Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ)
Em entrevista concedida ao radialista Léo Valente da Rádio Andaiá FM, o então secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, confirmou a transferência da Unidadade para Tratamento de Queimados de Cruz das Almas para o Hosptial Regional de Santo Antônio de Jesus. O secretário fez questão de frisar que não existiria qualquer aspecto ligado a rivalidade regional no ato de transferência. Para ele, o fato se deu graças a melhor aparato técnico do HRSAJ em comparação à entidade cruzalmense que sediava a unidade, ítem que favorece decisivamente no trabalho de salvar vidas em situações de emergência.

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) Cruz das Almas foi notícia no Brasil, quando realizou na Bahia, no dia 27 de Setembro de 2009 a segunda cirurgia reparadora com implante de pele artificial em paciente com queimaduras graves.

Na época o beneficiado com o tratamento foi Vinícius Souza, um adolescente de 13 anos, residente no município de Camaçari, que teve parte do pescoço e do tórax queimados pela combustão de álcool líquido na casa de um vizinho. Como seqüela do acidente, o menino tinha séria limitação dos movimentos do pescoço e significativa alteração postural na região afetada. Informações do A voz Jovem.