O serviço iniciou no final de junho e seu ritmo foi atrapalhado em função das fortes chuvas que caíram no Município.

A pavimentação da Rua Agenor Sampaio faz parte das obras de infraestrutura que a Prefeitura de Cruz das Almas implementou desde 2005. Neste período já são mais de 150.000 m² de pavimentação. Em 2009 a Avenida Crisógno Fernandes foi entregue à população com 12.000 m² de calçamento.

Paralelo à pavimentação da Rua Agenor Sampaio, as obras de calçamento acontecem também no Bairro Primavera, Andaraí (Itapicuru), Alberto Passos, Loteamento São Francisco, Pumba e Vilarejo.
Site Oficial de Cruz das Almas

Marcadores: ,

Embrapa de Cruz das Almas promove curso de cultivo e processamento de banana

Técnicos e extensionistas de órgãos públicos, além de produtores e profissionais de empresas privadas ligadas à agroindústria têm encontro marcado a partir do dia 16 de agosto, em Cruz das Almas (BA). É o início do primeiro módulo do curso Cultivo e Processamento de Banana, oferecido pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), por meio da Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut).

Cerca de trinta pessoas foram aprovadas na etapa de seleção para participar do treinamento, que será dividido em quatro módulos, com 40 horas cada, totalizando, com aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, de 16 a 20 de agosto, vai tratar sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”. A segunda etapa vai abordar “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. Em seguida, será a vez do tema “Fitossanidade”.

O último módulo será sobre “Processamento agroindustrial da banana”. Todos os módulos serão ministrados na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.

De acordo com Ingrid de Moraes, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, a representatividade das diferentes áreas produtoras de banana está bastante expressiva. “Teremos profissionais de estados como Amazonas, Rondônia, Pará, além de participantes de diversas regiões do Nordeste”. Para a pesquisadora, a diversidade regional dos alunos será muito positiva, inclusive para troca de experiências e futuras parcerias.
Cadeia produtiva

Segundo Marcelo Bezerra Lima, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, o curso está formatado para contemplar todas as fases da cadeia produtiva da banana, já que abrange desde melhoramento genético, passando por tratos culturais, manejo integrado de pragas e doenças até colheita e pós-colheita. 
 
A Voz Jovem

Marcadores: ,

Vereador é baleado em tentativa de assalto

O vereador de Itapé (foto), Júnior Borges (PMDB), está internado no Hospital Calixto Midlej Filho e será submetido a uma cirurgia para extração de projétil alojado na virilha. Nesta madrugada, homens invadiram e tentaram assaltar uma propriedade rural do vereador, no município de Itapé. Júnior Borges conta outra versão. Houve um disparo acidental da arma que o próprio carregava.

Pimenta na Muqueca

Marcadores: ,

Muritiba: Roque Isquem apresenta seus candidatos à população


Aconteceu na noite desta segunda-feira (16) na cidade de Muritiba a 130km de Salvador, um encontro promovido pelo ex-prefeito Roque Isquem. Na ocasião a população foi apresentada aos candidatos Paulo Câmara (Dep. Estadual) e Ruy Costa (Dep. Federal). Segundo Roque esses candidatos foram escolhidos por ele e seu grupo por terem sido presentes e decisivos em grandes ações realizadas pelo seu governo.  Em meio aos discursos dos candidatos, eis que surge uma grande surpresa; um senhor chamado Abelardo pediu a palavra, e depois de um grande silencio tomado sobre o público relatou: “Eu era do lado de lá, mas diante de estarmos vivendo a pior administração que Muritiba já viu, estou aqui, do lado de Roque Isquem, apoiando seus candidatos”. Finalizou. Aplaudido por todos, deu-se por satisfeito ao fazer um importante desabafo com tão poucas palavras.
Através de um vídeo apresentado em telão os presentes conheceram a história do candidato Ruy Costa, podendo analisar seu perfil político-administrativo. Roque falou das obras que Ruy e Paulo ajudaram trazer para o Município e afirmou que com a vitória desta dupla Muritiba irá ganhar muito mais.
O fato que mais chamou a atenção dos presentes foi que durante quatro anos do seu governo Roque Isquem vivia rodeado de amigos radialistas, mas ao contrário deste período na noite de ontem encontrava-se presente apenas o radialista Natan Mobuto da Radio Alvorada de Cruz das Almas, um dos que não tinham contrato com a Prefeitura.

Mídia Recôncavo

Continue lendo »

Marcadores: , ,

Cruz das Almas: Max Passos reúne amigos para jogo amistoso e sofre goleada de 5X1


Aconteceu na manhã deste domingo (15) no campo da Rua da Mata um jogo amistoso organizado por Ed Junior em homenagem ao aniversário do Secretário Municipal de Relações Institucionais José Dias de Macedo, popular “Zé Dias”.

Durante um jogo muito corrido, Max, apesar de ter jogado a maior parte do tempo, ficou apenas assistindo o espetáculo do futebol desenvolvido pela equipe adversária. Ao ser questionado por nossa equipe sobre o placar, ele nos respondeu: “hoje é aniversário do nosso amigo Zé, você acha que poderíamos deixar de dar esse presente para ele? Dessa vez fizemos a política dos bons amigos, mas quando nos enfrentarmos da próxima iremos colocar em prática nosso verdadeiro futebol e descontar essa goleada de 5X1.

Após a partida os amigos realizaram uma confraternização no Quiosque do Tó, contando com a presença do presidente da Câmara Osvaldo da Paz, do Prefeito Orlandinho entre outras diversas autoridades e lideranças políticas.
Mídia Recôncavo

Continue lendo »

Marcadores: , , ,

Governador Mangabeira: Pronunciamento do vereador Albano Fonseca (16/08/2010)

Em mais uma sessão polêmica, o vereador Albano Fonseca diz que os problemas da prefeitura não são por culpa da Câmara e sim por irresponsabilidade dos funcionários da Prefeitura.
Parece até piada, mas na cidade de Governador Mangabeira, localizada no Recôncavo Sul da Bahia, a 136KM da capital Salvador virou moda os funcionários da prefeitura fazerem pronunciamentos nas emissoras de rádio atribuindo o fracasso da administração do executivo municipal a não aprovação de suplementação orçamentária por parte da Câmara de Vereadores.
O problema é que neste jogo de empurra a cidade perde, os servidores sofrem e a população fica cheia de interrogações com tantas farpas.
No pronunciamento o vereador também parabenizou os desportista do bairro do Portão, que cansados de esperar ações da Prefeitura, mais uma vezf izeram um mutirão e reformaram o campo de futebol.

Marcadores: , ,

Cachoeira: Termina hoje a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte


Termina hoje em Cachoeira, as festividads públicas da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte com a distribuição de caruru para todos os presentes, que será oerefico oferecido, conforme a tradição, pelas irmãs eleitas para promover o evento de 2011. Até alguns anos atrás, o samba de roda fazia parte da festa, durante três dias. Atualmente, o samba foi praticamente desvinculado das festividade- foi tombada este ano como patrimônio imaterial do estado da Bahia.

O salão projetado para o samba de roda na sede da Irmandade, durante os dias da festa recebe exposição de artesanato e tradicional valsa das irmãs após a procissão da Glória foi dançada no refeitório. Ontem à noite foi servido cozido, pipoca e pãezinhos em homenagem a São Roque, correspondete a Obaluaê no candomblé.

Alzira Costa

Marcadores:

Santo Estevão: Acusado de estuprar menina de três anos é preso

Foto Ilustrativa


Está preso na delegacia de Santo Estevão, no centro-norte baiano, João Queiroz da Silva, o “Tizão”, acusado de ter violentado sexualmente uma criança de três anos. “Tizão” estava foragido havia 15 dias, mas foi preso com ajuda de denúncias anônimas. Policiais da 57ª Companhia Independente da Polícia Militar conseguiram localizar o acusado e prendê-lo durante o fim de semana. Após o estupro, o Juizado da Infância e da Juventude encaminhou a criança para ser atendida no Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, devido à gravidade da violência sexual. Segundo a polícia, João Queiroz cumpria pena de 12 anos no Presídio de Feira de Santana por um estupro contra uma criança de 6 anos, mas foi beneficiado com a saída temporária do Dia das Mães e não retornou ao conjunto penal, praticando o outro estupro. Informações da Tribuna da Bahia.

Marcadores: