Mesmo 16 anos após o acidente fatal na curva Tamburello, em Ímola, no dia 1º de maio de 1994, Ayrton Senna ainda é uma referência não só para os brasileiros, mas para pessoas do mundo inteiro. Além de ser lembrado pelas façanhas na pista e por sua personalidade, o tricampeão mundial de F-1 também é um fenômeno mercadológico.
De acordo com uma pesquisa do Núcleo de Estudos de Negócios do Esporte da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a marca Ayrton Senna – que inclui também o personagem Senninha – fatura anualmente cerca de R$ 200 milhões com a venda dos mais diversos produtos, desde alimentos até réplicas dos capacetes usados pelo piloto durante sua carreira.
Segundo o Instituto Ayrton Senna, que detém os direitos da marca, o dinheiro arrecadado com os produtos do ídolo é completamente revertido para os projetos sociais da entidade idealizada pelo próprio piloto, e que hoje é comandada por sua irmã, Viviane Senna.
“100% dos royalties obtidos com os produtos da marca são revertidos para os programas de educação do Instituto. Essa renda é muito importante para nós. É uma das principais da entidade. Temos as parcerias com empresas, mas o licenciamento é bem importante”, disse o gerente de Desenvolvimento e Negócios do Instituto Ayrton Senna, Mauro Ratto, ao UOL Esporte.
Os produtos são comercializados principalmente pela internet, através da Senna Store. Somadas as licenças da marca Ayrton Senna e Senninha, que é mais voltado para a linha infantil, são mais de 600 itens disponíveis para o público, incluindo material escolar, alimentos, chaveiros, bonés, camisetas, réplicas de capacetes, miniaturas de carros, estátuas, etc.
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