Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

domingo, 27 de maio de 2012

Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos


Foto: Dario Guimarrães/Metropress 
 
O bem cuidado jardim de entrada da Fundação Dr. Jesus, que recebe dependentes químicos de toda a Bahia em Candeias, a 52 km de Salvador, esconde a dureza do tratamento a que internos seriam submetidos, de acordo com denúncias de diversas entidades. No ambiente, ao qual o Jornal da Metrópole teve acesso, placas com advertências são os primeiros indícios de que a vida dos que ali são colocados não é fácil. "Não pise na grama, sujeito a camisa vermelha", diz um letreiro, não elucidado por um interno questionado sobre o significado.

A explicação quem dá é Josueliton Souza, diretor presidente da Associação Metamorfose Ambulante (Amea), ligada ao Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (CR-03). Segundo ele, o lembrete significa 'isolamento'. Ele conta ainda que há outras camisas, com diferentes graus de punição, relacionadas a racionamento alimentar. "A cor determina a quantidade de comida. A vermelha significa não tê-la; a amarela, uma refeição por dia; a verde, duas; e a branca, três", denuncia. Há muitos anos acompanhando a situação da Dr. Jesus e de outras 'comunidades terapêuticas' do estado, Josueliton assegura: há internos que "cavam a própria cova" como forma de tratar o vício e, não raro, desaparecem ao deixar a entidade.

Ao todo, 1.092 pessoas vivem nas três unidades da Fundação Dr. Jesus, todas às margens da BR-324. Fundada há 11 anos, a instituição, comandada pelo deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PSB), trata dependentes químicos, internados voluntariamente ou encaminhados pelos pais. A administração diz contar com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, professores de Educação Física e um médico de plantão, além de líderes espirituais. No entanto, para órgãos reguladores e associações que visitaram a entidade, o internamento não passa de um 'encarceramento', que converte os internos à religião pentecostal à base de maus tratos, espancamentos, tortura psicológica e violação dos direitos humanos.
Continue lendo »

Maçonaria: Grande Loja da Bahia tem novo Grão-mestre

Foi empossado na noite deste sábado (27) o novo Grão-mestre da Grande Loja Maçônica da Bahia, Jair Tércio. O malhete – símbolo da vontade, da força do trabalho e da lógica para os marçons – foi passado por Itamar Assis, ex-grão mestre, a Tércio, que ficará à frente do cargo nos próximos três anos. O evento, no Grande Hotel Stella Maris, em Salvador, contou com a participação de maçons de toda o estado, além de representantes da ordem do Brasil, Argentina, Chile, Portugal, África e Estados Unidos. A Grande Loja da Bahia possui hoje sete mil membros. Informações do BN

Cigano nocauteia Mir, vinga Minotauro e mantém o título dos pesos-pesados

O brasileiro Junior Cigano teve duas vezes a oportunidade de vencer o homem que sobrepujou seu mestre e mentor Rodrigo Minotauro. Na primeira, ele venceu Cain Velásquez, que havia batido seu mestre e amigo por nocaute, e conquistado o cinturão dos pesos pesados do UFC. Na segunda, esta noite, a missão era duplamente difícil: manter o cinturão e devolver aFrank Mir as duas derrotas impostas a seu mentor – um nocaute e uma finalização. E Cigano, mais uma vez, fez o que se esperava dele. Com um direto uma sequência de golpes, ele derrotou Mir por nocaute aos 3m04s do segundo round no MGM Grand, em Las Vegas, defendendo pela primeira vez o seu título e, mais importante, honrando seu mestre diante de seu algoz justamente no Memorial Day, o feriado americano dedicado à lembrança dos soldados do país mortos em combate.

- Eu me sinto sensacional. É uma sensação maravilhosa. Minotauro é um tremendo lutador, e Mir é um ótimo lutador. Essa luta é entre eles. Eu vim aqui para defender o meu título, e fiz isso. Me surpreendeu o quanto ele consegue aguentar. Quero agradecer à galera de Salvador e de Caçador! Também quero agradecer ao meu amigo Breno, que veio aqui comigo. Essas pessoas passam por tantas dificuldades que merecem ter um momento de alegria – disse Cigano antes de levantar o menino nos ombros no centro do octógono.
Continue lendo »

Marcadores:

Marcha das Vadias protesta contra violência sexual

A Marcha das Vadias levou centenas de pessoas às ruas de Copacabana neste sábado. A passeata, que é uma forma de protesto contra a violência sexual, acontece em diversas cidades no Brasil. No Rio de Janeiro, a marcha partiu do Posto 4, em Copacabana (Zona Sul), e seguiu até a 12ª DP (Copacabana). Segundo a Polícia Militar, o protesto reuniu cerca de 500 pessoas. Uma das manifestantes causou tumulto ao tirar a camisa em frente à Igreja Nossa Senhora de Copacabana, onde parte do grupo tentou entrar durante uma missa. A Polícia Militar interveio e um policial chegou a disparar gás de pimenta para dispensar os manifestantes, mas ninguém foi preso ou ficou ferido. No início da caminhada, houve um desentendimento entre participantes do movimento e membros da Guarda Municipal, que queriam proibir a manifestação na Avenida Atlântica alegando que atrapalharia o trânsito. O problema foi solucionado com a chegada da Polícia Militar e a marcha seguiu em duas faixas da via.
Continue lendo »