Parque Histórico Castro Alves reabre com nova concepção expográfica.
Este ano o município de Cabaceiras do Paraguaçu tem motivo em dobro para comemorar o 14 de março. A data, além de marcar os 164 anos de nascimento do poeta Castro Alves, também festeja os 40 anos de inauguração do museu biográfico Parque Histórico Castro Alves (PHCA). Situado na Fazenda Cabaceiras, antiga moradia do poeta, o local esteve fechado durante o mês de fevereiro para reformas. O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), através da Diretoria de Museus (DIMUS) promoveu uma reforma na estrutura física do museu, além de restauro e higienização de parte do acervo composto por mais de 380 objetos que pertenceram ao poeta e seus familiares.
Agora, o museu reabre com uma nova concepção expográfica assinada pelo arquiteto André Vainer. Com a requalificação do Parque Histórico, o público terá um local totalmente revitalizado e adequado para conhecer, pesquisar e mergulhar no universo do porta-voz literário da Abolição da Escravidão no Brasil. Segundo Daniel Rangel, diretor da DIMUS, o museu continua a preservar a memória de Castro Alves, mas passa a dar mais destaque a obra literária do poeta dos escravos. “O Parque Histórico comemora os 40 anos de criação com uma nova exposição que conecta o poeta e seu tempo com a contemporaneidade. Manuscritos, livros, indumentárias e adornos pessoais estão agora reunidos com vozes e imagens que revelam o legado poético deixado por Castro Alves”, conta Rangel.
Nas quatro salas que compõem o museu o público poderá imergir de forma lúdica na vida e obra do poeta baiano. Uma das salas abriga objetos pessoais como fotografias, cartões-postais, manuscritos, livros e indumentárias. Em outro ambiente, redes e almofadões são um convite a relaxar e ouvir poesias. Uma sala com telão está reservada para a exibição de vídeo-animações de 15 min produzidos a partir de poemas do mestre do romantismo brasileiro. No local o visitante também terá acesso a computadores e links específicos para pesquisar sobre poesia e a vida de Castro Alves. Em um quarto espaço, cartazes, folders e livretos estarão disponíveis com dados e curiosidades sobre o poeta.
Para a museóloga Alba Boente, coordenadora do Parque Histórico Castro Alves, esse novo momento do museu é muito especial. “Vamos dar seguimento e visibilidade ao trabalho de excelência que realizamos aqui. Tenho certeza que o Parque vai continuar atraindo e encantando seus visitantes, agora com uma ambientação ainda mais adequada”. Informações do DIMUS / A Voz Jovem.