Midia Recôncavo - Oficial - Por Anderson Bella

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cruz das Almas: André Eloy "Após a saída da FAMAM..." empregos com carteira assinada em baixa

Cruz das Almas considerada uma das cidades mais importantes do Recôncavo Sul atravessa uma fase complicada em relação à geração de emprego e renda. Embora o mercado imobiliário tenha lançado nos últimos meses grandes empreendimentos à cidade vem perdendo investimentos e acumulando vertiginosas quedas nas contratações com carteira assinada. Após a saída da FAMAM, agora uma empresa fumageira também irá investir na cidade de Governador Mangabeira. As empresas alegam que a carga tributaria Mangabeirense é mais leve do que a Cruzalmense, além disso, haveria uma política de atração. As empresas ligadas ao tabaco que atuam na cidade realizaram demissão em massa nos últimos meses, números que são refletidos nos cálculos do CAGED, Cruz das Almas apresenta, novamente em agosto saldo negativo de – 343. Entre as cinco ocupações que mais demitiram de janeiro a agosto de 2010 três são ligadas ao setor fumageiro.

Informações do Site André Eloy

Marcadores: ,

Responsáveis por fábrica de fogos que explodiu em Santo Antonio de Jesus há 12 anos são julgados em Salvador




Começou por volta das 9h desta quarta-feira, 20, com atraso de 1h, o julgamento do empresário Osvaldo Prazeres Bastos e dos seus familiares Mário Fróes Prazeres Bastos, Ana Cláudia Almeida Reis Bastos, Helenice Fróes Bastos Lírio, Adriana Froés Bastos de Cerqueira, Berenice Prazeres Bastos da Silva, Elísio de Santana Brito e Raimundo da Conceição Alves, responsáveis pela fábrica clandestina de fogos que explodiu matando 64 pessoas, em Santo Antônio de Jesus, no dia 11 de dezembro de 1998. O júri é realizado no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, sob o comando do juiz Moacyr Pitta Lima, da 2ª Vara Crime, e não ha previsão para o seu encerramento.

 
Três testemunhas de acusação, entre elas a funcionária da fábrica, Maria Joelma, que sobreviveu ao acidente mas perdeu uma irmã na explosão, são ouvidas pelo juiz. Além delas, testemunhas de defesa e os réus também prestarão seus depoimentos. Ao final dos depoimentos, haverá um debate entre acusação, a cargo da promotora Isabel Adelaide Moura e do assistente Aton Fon Filho, e defesa, comandada pelo advogado da família Bastos, Alfredo Venet.
 
O julgamento, que foi transferido de Santo Antônio de Jesus para Salvador em 2009, é acompanhado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que denunciou o Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos devido à morosidade para julgar o caso. Por conta disso, um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República está presente no Fórum.
Caso - O acidente aconteceu na manhã do dia 11 de dezembro de 1998. A explosão, que matou 64 pessoas, entre elas duas crianças, aconteceu no galpão da fábrica clandestina, que possuía mais de 1.500 kg de fogos. Cinco pessoas sobreviveram à explosão com ferimentos graves.
De acordo com Iraci da Silva, de 53 anos, que perdeu a filha Ana Claudia da Silva na explosão, muitas crianças trabalhavam com fogos de artifício na época do acidente em Santo Antônio de Jesus. "Minha filha trabalhava com fogos desde os 7 anos, na época do acidente ela tinha 21. Lá em Santo Antônio era normal ver crianças trabalhando com fogos. Depois do acidente, começou a diminuir", afirma.
A Tarde

Marcadores: ,

Professor Borges, apresenta trabalho na UFRB sobre a História da Vila de Cabeças


Na terça-feira (19/10) no I Seminário de História da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), no campus de Cachoeira, o professor Borges apresentou um artigo na comunicação Economia e Política, com o título A Vila e o Coronel - Memória e Poder Local na Vila de Cabeças - 1920 a 1962. O trabalho faz uma refelexão acerca da história da Vila de Cabeças, da sua origem até a emancipação em 1962 para a cidade de Governador Mangabeira, fazendo uma relação com o poder exercido pelo coronel João Altino da Fonseca.
Em outra comunicação - Educação e Ensino de História, em parceria com Cássio Alves (estudante de História da UFRB), Borges apresentou o artigo A Importância do Estudo de História Regional e Local no Ensino Fundamental, enfatizando a necessidade que o professor têm em estudar com os alunos temas ligados a sua região ou município.
Informações: Blog do Vereador Borges

Marcadores:

Governador Mangabeira: Vereador Albano Fonseca diz que SAMU ainda não disse pra que veio


"A ambulância da SAMU, que chegou ao município de Governador Mangabeira-Ba, ainda não foi vista em funcionamento, aliás, em um acidente que houve na zona rural do município, a presença da ambulância foi, por demais, cobrada pela população, sem resposta até o momento. Estamos no aguardo de poder ver, definitivamente, o equipamento disponível à população." diz Albano.


Marcadores: ,

Chuva traz alegria para os agricultores do Recôncavo


Após quase 30 dias de estiagem a chuva volta a cair no recôncavo baiano. Nos últimos quatro anos os agricultores enfrentaram um dos piores momentos de suas vidas, não chovia, as aguadas secaram e plantações devastadas pela falta d’água . “Nunca vi uma coisa daquela em minha vida, até as cisternas aqui em Lagoa Seca ficaram todas sem água, a laranja, o limão, a roça de fumo, tudo que plantamos morreu, o prejuízo é incalculável, porque além de não poder plantar, as plantações que garantiam nossos sustentos como a do limão e da laranja morreram.” Desabafa o produtor rural José Zacarias (Zazá) de Cabaceiras do Paraguaçu.
Com a volta da chuva na madrugada desta quarta-feira (20) a situação das plantações melhoraram, já que durante a estiagem sofrem com o calor e a falta d’água. 
Anderson Bella

Marcadores: